7 maneiras de disciplinar crianças sem bater

Muitos adultos batem porque eles não sabem mais o que fazer. Aqui estão 7 maneiras que os pais podem disciplinar os filhos sem punição física.

Flint Stephens

Em 2014, a prisão da estrela do NFL – Liga de football americano, Adrian Peterson, sob a acusação de abuso infantil, renovou o debate sobre bater em crianças. Peterson foi acusado de mais do que apenas bater no bumbum de uma criança por mau comportamento; no entanto, o incidente demonstrou que a punição corporal de crianças ainda provoca fortes emoções na sociedade.

Criar filhos é alegre e difícil ao mesmo tempo. Grandes emoções misturadas com situações desafiadoras geram frustração. Sem saber como responder de forma eficaz, os pais às vezes reagem com raiva e batem nos filhos, ou pior.

Nicholeen Peck, um mentor de parentalidade e autor de “Parenting A House United”, disse, “Quando um pai bate em um filho por raiva e emoção o pai não praticou justiça, ele foi apenas emocional. Essas palmadas emocionais muito comuns são sinais da fraqueza de um pai e desconexão com princípios de disciplina.”

A maioria dos adultos nunca recebe treinamento formal sobre como ser pais. Quando os filhos se comportam mal, eles frequentemente batem simplesmente porque não sabem mais o que fazer. Aqui estão sete maneiras que os pais podem disciplinar os filhos sem punição corporal:

1. Oferecer recompensas

Para os pais que querem uma abordagem positiva, é importante entender a diferença entre recompensas e subornos. Subornos não são eficazes e tendem a reforçar o mau comportamento. Recompensas são obtidas através de um bom comportamento predeterminado e deve ser decidia com antecedência. Elas não podem ser determinadas no calor da raiva.

Advertisement

2. Reter privilégios

Este método é eficaz porque pode ser adequado para a idade da criança e a gravidade do mau comportamento. Uma criança pequena que não recolhe seus brinquedos pode perder a oportunidade de brincar com eles por um dia. Uma criança mais velha que não voltar para casa no horário combinado pode perder seu celular por um número apropriado de dias.

3. Tempo para refletir

A especialista em crianças Amy Morin escreveu que o “tempo para refletir” é um método de disciplina eficaz para crianças de 3 a 12 anos. “Estabeleça uma área para o tempo para refletir que seja livre de distrações e possa fornecer ao seu filho uma oportunidade para se acalmar. Para as crianças pequenas, que não têm normalmente a capacidade de ficar sentado por um tempo prolongado, um quarto ou sala pode ser a melhor opção. Para crianças mais velhas, uma cadeira ou os degraus da escada podem ser utilizados.”

4. Atribuir uma tarefa desagradável adicional

Estas tarefas podem variar desde esfregar uma lata de lixo ou limpar as rodas de um veículo até limpar a caixa de areia do gato. As crianças devem ter tarefas diárias regulares e uma consequência atribuída se elas não as fizerem. Esta deve ser algo extra.

5. Ter uma conversa

Para algumas crianças, uma conversa na qual um dos pais manifesta a sua decepção com seu comportamento é pior do que uma surra. Às vezes, o mau comportamento resulta em sua própria punição. Por exemplo, um pai diz repetidamente a uma criança para não deixar um brinquedo ou bicicleta na garagem. Eventualmente ele é atropelado. A punição é a perda do brinquedo. Tudo o que o pai precisa fazer é explicar a relação entre ações e consequências.

6. Castigo

Este é velho, mas é eficaz. Os pais têm colocado seus filhos de castigo há quase tanto tempo quanto eles têm dado palmadas. Para muitas crianças, ter que perder tempo com os amigos é muito mais doloroso e memorável do que levar umas palmadas.

Advertisement

7. Exigir restituição

É importante que as crianças entendam que o mau comportamento muitas vezes tem um custo. Se uma criança joga bola dentro de casa depois de terem falado para ela não fazer isso e ela quebrar um abajur, fazer com que ela pague a totalidade ou uma parte do custo por um novo é razoável. É uma lição que vale a pena, mesmo que exija que o pai providencie um trabalho que a criança possa fazer para ganhar dinheiro.

Para a disciplina ser eficiente, é importante estabelecer regras e as punições de antemão. Os pais devem lidar com infrações com calma e consistência, mesmo quando estão com raiva, frustrados e querem apenas revoltar-se com a emoção.

Disciplinar crianças é difícil. Chip Ingram de Focusonthefamily.com escreveu: “Você é a única pessoa no mundo com a responsabilidade primária de dar ao seu filho o que ele precisa, não o que ele quer. Às vezes, isso significa que você precisa estabelecer a lei. Depois disso, você pode ter que ir se trancar em seu quarto e, com lágrimas nos olhos, contar ao seu cônjuge como você se sente mal por ser tão duro com seus filhos.”

Apesar de ser um desafio fornecer disciplina eficaz e coerente, as recompensas valem a pena quando as crianças crescem e se tornam bem comportadas, responsáveis e educadas.

_Traduzido e adptado por Sarah Pierina do original 7 ways to discipline children without spanking.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Flint Stephens

Flint Stephens has a master's degree in communication. He is an author and writes a parenting blog.