3 dicas para manter as crianças seguras durante as férias

Mais um mês e as férias estarão aí. Como pais comecem a planejar as férias da família para que todos tenham segurança e boas lembranças.

1,332 views   |   9 shares
  • Logo chegam as férias de julho. No Brasil com o inverno brando na maior parte das regiões, o sol está presente em todas as estações do ano e as atividades na água também. Se seu roteiro é uma praia, Disneylândia ou apenas visitar amigos estão, sem dúvida, ansiosos para passarem o tempo juntos como uma família. Embora essas saídas sejam destinadas a serem relaxantes e divertidas, há várias coisas para manter em mente que ajudarão a garantir que todos estejam seguros e felizes. Antes de embarcar em sua próxima aventura com a família, reserve alguns momentos para rever essas questões comuns de segurança:

  • Segurança em meio à multidão

  • Se você sai de férias durante períodos de alta temporada, certamente ficarão em algum momento no meio da multidão. De aeroportos a parques temáticos há multidões em todos os lugares e isso facilita a perda de crianças e... Rapidamente! Estabeleça regras caso se percam. Para as crianças mais velhas indique um local que caso venham a se perder devam ir para lá, de preferência um lugar central e fácil de encontrar.

  • As crianças menores devem ser orientadas sobre como pedir ajuda caso se percam. Ensine-os a permanecer na área onde perceberam estar sós e a identificarem alguém que possa ajudar. Devem ser pessoas uniformizadas (agentes de segurança, empregados da companhia) ou mães com crianças. Para garantir um retorno rápido, a criança deve ter o número de telefone da pessoa que a acompanha memorizado ou em um papel no seu bolso. Não deixe que seus filhos usem roupas ou acessórios que mostrem seu nome, pois pode ser um convite a pessoas mal intencionadas para iniciarem uma conversa com familiaridade.

  • Segurança na água

  • De acordo com o Inmetro, o afogamento é uma das maiores causas de morte entre crianças no Brasil, sendo ultrapassado apenas pelas mortes causadas no trânsito. As crianças mais jovens são mais propensas a se afogarem em piscinas, enquanto as crianças mais velhas em lagos e oceanos. Afogamentos acontecem rápida e silenciosamente. Cada criança deve ser supervisionada constantemente por um adulto enquanto estiver na água e perto da água. Muitas vezes, as crianças são vítimas de acidentes por que um dos pais acreditava que o outro estava olhando. Crianças menores de cinco anos de idade devem estar sempre ao alcance da visão e das mãos. E lembre-se de que as crianças mais velhas, mesmo nadadoras experientes, podem entrar em apuros rapidamente devido às marés altas. Oriente-as sobre como lidar com as marés, a ficarem calmas e nadarem paralelamente à praia até que estejam fora do fluxo da correnteza. Por fim, nunca pense que seu filho está seguro porque um salva-vidas está presente. Salva-vidas têm muitas pessoas para ajudar e distrações estão em toda parte.

  • Advertisement
  • Segurança na exposição ao sol

  • Queimaduras solares podem colocar fim aos seus planos de passar tempo ao ar livre e em casos mais graves necessitam de assistência médica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, apenas uma única exposição solar com queimaduras durante a infância mais do que duplica as chances de desenvolver melanoma (câncer de pele) na vida adulta. Evite estes problemas através de aplicações diligentes (de 2 em 2 horas e após mergulhos) de protetores solares antes e durante o período de exposição ao sol. O fator solar mínimo é 15 (FPS 15) e o protetor deve ser aplicado pela primeira vez pelo menos 20 minutos antes de entrar na água. É o tempo para penetrar na pele e secar antes da pele molhar-se. Bebês e crianças, em particular, têm a pele mais fina que queima rapidamente. Considere o uso de proteção adicional, como chapéus de abas largas, roupas de banho anti UV e guarda-sóis. Além de evitar os horários de maior incidência solar - das 10 da manhã às 4 da tarde.

  • Os bebês menores de seis meses devem evitar o sol, pois sua pele é muito sensível também para o protetor solar. Lembre-se que a exposição ao sol pode levar à desidratação. Certifique-se de ter água sempre disponível ou levem garrafas com vocês. As crianças que estão se divertindo não estão muito propensas a fazerem pausas para beber água, você terá de lembrá-los. Mas a água não é a única maneira de manter-se hidratado. Dê-lhes frutas com alto teor de água, como melancia, melão e água de côco que hidrata e repõe o potássio - evitando cãimbras.

  • Com um pouco de planejamento você pode evitar esses percalços comuns às férias. Realize uma reunião de família antes de sair de férias para discutir questões de segurança. As crianças devem saber o que esperar quando se lida com multidões, água e sol. Ter um plano irá mantê-los seguros e permitir que toda a sua família possa relaxar e se divertir. Férias devem trazer memórias que durem por toda a vida!

  • _Traduzido e adaptado por Stael Ferreira Pedrosa Metzger do original 3 tips for keeping kids safe while on vacation, de Robin Riggs.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

3 dicas para manter as crianças seguras durante as férias

Mais um mês e as férias estarão aí. Como pais comecem a planejar as férias da família para que todos tenham segurança e boas lembranças.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr