Mentiras brancas que dizemos a nossos cônjuges - mas que não deveríamos

Você já deve ter ouvido a frase "uma mentirinha não faz mal a ninguém..." Será?

49,050 views   |   11 shares
  • Você provavelmente já ouviu sua avó dizer-lhe que "uma pequena mentira nunca fez mal a ninguém." E, na maioria das vezes, ela provavelmente estaria certa. Na verdade, você pode até mesmo ter sido ensinado que uma pequena mentira é boa em alguns contextos. Afinal, você não quer ferir os sentimentos das pessoas. Se alguém pergunta se você gosta da nova camisa que ele comprou, você provavelmente dirá "sim", mesmo se não gostar, porque você não quer ferir os sentimentos alheios.

  • Mesmo que as mentiras brancas possam ser inofensivas, às vezes elas não são tão inofensivas como se poderia pensar - e em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que no casamento. Aqui estão algumas que provavelmente você já disse a seu cônjuge e não deveria.

  • 1. "É claro que você está bem assim"

  • "Querido, eu tenho uma reunião importante e eu só preciso que você me diga como estou..." Mas quando você olha e percebe que a roupa nova que ela comprou parece mais um velho saco de batatas, é difícil para você dizer o que pensa. Afinal, sua amada levou muito tempo para escolher a roupa. Assim, em vez de desapontá-la, você acaba dizendo: "Você está ótima, querida."

  • Por que você não deve dizer esta mentira branca. Sua esposa tem uma ocasião importante. Você quer ajudar a tornar o momento tão memorável quanto possível. Se ela não está bem arrumada, ela não vai conseguir o resultado que deseja. Em vez de ajudá-la a ter um grande momento, ela pode guardar uma lembrança "não tão boa" em seu lugar.

  • 2. "Eu adoro ir para a casa de sua família."

  • Existe uma razão para tantas piadas sobre sogros. Ter problemas com as famílias um do outro é comum. Mas em vez de confessar que você não gosta, às vezes é mais fácil apenas fingir o quanto você gosta de seus sogros. Afinal, você não tem que vê-los com frequência.

  • Por que você não deve dizer esta mentira branca. Seus sogros não vão a lugar algum. Em vez de fingir o quanto você os ama, você deve expressar o que você sente e por quê. Se você continuar fingindo que os ama, você vai ser levado a mais e mais situações com eles as quais você não deseja. Depois de algum tempo, isso acabará por construir ressentimento. Então vá em frente e diga o que e quem você não gosta. Isto lhe dá uma oportunidade de resolver os problemas e evitar situações indesejadas.

  • 3. "Ontem à noite foi demais!"

  • A intimidade é um tema sensível para um monte de gente. Como resultado, pode ser uma das áreas mais difíceis para se receber crítica. Então, ao invés de dizer ao seu parceiro que "a noite passada foi mais ou menos," você tenta não desapontá-lo e diz que foi demais.

  • Advertisement
  • Por que você não deve dizer esta mentira branca. Mesmo que esse possa ser um ponto sensível para se receber críticas, é também uma parte importante de seu relacionamento. Se você é infeliz na cama, isso aparece fora dela. Dizer ao seu parceiro que as coisas estão ótimas só dá ao outro estímulo para continuar fazendo as coisas que você realmente não gosta.

  • Se você não está feliz na sua intimidade, em breve você começará a evitar esses momentos - e quando a cama torna-se um local amargo, seu relacionamento vai tornar-se amargo também.

  • Na maioria das vezes, você não quer prejudicar o seu cônjuge. Assim, uma pequena mentira pode ser melhor do que dizer-lhe algo que é doloroso. Mas, às vezes, a mentira pode ser mais prejudicial do que a verdade. Pense em longo prazo sobre as consequências de mentiras brancas. E lembrem-se, pequenas mentiras não são sempre tão pequenas.

  • _Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzgerdo original White lies we all tell our spouses — but shouldn't.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Aaron Anderson é terapeuta e diretor da clínica "The Marriage and Family Clinic em Denver, CO. Ele é escritor, palestrante e especialista em relacionamentos. Leia mais em seu blog RelationshipRx.net.

Website: http://www.TheMarriageandFamilyClinic.com

Mentiras brancas que dizemos a nossos cônjuges - mas que não deveríamos

Você já deve ter ouvido a frase "uma mentirinha não faz mal a ninguém..." Será?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr