A ciência da gratidão: Perca peso, economize dinheiro e domine o estresse

Expressar gratidão faz você saudável, rico e sábio. Bom demais para ser verdade? Há provas científicas disso - e começar é fácil.

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  • Expressar gratidão faz você saudável, rico e sábio. Gratidão nos ajuda a perder peso, reduz nossa pressão arterial e diminui o estresse. Ela nos ajuda a gastar menos e ganhar mais. Gratidão simplesmente nos ajuda a tomar decisões melhores.

  • Bom demais para ser verdade? De modo algum. E há provas científicas disso.

  • PsychologyToday relata: "Estudos mostram que podemos deliberadamente cultivar a gratidão, e podemos aumentar o nosso bem-estar e felicidade ao fazê-lo. Além disso, pensamentos agradecidos - e especialmente expressado aos outros - são associados ao aumento dos níveis de energia, otimismo e simpatia."

  • Sentir gratidão aumenta o poder aquisitivo

  • A base para sentir gratidão é reconhecer as coisas boas em nossas vidas. Pessoas gratas são mais propensas a atrair clientes e pessoas. Em um artigo na Forbes sobre liderança, o autor David Hosager diz: "Quais são as qualidades que atraem você a outra pessoa? Quando eu faço essa pergunta durante apresentações, eu muitas vezes ouço palavras como carisma, bondade, ou aparência física. O público geralmente fica surpreso quando eu lhes digo que o traço mais magnético não é carisma e nem mesmo um sorriso, mas a gratidão." Pessoas magnéticas atraem coisas boas - incluindo salários maiores.

  • Ser grato diminui a necessidade de gastar dinheiro em "mais coisas" - especialmente em coisas que você não precisa

  • Uma definição de gratidão é ser grato pelo que você tem - e quando você sente que tem o suficiente, você realmente precisa de mais? Algumas pessoas compram para compensar sua insatisfação com a vida. Compras emocionais estão disfarçadas sob o pseudônimo de "terapia de compras". Independentemente de como você o chame, é um hábito caro. Se você está procurando uma "solução" para fazer você se sentir melhor, tente fazer uma lista de 10 coisas pelas quais você é grato ao invés de ir ao shopping.

  • Ser grato aumenta a energia e motivação para se exercitar

  • Dois dos maiores obstáculos no caminho para a perda de peso são falta de exercício e comer por estar triste/bravo/ansioso. As pessoas que expressam gratidão, mesmo que apenas mentalmente ou através de registros em um diário, têm mais energia e são mais motivadas a fazer escolhas alimentares saudáveis. Muitas vezes, a perda de peso depende mais do que acontece entre suas orelhas do que entre seus lábios.

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  • Ser grato estimula o otimismo para ajudar a definir e atingir metas

  • Pessoas gratas veem as possibilidades em situações em vez dos contratempos. As pessoas que conseguem ver um caminho à frente são mais propensas a colocar os pés nesse caminho. Antes de fazer sua lista de afazeres, dedique alguns minutos para fazer uma lista de "tarefas feitas" - e veja seu humor melhorar.

  • Expressar gratidão melhora a relação com os outros

  • Empatia e gratidão estão interligadas, e empatia é a base para uma maior compreensão. Compreender o ponto de vista de outra pessoa - mesmo se você não concordar com ele ou ela - constrói relacionamentos. Reconhecer as contribuições de outras pessoas para o nosso bem-estar recompensa a eles e a nós. Mande uma mensagem de agradecimento ou poste uma afirmação através da mídia social. Escreva uma nota de agradecimento e mande por correio (este pequeno gesto tornou-se raro o suficiente para realmente se destacar).

  • Sentir gratidão aumenta a fé

  • A fé nos dá a motivação para continuar tentando - para caminhar em direção ao desconhecido com calma, em vez de apreensão. Pessoas que sentem gratidão reconhecem que existem forças fora de si em jogo e que essas forças - seja Deus, família, amigos ou outras influências - têm sido boas para elas no passado. Reconhecer que coisas boas que têm acontecido no passado nos dá fé que as coisas vão ficar bem no futuro.

  • Expressar gratidão nos torna mais saudáveis e diminui o estresse

  • De acordo com a WebMD, 75-90% de todas as visitas ao médico são por doenças relacionadas ao estresse e reclamações. Expressar gratidão facilita uma reflexão calma. Quer seja feita através da meditação, caminhada, corrida, assistindo o pôr do sol ou sentindo o vento em seu rosto, gratidão vai diminuir o estresse na sua vida e aumentar os sentimentos de esperança.

  • Os benefícios da gratidão não terminam aqui. Na verdade, esta é apenas uma amostra de como ser grato irá melhorar sua vida. Tente algumas dessas técnicas, e você vai descobrir que você tem ainda mais para ser grato.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original The science of gratitude: lose weight, save money and conquer stress.

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Shelly Norman has worked as a journalist for 25 years, both on the editing and writing side. She has her bachelor's in Communication.

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