A ciência da gratidão: Perca peso, economize dinheiro e domine o estresse

Expressar gratidão faz você saudável, rico e sábio. Bom demais para ser verdade? Há provas científicas disso - e começar é fácil.

Shelly Norman

Expressar gratidão faz você saudável, rico e sábio. Gratidão nos ajuda a perder peso, reduz nossa pressão arterial e diminui o estresse. Ela nos ajuda a gastar menos e ganhar mais. Gratidão simplesmente nos ajuda a tomar decisões melhores.

Bom demais para ser verdade? De modo algum. E há provas científicas disso.

PsychologyToday relata: “Estudos mostram que podemos deliberadamente cultivar a gratidão, e podemos aumentar o nosso bem-estar e felicidade ao fazê-lo. Além disso, pensamentos agradecidos – e especialmente expressado aos outros – são associados ao aumento dos níveis de energia, otimismo e simpatia.”

Sentir gratidão aumenta o poder aquisitivo

A base para sentir gratidão é reconhecer as coisas boas em nossas vidas. Pessoas gratas são mais propensas a atrair clientes e pessoas. Em um artigo na Forbes sobre liderança, o autor David Hosager diz: “Quais são as qualidades que atraem você a outra pessoa? Quando eu faço essa pergunta durante apresentações, eu muitas vezes ouço palavras como carisma, bondade, ou aparência física. O público geralmente fica surpreso quando eu lhes digo que o traço mais magnético não é carisma e nem mesmo um sorriso, mas a gratidão.” Pessoas magnéticas atraem coisas boas – incluindo salários maiores.

Ser grato diminui a necessidade de gastar dinheiro em “mais coisas” – especialmente em coisas que você não precisa

Uma definição de gratidão é ser grato pelo que você tem – e quando você sente que tem o suficiente, você realmente precisa de mais? Algumas pessoas compram para compensar sua insatisfação com a vida. Compras emocionais estão disfarçadas sob o pseudônimo de “terapia de compras”. Independentemente de como você o chame, é um hábito caro. Se você está procurando uma “solução” para fazer você se sentir melhor, tente fazer uma lista de 10 coisas pelas quais você é grato ao invés de ir ao shopping.

Advertisement

Ser grato aumenta a energia e motivação para se exercitar

Dois dos maiores obstáculos no caminho para a perda de peso são falta de exercício e comer por estar triste/bravo/ansioso. As pessoas que expressam gratidão, mesmo que apenas mentalmente ou através de registros em um diário, têm mais energia e são mais motivadas a fazer escolhas alimentares saudáveis. Muitas vezes, a perda de peso depende mais do que acontece entre suas orelhas do que entre seus lábios.

Ser grato estimula o otimismo para ajudar a definir e atingir metas

Pessoas gratas veem as possibilidades em situações em vez dos contratempos. As pessoas que conseguem ver um caminho à frente são mais propensas a colocar os pés nesse caminho. Antes de fazer sua lista de afazeres, dedique alguns minutos para fazer uma lista de “tarefas feitas” – e veja seu humor melhorar.

Expressar gratidão melhora a relação com os outros

Empatia e gratidão estão interligadas, e empatia é a base para uma maior compreensão. Compreender o ponto de vista de outra pessoa – mesmo se você não concordar com ele ou ela – constrói relacionamentos. Reconhecer as contribuições de outras pessoas para o nosso bem-estar recompensa a eles e a nós. Mande uma mensagem de agradecimento ou poste uma afirmação através da mídia social. Escreva uma nota de agradecimento e mande por correio (este pequeno gesto tornou-se raro o suficiente para realmente se destacar).

Sentir gratidão aumenta a fé

A fé nos dá a motivação para continuar tentando – para caminhar em direção ao desconhecido com calma, em vez de apreensão. Pessoas que sentem gratidão reconhecem que existem forças fora de si em jogo e que essas forças – seja Deus, família, amigos ou outras influências – têm sido boas para elas no passado. Reconhecer que coisas boas que têm acontecido no passado nos dá fé que as coisas vão ficar bem no futuro.

Expressar gratidão nos torna mais saudáveis e diminui o estresse

De acordo com a WebMD, 75-90% de todas as visitas ao médico são por doenças relacionadas ao estresse e reclamações. Expressar gratidão facilita uma reflexão calma. Quer seja feita através da meditação, caminhada, corrida, assistindo o pôr do sol ou sentindo o vento em seu rosto, gratidão vai diminuir o estresse na sua vida e aumentar os sentimentos de esperança.

Advertisement

Os benefícios da gratidão não terminam aqui. Na verdade, esta é apenas uma amostra de como ser grato irá melhorar sua vida. Tente algumas dessas técnicas, e você vai descobrir que você tem ainda mais para ser grato.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original The science of gratitude: lose weight, save money and conquer stress.

Toma un momento para compartir ...

Shelly Norman

Shelly Norman has worked as a journalist for 25 years, both on the editing and writing side. She has her bachelor's in Communication.