Mulher: Você edifica a sua casa ou a derruba?

A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com suas mãos. Provérbios 14:1

37,016 views   |   39 shares
  • Este artigo foi originalmente publicado no blog "365(ish) days of Pinterest" e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

  • Na quarta-feira à noite, tivemos uma reunião especial com o tema "Edificação de sua casa". O Pastor Ernie Merritt falou aos homens e rapazes e sua esposa, Melissa, falou às mulheres. O foco da reunião foi sobre as formas práticas para a construção de um lar piedoso. Seus pontos foram tão bons, de verdade! Mas, infelizmente, eu não me lembro deles, apesar de terem sido aliterados com a letra "C" para fácil memorização. Meu irmão disse que provavelmente era algo como choro, covardia, cacarejos, curiosidade, e crítica. Ele é tão útil. Lembro-me da essência geral da noite, por isso, nas palavras imortais de Inigo Montoya "...deixe-me resumir."

  • Cultivar um relacionamento forte com Cristo

  • Você não pode sequer começar a esperar que seus filhos e sua vida diária se tornem o que deveriam, se você não está cultivando ativamente seu relacionamento com Cristo. Isso começa com a salvação, mas vai além. Você está tirando um tempo para ler sua Bíblia a cada dia? Você permanece em atitude de oração ao longo do dia, em comunhão com Cristo? Você não pode ser o modelo que você precisa ser, se você não tem um bom relacionamento com Ele. E sim, é um relacionamento, e não uma lista de fazer e não fazer que você marca a cada dia.

  • Cuidar de seu marido e filhos

  • "... Na doença e na saúde..." Fizemos esse voto, mas sabemos o que isso significa? Cuidar se define por manter ou tratar algo ou alguém como querido, sentir amor por; cuidar com ternura, nutrir. Eu tenho escrito muitas vezes sobre as formas de valorizar o seu marido especificamente, por isso não vamos entrar nisso hoje. Mas dê um passo atrás e avalie seu comportamento para com o seu marido. Ele diria que você o estima? Tente incorporar atos deliberados de amor para com o seu marido a cada dia. Nós todas dizemos "eu te amo", mas você demonstra?

  • E o que acontece com seus filhos? Você os trata como um fardo ou como inconvenientes? Confie em mim, eu sei que é difícil alguns dias. Eu faço uma contagem regressiva para a hora de irem para a cama, regularmente. Mas estamos criando e nutrindo pessoas! A próxima geração da humanidade! Eles são um presente maravilhoso! Pense nas pessoas sem filhos no mundo esperando pela oportunidade que nós já temos garantida. De qualquer forma, cuidar e alimentar alguém significa dar o que eles precisam, e não apenas o que eles querem. Alimentá-los, colocar um teto sobre suas cabeças, vesti-los e discipliná-los. Sim, disciplina. Porque amá-los é dar-lhes o que eles precisam, e não apenas o que eles querem. E nenhuma criança quer ser disciplinada, mas todas certamente precisam.

  • Advertisement
  • Cuidar de sua casa

  • Se você já leu Provérbios 31, sabe que a senhora citada lá era ocupada! Ela não estava apenas sentada em casa descalça e grávida. Ela era laboriosa, financeiramente mais experiente, ela e a sua casa eram muito bem cuidadas. Cuidar de sua casa não significa apenas mantê-la limpa e arrumada. Significa criar um ambiente acolhedor para a sua família. Significa manter o controle de consultas médicas, organização de trabalhos da escola, fazer compras, cozinhar, limpar... E a lista continua e continua. É difícil "edificar sua casa" se você não cuidar dela!

  • Controlar suas palavras

  • Cuidado, é sobre cair na real aqui, gente! A maneira mais rápida que você pode derrubar a casa que você está tentando edificar é abrindo a sua boca grande! Falar de uma forma negativa sobre o seu marido para outras pessoas, ou ainda pior, na frente de seus filhos nunca vai fazer nenhum bem. Nunca. Atacar com raiva e irritação quando a criança derrama alimento em todo o sofá deixa uma marca que não pode nunca ser tirada. Mais uma vez, eu volto para a mulher de provérbios 31 aqui "... e a lei da beneficência está na sua língua". Que se pode dizer sobre você? Isso me acertou bem entre os olhos naquela noite. Logo antes de ir à igreja, eu estava tão frustrada com as crianças, por várias razões, e eu comecei a despejar isso sobre todos com a minha língua. Meu tom era irritado e minha voz alta. E eu odeio a maneira como estavam os rostos dos meus filhos enquanto eu gritava com eles. Será que eu realmente esperava que meu filho de quase dois anos de idade, recolhesse um quebra-cabeça todo espalhado pelo chão sem supervisão? Deixando-o recolher sozinho e em seguida, ficar com raiva quando ele jogou tudo no chão novamente era tolo de minha parte. Ele tem dois anos. Isso é o que crianças de dois anos fazem. Se eu espero obediência, eu preciso treiná-lo. Em vez disso, eu gritei com ele e, em seguida, enviei seu pai para lidar com a bagunça. Oops. Controle o seu discurso, Nicole. OK! Lição aprendida.

  • Espero que isso tenha sido tão útil para você como foi para mim. Não há nada de novo sendo dito aqui, mas isso só ajuda a nos lembrar de não dar as costas ao nosso casamento e à criação de nossos filhos. É preciso trabalhar para construir uma casa. E é tão fácil derrubá-la novamente! Uma última coisa, no final da noite, Melissa disse algo quase como um aparte, mas foi tão bom: a igreja é tão forte quanto suas famílias. Uau. É verdade - a igreja é composta de famílias. E, se a família é fraca, assim é a igreja. Eu quero que a nossa família contribua para o fortalecimento do todo, não agindo como um membro fraco, arrastando todos ao nosso redor para baixo! E você? Está edificando sua casa, ou derrubando-a?

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Nicole é esposa, mãe de 3 garotos, cristã, professora de piano. Possui um filho autista e ensina seus filhos em casa através de homeschooling.

Mulher: Você edifica a sua casa ou a derruba?

A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com suas mãos. Provérbios 14:1
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr