Aprenda como a linguagem do amor pode salvar um casamento

O amor tem linguagem própria, cativa o coração e harmoniza a relação dos cônjuges, transformando o casamento.

Suely Buriasco

Sentir-se amado é uma grande necessidade do ser humano, pois o amor alimenta bons sentimentos e traz satisfação à alma. Um dos sérios problemas do casamento é que, comumente, com o passar do tempo, os cônjuges param de expressar seus sentimentos, acomodando-se em rotinas pelas quais deixam de prestar atenção nas necessidades do outro. Não se sentindo amado, o cônjuge se afasta cada vez mais, torna-se amargurado, ressentido e isso é um veneno para a relação.

O amor é para ser vivido

As consequências da acomodação no casamento são altamente destruidoras e o pior é que muitas vezes a pessoa só percebe quando a situação se complica muito ou quando o cônjuge desiste do relacionamento. Então a casa cai, o chão se abre e a pessoa entra em desespero procurando formas de reconquistar a pessoa amada. Por isso é preciso que os cônjuges se conscientizem de que o casamento, por si só, não sela o amor. Esse sentimento precisa ser vivido com muita atenção, cuidado e dedicação para manter o outro satisfeito e feliz.

O amor precisa ser manifestado

Nossos sentimentos não são óbvios, por mais que para você seja claro o quanto ama o seu cônjuge, acredite, para ele nem sempre é assim. Amor precisa ser demonstrado, transparecido e exaltado. Algumas pessoas são mais carentes que outras, mas o fato é que todas gostam de receber carinho e manifestações afetuosas. Assim é importante falar e demonstrar sentimentos em gestos simples de forma contínua, fazendo com que a troca afetiva seja uma constante na vida do casal.

O amor requer conhecimento

Para saber como fazer com que seu cônjuge se sinta amado é preciso conhecê-lo e isso exige empenho, observação e muito diálogo. Cada pessoa tem preferências próprias que precisam ser analisadas para que nossas ações tenham o resultado esperado. O que para uns é bom, para outros pode ser um exagero ou insuficiência; expressar o amor sem levar em conta a forma como o outro entende essa demonstração, comumente, gera doloroso equívoco. Por isso é essencial buscar conhecer as preferências do cônjuge e qual a melhor maneira de agradá-lo, fazendo com que ele perceba o quanto é amado.

O amor exige dedicação

Bons relacionamentos não são baseados na sorte, mas na dedicação de ambos os cônjuges. Acho interessante quando ouço dizer: “fulano(a) teve muita sorte; casou muito bem”. Que afirmação mais inexata! O pior é quando associam o “casar bem” com o cônjuge ter boa condição financeira. Casa bem quem encontra companheirismo e amor, quem entende que para isso precisa desenvolver um relacionamento maduro e se dedica a isso. Por que, com o tempo, a paixão se transforma e o empenho de manter o vigor da relação é que será fundamental.

Advertisement

A linguagem do amor

Compreender a importância de manifestar o amor através de gestos simples e atitudes no dia a dia do casal é garantia de desenvolver uma linguagem que seja entendida e aperfeiçoada com o passar do tempo. Colocar o amor em evidência diante das dificuldades, dos conflitos e de quaisquer problemas no casamento é garantir a harmonia e a afetividade no relacionamento a dois. A vida se torna muito mais fácil e, especialmente feliz, quando a linguagem do amor se sobrepõe a tudo e se mantêm forte e decidida.

Enquanto o amor pulsar nunca será tarde para aprender a manifestá-lo, transformando o casamento e fortalecendo os laços de união.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.