12 dicas para aproveitar o tempo em família

Seguindo algumas dicas é possível equilibrar o tempo entre os afazeres e a família, priorizando o bem-estar e o entrosamento familiar.

Suely Buriasco

Numa sociedade em que a rotina de trabalho tem se estendido, é preciso compreender que a dedicação à família deve ser mais qualitativa. Isso porque a união familiar pode ser tragada pela falta de tempo e o estresse excessivo. Quando os familiares perdem o entrosamento íntimo, o afastamento acontece aos poucos e, muitas vezes, a situação só será perceptível quando já existe uma ruptura familiar.

A falta de atenção com os familiares faz com que as separações aconteçam e os filhos se desviem por caminhos escusos. Muitos cônjuges se surpreendem com um pedido de divórcio ou com os filhos envolvidos com más companhias e vícios. Nada disso acontece de repente, mas acaba passando despercebido.

Para aproveitar melhor o tempo em família, vale algumas dicas:

1- Qualidade de tempo

Otimize as horas de seu dia designando o período para passar com os familiares. Lembre-se que não é a quantidade que manterá a união familiar e sim a qualidade de tempo.

2- Equilíbrio

Promova equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Procure não se desgastar tanto, com calma todos os afazeres rendem mais.

Advertisement

3- Prioridade

Dê preferência por participar da vida familiar. Assim, quando você estiver com a família dê a ela toda a sua atenção.

4- Tempo para tudo

O trabalho, o computador, o celular, o jornal ou qualquer outra atividade podem ser realizados em um tempo certo, mas não condizem com os momentos em família.

5- Diálogo

Converse verdadeiramente com todos que ama. Desenvolva com eles diálogos francos e sinceros. Ouça seus familiares e dê valor à opinião deles.

6- Seja compreensivo

Não existe bom relacionamento sem compreensão do outro, então procure ser mais tolerante e, mesmo sem concordar, respeite a maneira do outro ser e agir.

7- Sem pressa

Nos momentos designados à família, fuja da pressa e aproveite a oportunidade. Se você não pode estar com eles em todos os jantares, por exemplo, convide-os para um jantar tranquilo pelo menos uma vez na semana.

Advertisement

8- Divirta-se em família

Brinque com seus filhos com disposição e alegria. Você vai conhecê-los muito mais, além de desfrutar de momentos de pura satisfação. Promova passeios familiares e momentos de descontração.

9- Divirta-se com seu cônjuge

Escolha momentos a ser vividos a dois. Passeie com seu cônjuge o máximo que puder e com muita animação.

10- Cultive o bom humor

Procure afastar os problemas do cotidiano e tenha sempre um sorriso a oferecer aos familiares. Nunca se esqueça de dizer o quanto eles são importantes para você.

11- Demonstre admiração

Claro que você admira seus familiares, mas precisa dizer e demonstrar isso a eles. Tudo bem que às vezes será preciso fazer alguma crítica, mas dê ênfase ao que eles têm de bom e elogie.

12- Valorize quem você ama

Não corra o risco de descobrir tardiamente o quanto seus familiares são importantes para você. Dê valor agora: ame, sorria, elogie, viva e seja feliz com sua família hoje.

Advertisement

Seguir essas dicas é garantia de fazer toda a diferença. Conquistar um ótimo relacionamento familiar e construir felicidade genuína. Afinal, como escreveu Leon Tolstoi: “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.