Querido filho: O que você precisa saber sobre suicídio

O suicídio é um tema difícil para muitos pais. A carta deste pai vai ajudar você a saber como falar com seu filho sobre o assunto.

7,561 views   |   2 shares
  • Querido filho,

  • De todas as conversas difíceis que tive com você sobre pressão dos colegas, sexo, drogas, etc., há uma que é quase mais difícil que todas elas para eu falar. Mas é tão importante que vou falar sobre isso de qualquer forma, só por precaução.

  • Eu tenho certeza que você já viu no noticiário sobre adolescentes que cometeram suicídio. Muitos deles eram vítimas de bullying ou tinham problemas em casa. Mas eu quero contar o porquê desses jovens fazerem isso e falar com você sobre momentos em que possa se sentir tão sem esperança quanto eles. Eu sei que soa brega, mas pode salvar sua vida.

  • Tenho certeza que você já descobriu que a vida não é um mar de rosas. A vida é difícil. E às vezes ela pode parecer esmagadora - até mesmo sem esperança. Haverá momentos em que você não vai entrar na faculdade que você quer ou todos os seus amigos, de repente, não vão mais querer ser seus amigos. Você pode até se encontrar com muitos problemas e não conseguir pensar em nenhuma forma de se livrar deles.

  • Apesar de a vida às vezes parecer sem esperança e terrível, eu quero que você saiba que, enquanto o suicídio possa parecer uma opção, há muitas outras maneiras de sair de qualquer situação ruim em que você esteja. Na verdade, existem muitas outras opções disponíveis - não importa pelo o que você esteja passando - que podem ajudá-lo a sair de qualquer buraco em que se encontre. E não importa o quão fundo esse buraco seja, você vai estar fora dele em breve e terá dias mais felizes.

  • Como eu sei disso? Eu sei porque você tem capacidades infinitas. Você é inteligente, engraçado e tem um grande apreço por coisas que muitas poucas pessoas têm. Você vê a vida de um ponto de vista que poucas pessoas veem. Por causa de todas essas coisas, você tem uma capacidade única de ser criativo e pensar fora do paradigma. Você é capaz de chegar a soluções que as outras pessoas não conseguem - soluções que os outros nem sequer veem.

  • Não importa o que aconteça, lembre-se que eu o amo. Eu iria morrer de saudades se eu não pudesse ver você no dia de Ação de Graças, Natal ou qualquer outro feriado. Estou ansioso para celebrar sua formatura, seu casamento e outros grandes eventos com você. Eu sentiria falta até de apenas conversar com você. Eu nunca iria parar de pensar em você e seu aniversário seria um dia difícil para mim a cada ano.

  • Mais importante, apesar de a vida ser difícil, eu quero que você saiba que ela também pode ser bela. Você só tem que dar um passeio pelo parque para ver isso. Ver crianças rindo, casais apaixonados, velhos jogando, e todo tipo de natureza ao seu redor. Você verá carros e táxis cheios de pessoas tentando chegar a algum lugar para alguém a quem amam.

  • Advertisement
  • Mesmo que haja momentos em que você sente que a vida é difícil, por favor, venha falar comigo e eu vou fazer o que puder para ajudá-lo. Juntos, podemos ajudá-lo a encontrar caminhos que o levem a um lugar mais alegre. Se você realmente sentir que tirar sua própria vida é a única opção, você pode estar em um desafio de saúde mental como depressão, com o qual também podemos ajudar e encontrar ajuda.

  • Não importa o que aconteça, você nunca vai estar sozinho porque você sempre terá a mim.

  • Com todo o meu amor,

  • Papai.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Dear child, What you need to know about suicide.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Aaron Anderson é terapeuta e diretor da clínica "The Marriage and Family Clinic em Denver, CO. Ele é escritor, palestrante e especialista em relacionamentos. Leia mais em seu blog RelationshipRx.net.

Website: http://www.TheMarriageandFamilyClinic.com

Querido filho: O que você precisa saber sobre suicídio

O suicídio é um tema difícil para muitos pais. A carta deste pai vai ajudar você a saber como falar com seu filho sobre o assunto.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr