O “trabalho de casa” que seus filhos deveriam estar fazendo

Não subestime a importância do que é ensinado em casa. Desde relações até comunicação, o trabalho que você faz em casa é importante.

Amy Peterson

Talvez eu esteja ficando velha, mas eu não me lembro de passar muito tempo fazendo lição de casa depois da escola, particularmente quando eu era pequena. Minhas tardes foram gastas assistindo televisão, enquanto comia lanchinhos. Em seguida, eu fazia minhas tarefas, e então eu estava livre para brincar com amigos no bairro. Eu tinha aulas de piano e de dança, mas também muito tempo livre.

Agora que eu tenho quatro filhos em fases diferentes na escola, estou percebendo quanto tempo as lições de casa gastam da nossa rotina familiar. Lição de casa não é de todo ruim, e eu não sou completamente contra lição de casa, mas eu me sinto defensiva do tempo dos meus filhos em casa. Eu sei que não sou a única mãe que se sente assim.

Uma amiga minha recentemente lamentou que seus filhos não têm tempo para concluir suas tarefas domésticas por causa de todas as suas tarefas da escola, enquanto uma outra amiga ponderou como lidar com um professor que havia postado uma tarefa às 5 da tarde – que tinha que ser entregue no dia seguinte. Eu não tenho respostas fáceis para estes problemas, mas aqui estão algumas das “tarefas de casa” que seus filhos devem ter tempo para fazer em casa.

1. Responsabilidades regulares

As crianças precisam contribuir em casa de maneira positiva. Ter responsabilidades regulares ajuda as crianças a se sentirem confiantes e valorizadas. Nós temos uma tabela que designa as crianças a ajudar a cozinhar, arrumar a mesa e lavar a louça. Como resultado, minha filha de 4 anos de idade é muito competente na cozinha (com supervisão direta, é claro). Se as tarefas domésticas forem feitas regularmente, elas não demoram muito. Fazer com que seus filhos completem pelo menos uma dessas tarefas por dia vai ajudá-los a perceber o que é preciso para manter a casa limpa e funcionando de forma eficiente. A maioria das pequenas tarefas leva 15 minutos ou menos, e tarefas maiores podem ser feitas aos sábados ou quando estiverem sem aulas.

2. Desenvolver relacionamentos

Eu estou certa de que meus filhos muitas vezes são mais agradáveis com seus amigos do que uns com os outros. O lar é o melhor lugar para formar e manter relacionamentos. Seja um exemplo de bom comportamento em relacionamentos ao ser lento para criticar e rápido para perdoar. Seus filhos vão aprender sobre relacionamentos conjugais e sobre como tratar os outros observando você e seu cônjuge. Ensine respeito e demonstre amor, e espere de seus filhos um bom tratamento entre eles, embora muitas vezes eles irão cometer erros. Eles também podem praticar as habilidades de relacionamentos com membros da família e convidados que vêm a sua casa.

Advertisement

3. Comunicação

As crianças aprendem a se comunicar principalmente com exemplos de seus pais, que têm contato visual e falam com elas a partir do momento em que nascem. Ensinar as crianças a se comunicar de forma eficaz e adequada levará anos – e muita paciência. Eu tento modelar uma boa comunicação quando meus filhos falam de maneira grosseira sem brigar com eles. Por exemplo, se um filho diz “Esse brinquedo é meu! Me dá isso agora!”, eu poderia dizer: “Por favor, tente desta forma: Esse é o meu brinquedo e eu gostaria de brincar com ele, por favor.”

Os pais precisam estar dispostos a deixar que as crianças falem sobre suas vidas – até mesmo coisas mundanas. Fred Rogers, defensor das crianças e estrela de televisão, disse algo muito profundo sobre conversar com as crianças e fazê-las se sentirem confortáveis ao conversar com você. Ele disse, “É um verdadeiro presente para as crianças conversar sobre os momentos em que você se sentiu triste ou com ciúmes ou bravo ou orgulhoso. Você está deixando claro para eles que sentimentos são parte do ser humano e que ajuda falar sobre eles.”

4. Brincar

Um velho ditado que eu ouvia quando era mais jovem é: “muito trabalho e pouca diversão faz de Jack um menino maçante.” Alguns podem argumentar que as crianças hoje em dia brincam muito, mas tenho notado que muitas crianças não têm bastante tempo livre para brincar, inclusive as minhas. Tivemos algumas semanas bem quentes fora de época aqui onde eu moro, e eu queria que minha filha de 7 anos brincasse fora de casa o máximo possível antes da estação chuvosa. Alguns dias, sua aula de piano foi apressada e seu dever de casa ficava um pouco atrasado, mas ela conseguiu brincar. Acredito firmemente que brincar é o trabalho da infância, especialmente para crianças mais novas.

As famílias se divertem brincancando juntos em maneiras diferentes. Alguns gostam de esportes organizados ou de assistir a eventos desportivos. Outros gostam de jogos de tabuleiro ou videogames juntos. Muitas famílias gostam de só ficar juntos na mesma sala, jogando conversa fora e tendo guerras de cócegas ou lutinhas. Minha família gosta de bailes, noites de jogos e guerras de pistolas de dardos. Ajude os seus filhos a encontrar tempo para brincar, e certifique-se de que o jogo faça parte de sua vida familiar.

5. Aprender habilidades para a vida

Antes dos pais enviarem seus filhos para o mundo, há muitas coisas que as crianças precisam saber. Fazer orçamentos, cozinhar, limpar, costurar, fazer manutenção do carro e como trabalhar duro são habilidades de vida que são ensinadas em casa. Minha filha mais velha tem apenas quatro anos antes da faculdade, e eu estou percebendo que ela tem muito o que aprender. Comece cedo, envolvendo seus filhos nos cuidados e manutenção de sua casa. Se eles estiverem tão ocupados com atividades externas que eles não têm tempo para ajudar em casa, eles vão perder lições valiosas sobre coisas importantes que terão de fazer como adultos.

Advertisement

A maioria das crianças gosta de se sentir crescidas, então aprender essas habilidades vai ser divertido para elas. Eu sei de muitos mini chefe que cozinham pratos fabulosos para as suas famílias e crianças trabalhadoras que começaram seu próprio negócio. Mesmo que seus filhos não fiquem muito entusiasmados com trabalhos domésticos e orçamentos, com o tempo, eles vão apreciar todas as coisas que você lhes ensinou.

Ter tempo suficiente para ensinar habilidades para a vida no lar, oferecer oportunidades para enriquecer as atividades e completar o dever de casa é um desafio. Ao olhar para a agenda de sua família, não subestime o valor do tempo em casa. “Trabalho de casa” é tão importante quanto o dever de casa, e seu papel como pai/mãe vai determinar muito do sucesso futuro de seu filho.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original The ‘home work’ your kids should be doing.

Toma un momento para compartir ...

Amy Peterson

Amy M. Peterson, a former high school English teacher, currently lives in Oregon with her husband and four children. She spends her days writing, reading, exercising and trying to get her family to eat more vegetables.