10 coisas que você precisa aprender sobre o amor, se quiser sobreviver

O amor é nobre, mas também pode ser "fugaz" - fácil de perder. Se você quer que seu amor sobreviva, aqui estão 10 coisas que você precisa saber.

Aaron Anderson

Com tantos livros e músicas sobre o amor, você poderia pensar que alguém, em algum lugar deve ter uma boa compreensão sobre o assunto.

Mas você não precisa ir muito longe para ver que o amor é misterioso. Apesar de todos os livros e canções, todo mundo ainda tem histórias de dor de cabeça. Todo mundo já sofreu desilusões amorosas, pelo menos, uma ou duas vezes.

Um monte de gente olha para outras pessoas que encontraram o amor e pensam o quão sortudas essas pessoas devem ser. Mas a verdade é que, embora seja difícil encontrar o amor, é ainda mais difícil fazer o amor durar. Se você quer que seu amor sobreviva, aqui estão 10 coisas que você precisa entender.

1. O amor não funciona como juros bancários

Bancos são legais. Você deposita o dinheiro neles e seu dinheiro fica lá até que você vá sacá-lo. Uma grande parte do tempo, seu dinheiro cresce mesmo – graças a uma coisinha chamada juros. Mas o amor não funciona como uma taxa de juros… Ou como um banco. Uma vez que você deu amor a seu parceiro, você deve continuar a fazer depósitos regulares de amor, a fim de obter um retorno.

2. O amor não é uma ferramenta

Há um segredo assustador que eu descobri como conselheiro matrimonial: a pessoa que se preocupa menos com o relacionamento, geralmente o controla. Muitas vezes, um parceiro ameaça o seu cônjuge com o divórcio ou alguma outra consequência se o outro não se endireita. Em essência, esses parceiros estão usando o amor como uma ferramenta de manipulação para conseguir que seus cônjuges mudem. “Se você não fizer (x), eu vou deixar de te amar.” Quando isso acontece, causa uma grande quantidade de danos. Se a relação fica ou se vai, há uma grande quantidade de dano que precisa ser reparado.

Advertisement

3. Só porque você ama não lhe dá o direito de ser amado

Já vi inúmeros casais em meu escritório quando um dos parceiros está com raiva de seu cônjuge, dizendo: “Depois de tudo que eu fiz por você, você acha que pode me tratar assim.” A verdade é que, só porque você ama alguém não significa que ele ou ela tenha que tratá-lo de qualquer maneira em particular. Claro, isso seria bom, mas quando você ama alguém, você ama por quem a pessoa é – não pela maneira como ela retribui sua atenção.

4. O amor não é condicional

Muitas vezes, os parceiros gritam com seus cônjuges para não deixar seus pratos pela casa ou toalhas molhadas no chão… De novo. Enquanto essas coisas são certamente irritantes, o nosso amor ao parceiro não deve ser condicionado à sua capacidade de colocar um prato na pia ou pendurar uma toalha. Quando você ama alguém, você deve amá-lo independente disso.

5. O amor vem em todas as formas e tamanhos

Você pode tentar expressar o seu amor enviando flores, mas seu cônjuge pode não sentir-se amado com esse gesto. Há uma série de maneiras de se sentir amado. Seu trabalho é descobrir como o seu cônjuge prefere sentir-se amado, e, em seguida, fazer isso.

6. O amor não é, na verdade, tudo que você precisa

O amor é nobre, mas há muitos tipos de amor. Há o amor amizade, o amor romântico, o amor compromissado e muito mais. Você pode sentir que pesa mais o lado da amizade, e menos o lado romântico. Você precisa de um pouco de todos os tipos de amor, a fim de ter um relacionamento verdadeiramente saudável.

7. Amar é mais importante do que ser amado

Todo mundo gosta de se sentir amado. Enquanto não é preciso muito talento para se sentir amado, é necessário ter muito caráter para deixar de lado a hesitação e mostrar ao seu parceiro que você se importa – mesmo quando você está se sentindo mal. Quando os parceiros podem olhar além de suas próprias feridas, a fim de apoiar os seus cônjuges, isso não só demonstra um grande caráter, mas faz maravilhas aos relacionamentos.

Advertisement

8. Existem muitos tipos de amor

Nem todo amor implica em romance. E nem todo amor leva ao compromisso. Esta é uma grande informação para as pessoas que se perguntam como podem amar aqueles que fizeram coisas dolorosas para elas.

9. Não há nenhuma razão para reter o amor

Mesmo se o seu relacionamento está à beira do divórcio, não há nenhuma razão para reter o amor. Quando você se torna zangado e ressentido, quando você começa a negar amor, você está criando fardos que precisam ser curados – neste relacionamento ou no próximo. Você é uma pessoa capaz. Você pode estar à beira do divórcio e ainda demonstrar amor.

10. Você pode mostrar amor não importa a circunstância

Como mencionado anteriormente, você é uma pessoa capaz. Há uma abundância de oportunidades que surgem para você se afastar ou recusar dar amor. Mas você não precisa. Você pode escolher deliberadamente amar não importam as circunstâncias. A maioria absoluta dos pais ainda ama seus filhos rebeldes. Muitas pessoas divorciadas ainda amam seus ex-cônjuges. Você tem poder ilimitado para amar.

Bônus: 11. O amor torna o mundo um lugar melhor

Traz beleza e alegria para o mundo e para você pessoalmente. Você nem sempre tem que ser o destinatário do amor, a fim de experimentar a beleza e alegria que o amor traz. Você pode experimentar a beleza e alegria mostrando amor. Você pode criar amor.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 10 things you need to learn about love if you want it to survive

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Aaron Anderson

Aaron Anderson é terapeuta e diretor da clínica "The Marriage and Family Clinic em Denver, CO. Ele é escritor, palestrante e especialista em relacionamentos. Leia mais em seu blog RelationshipRx.net.