O melhor método para ensinar seus filhos a como pedir desculpas

A coisa mais importante a lembrar é que seus filhos não aprendem a pedir desculpas só porque você os força a fazê-lo. Então não os force!

3,279 views   |   shares
  • _Este artigo foi originalmente publicado no blog "Kaos & Kiddos" e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

  • Como pais, muitas vezes supomos que nossos filhos estão escolhendo a "coisa óbvia" ao longo do caminho. No caos da vida diária, caímos nas generalizações e expectativas sobre eles, quando eles podem mesmo nem entender por que ou o que queremos dizer. Um bom exemplo disso é aprender pedir desculpas. Somos rápidos em forçar nossos filhos a se desculparem sem sinceridade quando dizemos "Peça desculpas agora!" como punição pela má conduta, mas será que tomamos tempo para explicar como fazer isso corretamente e por que isso é importante na vida e para as pessoas ao seu redor? E sejamos honestos, será que somos bons exemplos para os nossos filhos de como dizer que está arrependido? Sei que eu não sou. Aposto que muitas vezes precisamos ser lembrados. Incutir empatia e percepção à consciência é de valor inestimável para uma vida de qualidade com relações plenas. Aqui estão algumas dicas para ensinar seus filhos a dizer que estão arrependidos intencionalmente.

  • A coisa mais importante a lembrar é que seus filhos não aprendem a pedir desculpas só porque você os força a fazê-lo.

  • Não os force! Murmurar um apressado "desculpe" com um rosto mal-humorado, voz irritada e descontentamento geral com as expectativas, torna um pedido de desculpas sem sentido para todos os envolvidos. O "malfeitor" não assume a responsabilidade por suas ações e tampouco percebe que estas causaram mal a outra pessoa, por isso estão extremamente propensos a repetir o comportamento no futuro. A "vítima" ainda se sentirá magoada e desvalorizada porque ninguém teve empatia com sua dor ou reconheceu que ela não deveria ter sido tratada dessa maneira, o que a fará afastar-se ainda mais ferida.

  • Isso não quer dizer que o pedido de desculpas não deva acontecer se estiver desprovido de significado. É simplesmente uma questão de adicionar alguma ponderação e autoavaliação ao cenário. Em vez de forçar o pedido de desculpas imediato no calor do momento, tente dizer _"Meu querido (inserir nome, por favor...), seu comportamento (descrever especificamente) não foi legal, pois machucou (inserir nome) quando você (diga o que foi feito). Isso não é como tratamos as pessoas em nossa família. Se você está se sentindo assim (inserir emoção), você deve fazer isso (descrever especificamente)."_

  • Advertisement
  • Se a criança parece imediatamente arrependida, deixe-a ir em frente e dizer que está arrependida. Se ela ainda está presa ao momento e com raiva, tente dizer _"Percebo que você não está pronto para pedir desculpas ainda. Por que você não se senta aqui (dê um tempo separado dos demais) e pense sobre o que aconteceu e por que você deve pedir desculpas para ajudar (inserir nome) a se sentir melhor sobre o que aconteceu. Deixe-me saber quando você estiver pronto."_

  • Quando a criança estiver pronta para se desculpar, certifique-se de que você a conduziu através do processo adequado para dizer que está arrependida:

    • Olhe a pessoa nos olhos

    • Use voz clara que ela possa ouvir

    • Diga a ela que você está arrependido por (inserir o que foi feito)

    • Diga o que você deveria ter feito em vez disso

    • Abrace-a (ou dê-lhe espaço, se necessário)

  • Passar por este processo mais significativo valoriza a "vítima", mas mais importante, educa seus filhos sobre comportamento adequado, a assumir a responsabilidade para si, e mostrar preocupação e cuidado aos outros. Qualquer oportunidade para incutir fortes habilidades de comunicação em seus filhos, especialmente quando se trata de momentos tensos, deve ser aproveitada em toda a extensão. Nunca presuma que eles entendem as razões ocultas por trás de seus atos. Eles cobiçam a sua sabedoria (mesmo quando eles agem como se não a quisessem!). E eles buscam você para ajudá-los a compreender o seu lugar no mundo. Aprender a dizer que está arrependido é uma peça muito importante da jornada e algo que todos nós devemos ter cuidado para não negligenciar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

O melhor método para ensinar seus filhos a como pedir desculpas

A coisa mais importante a lembrar é que seus filhos não aprendem a pedir desculpas só porque você os força a fazê-lo. Então não os force!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr