3 razões porque eu sempre vou ter um animal de estimação

Está indeciso sobre ter um animal de estimação? Aqui está por que animais da família são ótimas ferramentas de ensino para a vida.

17,118 views   |   5 shares
  • Algumas pessoas gostam de cachorros, algumas pessoas gostam de gatos e outras não gostam de nenhum animal de estimação. Eu sou uma pessoa que gosta de animais de estimação. Eu sempre tive animais de estimação quando estava crescendo: gatos, cachorros, porcos da índia, peixes e até mesmo uma tartaruga. Nós éramos praticamente nossa própria loja de animais. A maioria dos animais de estimação era considerada da família, mas alguns eram 100% minha responsabilidade. Eu tinha que ter certeza de que eles estavam alimentados, limpos e bem cuidados.

  • Agora que sou mãe, eu entendo ainda mais as lições importantes que aprendi enquanto eu tinha animais de estimação, e eu quero que meus filhos aprendam essas mesmas lições. É por isso que meu marido e eu decidimos cedo que sempre teríamos um animal de estimação em nossa casa. Quando meus filhos nasceram, nós já tínhamos um cachorro pequeno. Demorou um pouco para o nosso cachorro entender que as crianças estavam aqui para ficar, e nós tivemos que ensinar nossos filhos a ser gentis e agradáveis com o nosso cachorro. Mas agora eles têm a relação mais doce um com o outro que eu adoro ver se desenvolver.

  • Ter um animal de estimação com crianças dá muito trabalho. Depois de trocar duas fraldas, a última coisa que eu quero fazer é recolher cocô de cachorro. Animais também podem ser caros. Visitas ao veterinário, ração, banhos e tudo podem sair caros. E às vezes eles podem fazer bagunça ou destruir móveis, mas os benefícios que você recebe em troca superam os pontos negativos. Aqui estão algumas lições de vida importantes que seus animais de estimação podem ensinar a toda sua família.

  • Responsabilidade

  • Ter um animal de estimação é uma ótima maneira de ensinar responsabilidade. Se você não alimentar ou cuidar de seu animal de estimação, ele pode ficar doente ou até morrer. Para uma criança, isso pode ser uma grande responsabilidade, é por isso que os pais estão lá para ajudar; mas quanto mais tempo eles tiverem um animal de estimação e quanto mais velhos eles forem, mais fácil fica de se lembrar de encher a tigela de comida e escovar o pelo do cachorro.

  • Ter momentos para ensinar sobre como os animais precisam de exercício, água, comida e amor para crescer de forma saudável ensina seu filho a importância de uma boa alimentação. Assim como seu animal de estimação não seria feliz ou saudável sem a alimentação adequada e exercícios, ele (seu filho) não iria crescer e se desenvolver adequadamente sem comer os alimentos certos e ser ativo.

  • Advertisement
  • Amor incondicional

  • Para mim, a melhor parte de ter animais de estimação é o amor que lhe dão. Eles não se importam se você está mal-humorado, irritado, triste ou chateado. Eles não se importam se você é velho, jovem, gordo, magro, doente ou saudável - eles amam você por quem você é. Animais não guardam rancor, não se fazem de difícil, nem têm uma opinião sobre o que você está fazendo. Não há melhor forma de ensinar uma criança sobre amar alguém incondicionalmente do que ter o exemplo do amor de um animal de estimação. Ter um animal de estimação ajuda seus filhos a praticar o amor incondicional.

  • Os meus filhos aprenderam que eles precisam ser gentis com seu cachorro e que ele não gosta de ter sua cauda puxada ou ser esmagado quando o abraçam muito forte. Eles estão aprendendo a ser atenciosos e gentis com algo que não lhes diz verbalmente como ele está se sentindo. Esta é uma lição que pode ser usada com as pessoas com quem interagimos. É importante ser gentil com todos, não importa sua aparência ou como eles falam. O amor é uma linguagem universal que pode abranger cultura, raça e até mesmo espécies.

  • Compaixão

  • Meu cachorro sempre sabe quando estou chateada e vem e senta no meu colo ou quer que eu faça carinho nele. Animais de estimação são tão bons em dar compaixão e amor que eles são usados em hospitais e centros de saúde para visitar os doentes por que sua presença calmante ajuda as pessoas a se sentir melhor. Não só eles são grandes exemplos de ter compaixão, mas também ajudam as pessoas a aprender a ser compassivas. Quando um animal está doente ou morrendo, pode ser extremamente difícil de testemunhar, mas ensina o que significa amar alguém nos bons e maus momentos.

  • Quando um animal de estimação morre, é uma das provações mais difíceis da vida a serem superadas. Eu me lembro de cada vez que um animal morreu em nossa casa. Nós choramos, nos abraçamos e depois passamos um tempo relembrando os melhores momentos com o nosso animal de estimação. Nós aprendemos sobre o luto de um ente querido e aprendemos que a dor melhora e acaba passando. Nós também aprendemos que o amor que recebemos enquanto o animal estava em nossas vidas era muito maior do que a dor que sentimos quando ele morreu.

  • Algumas pessoas acham que um animal de estimação dá muito trabalho, não vale o tempo ou dinheiro e traz muitas complicações. Mas eu sempre serei grata aos meus pais por nos deixar ter animais de estimação. Eu tenho um monte de ótimas lembranças com meus animais de estimação; como contar a eles os meus segredos e desejos mais profundos, ir em aventuras e viagens juntos e sentir aquele amor instantâneo a partir do momento que os conheci. Há sempre bons e maus momentos em cada relacionamento, mas uma coisa eu sei com certeza: eu sempre vou ter um animal de estimação.

  • Advertisement
  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Why I will always have a pet

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Megan Shauri se formou em Antropologia com mestrado em Psicologia. Ela mora em Salt Lake City e é mãe de gêmeos.

3 razões porque eu sempre vou ter um animal de estimação

Está indeciso sobre ter um animal de estimação? Aqui está por que animais da família são ótimas ferramentas de ensino para a vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr