Colocar a fé em ação: Ajudando os necessitados

Veja 7 boas razões para fazer o bem e ajudar os outros. A mais importante delas é que ele nos ajuda a tornar-se mais como Cristo.

Becky Rickman

Há muitas evidências dos benefícios em servir, ser caridoso e dar de nós mesmos aos outros. Voluntários vivem mais. As pessoas que são generosas são geralmente mais bem-sucedidas em seus próprios esforços, bem como em seus negócios. Mas há outra razão para dar de si e servir aos mais necessitados.

Há um lindo hino religioso que diz: “Eu devo partilhar, pois muito recebi, a cada dia muitas bênçãos Pai me dás”.

O muito que nos foi dado não se refere apenas às nossas bênçãos físicas, mas também às bênçãos espirituais pelas quais devemos ser gratos. Nosso conhecimento de Deus, nosso Pai Celestial, do Salvador, Jesus Cristo, e uma crença na veracidade das escrituras também devem impulsionar-nos para a frente e a compartilhar com os outros. Se queremos ser como nosso Salvador, devemos fazer o seu trabalho aqui na terra. Se acreditamos que fomos redimidos, devemos, então, fazer a obra redentora de amor, como mostrado a nós por nosso Redentor.

Fazer a obra de Cristo significa ajudar as pessoas com seus problemas. Aqui estão alguns exemplos que podem servir como um trampolim para ajudar-nos a pensar em maneiras pelas quais podemos servir:

1. Mostrar amizade aos pobres e fracos

Olhe ao seu redor. Existe alguém de quem poderia ser amigo. Talvez alguém que está lutando financeiramente ou até mesmo os pobres de espírito. Quando eu era uma mãe sozinha e incapaz de enfrentar as despesas, cheguei em casa do trabalho certa vez e encontrei um envelope debaixo da minha porta da frente. Nele estava um vale-compras no valor de 200 reais de uma mercearia. Eu não tinha a menor ideia de quem deixou para mim. Mas eu sei o quanto isso ajudou.

Advertisement

Houve também muitas vezes em que senti que eu não estava administrando bem o meu lar. Alguém sempre veio oferecer-se para cuidar de meus filhos por um tempo ou para me ajudar com as tarefas domésticas. Eu era pobre em espírito e houve mãos estendidas para mim.

2. Aliviar o sofrimento

Encontre formas de aliviar o sofrimento de alguém ou de muitos. Contribua com causas humanitárias. Faça uma colcha, uma doação ou curativos em leprosos. Qualquer pequena coisa que você faz para aliviar o sofrimento de alguém abençoa a ambos. Essa é também uma ótima oportunidade para ensinar a sua família sobre o trabalho humanitário, fazendo algo juntos.

3. Corrigir erros

Existe algo que você fez que feriu alguém? Mesmo se não foi você que cometeu o erro, há algo que você possa fazer para corrigir ou aliviar?

4. Defender a verdade

Fale em defesa de alguém, levante-se para defender e proteger as crenças que abraça. Pode ser também uma campanha por causas políticas que defendam seus padrões ou escrever uma carta para um congressista.

5. Fortalecer as novas gerações

Apenas ajudar seus filhos a se tornarem adultos fortes e honrados já é um grande feito que irá beneficiar grandemente o mundo. Invista na fibra moral de seus filhos. Ensine-lhes o certo e o errado. Ensine-lhes respeito e compaixão.

Advertisement

6. Alcançar a segurança e felicidade no lar

Forneça um refúgio seguro para a sua própria família e para outros que podem não ter isso. Faça de seu lar um pedacinho do céu na terra – um lugar de alegria e aprendizado, de paciência e de amor, de segurança e proteção.

7. Ajudar outros a crescerem e alcançarem suas esperanças e aspirações

Outra ótima maneira de ajudar é através de liderança. Ser um grande irmão ou irmã. Ofereça-se para trabalhar com adolescentes. Ajudar em uma escola. Ler para pré-escolares. Se você é competente e bem-sucedido no trabalho, considere o voluntariado para uma aliança de negócios ou para investir em um pequeno negócio. Doe materiais de arte, instrumentos musicais e outros bens artísticos para aqueles que estão buscando essa área.

Essas são apenas algumas ideias e você pode até já estar trabalhando em algumas delas, mas é sempre bom dar um pouco mais. Quando for para a cama à noite, conte suas bênçãos e quando acordar pela manhã, pense em maneiras de compartilhá-las. Ore sobre suas escolhas e se você não puder pensar em nada, apenas peça a Deus. Ele irá mostrar-lhe o caminho.

_Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Putting Faith in Action by Helping the Needy, de Rebecca Rickman

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.