Fim do casamento: Como se recuperar do trauma

Aprenda como superar a dor do rompimento amoroso e ser feliz novamente.

6,741 views   |   17 shares
  • Enfrentar a realidade de que o casamento acabou é sempre muito doloroso, até mesmo para o cônjuge que tomou a decisão; não é por menos que os especialistas comparam esse momento com o luto. Afinal, a perda é muito grande, pois se desmancham ilusões importantes, o sonho da vida em comum, da família feliz.

  • Furacão emocional

  • Uma pesquisa publicada na matéria teve por resultado que "aqueles que viveram a experiência do divórcio tiveram mais problemas de saúde do que os que permaneceram casados". Isso se explica pelo estresse psicológico que as pessoas experimentam depois do fim de uma relação amorosa. Uma gama de sentimentos diferentes podem se manifestar em situações como essa; frustração, revolta, tristeza, raiva, angústia entre outros. Também são sentimentos comuns, a rejeição no caso do cônjuge ter sido abandonado e culpa no cônjuge que decidiu pela separação. Esse furacão emocional tem grande efeito destruidor.

  • Exercitando o desapego

  • Passado a fase inicial é preciso começar a "juntar os cacos", buscando equilibrar as emoções e serenar a mente. Esse é o momento de pensar que você é muito mais que suas emoções e trazer a situação um pouco mais para o lado racional. Ficar remoendo o que passou, relembrando os sonhos perdidos e lamentando a realidade só é concebível na fase de viver o luto, mas precisa acabar para não entrar num processo doentio. A fase do desapego é também de aceitação; aquele ciclo acabou e é preciso iniciar outro. Esse é o momento de se desvencilhar das emoções negativa e também de coisas materiais que não são mais oportunas.

  • Desvencilhando-se do ex

  • Depois de tudo o que viveram juntos é difícil ficar sem saber do outro, mas o fato é que já não lhe diz respeito o que ele faz ou deixa de fazer. Claro que constatar isso pode ser muito difícil, no entanto, é necessário para não ampliar o sofrimento. Assim, por mais vontade que você sinta, não procure ficar sabendo dos passos de seu ex; não fique revirando o perfil na internet, não pergunte dele e nem queira saber. Um exercício interessante nessa fase é trocar um pensamento nele em outro por você, ou seja, foque seus pensamentos em novos planos para a sua vida.

  • Advertisement
  • Não procure culpas e culpados

  • Não importa se você abandonou ou sofreu abandono, o momento é de seguir em frente e reconstruir a sua história. Pare de buscar culpados, não se envolva em culpas. Isso já não tem mais importância: se você errou use como aprendizado para não repetir no futuro; se erraram com você conserve a sua paz de espírito e perdoe. Esqueça qualquer desejo de revide ou vingança, não queira "tirar a limpo", principalmente se tiver filhos, tome todo cuidado com comentários maldosos ou rancorosos em relação ao ex. Não prolongue esse sofrimento mais do que o necessário. Coloque um fim no que, de fato, já acabou. Isso lhe fará um bem enorme!

  • Invista na sua autoestima

  • Olhar para você, analisar-se e buscar ouvir sua voz interior é fundamental para organizar-se emocionalmente e superar o fim da relação. Cuide de sua aparência, de sua saúde física e mental. Busque práticas que lhe são agradáveis e dedique-se a elas com alegria. Isso mesmo, sorria, dê boas risadas de você mesmo, opte por olhar a situação com otimismo e encontre as forças que precisa em si mesmo e nas pessoas que continuam a seu lado. Dedique-se a um trabalho voluntário, alivie a dor de alguém, isso será mágico para a sua autoestima e fará com que você se sinta muito à vontade com a pessoa mais importante da sua vida: você mesmo!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Escritora, educadora e consultora; especialista em MEDIAÇÃO DE CONFLITOS e MEDIAÇÃO CORPORATIVA. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: http://www.suelyburiasco.com.br

Fim do casamento: Como se recuperar do trauma

Aprenda como superar a dor do rompimento amoroso e ser feliz novamente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr