5 meios de fortalecer o comprometimento entre casais

É importante ter em mente que o casamento é para toda a vida. Sem essa visão ele não se manterá. Não são assinaturas que o fazem ter força.

34,912 views   |   22 shares
  • Quando amamos alguém, estamos prontos a nos comprometer com essa pessoa de todas as formas possíveis. Queremos dar-lhe além de nosso amor, nosso empenho, nossa devoção e nosso mundo – queremos criar laços. O casamento é a formalização desse compromisso que já aconteceu no coração.

  • Por ser a face externa do que acontece no coração, o casamento deve ser tão forte quanto o sentimento. Ele é o meio de expressar nosso amor em atitudes diárias. De nada vale um sentimento não expressado, não tornado em atos e palavras diárias.

  • Aqui estão 5 maneiras de fortalecer o compromisso que existe na sua relação e como demonstrar seu comprometimento.

  • 1. Fidelidade

  • O compromisso não antecede ao amor. Ele deve ser um desejo íntimo de fidelidade ao seu amor e ao ser amado. A fidelidade é uma condição essencial para o sucesso de qualquer relação e deve começar no coração. Somos fiéis ao amor que sentimos primeiramente. Ser fiel ao parceiro é externar o que ocorre internamente.

  • Demonstração: Não tenha confidentes além do seu cônjuge. Não tenha uma "vida" que exclua seu cônjuge.

  • 2. Ser um

  • Ao dizer "sim", assumimos o compromisso de deixar de ser dois indivíduos e passar a ser um casal. Somos, cada um, parte desse novo "corpo". Essa nova entidade deve ser mais importante que suas partes, mais importante que qualquer outro relacionamento, seja com pais, amigos ou mesmo com os filhos. O casal deve ser "um" em todos os sentidos, seja espiritualmente, emocionalmente, fisicamente, intelectualmente, etc. Enquanto isso não tira a individualidade, deve contribuir para o fortalecimento da entidade "casal". Trazemos o nosso melhor individualmente para enriquecer a relação. As relações sexuais regulares fazem parte de ".

  • Demonstração: Não tenha segredos para seu cônjuge, não faça nada que não seja de comum acordo. Trate sua intimidade sexual como um meio de demonstrar amor e contribuir para a felicidade de ambos. Não deixe a rotina acabar com o desejo.

  • 5 atitudes que ajudam o casal a evitar viverem como irmãos
  • 3. Cuidado com as palavras

  • Certas palavras devem ser evitadas até mesmo durante uma briga. Não me refiro a palavras óbvias como xingamentos e palavras chulas. Estas nem entram no contexto. Refiro-me a palavras que mostrem fraqueza de compromisso. Mesmo durante uma briga ou discussão acalorada, as palavras: divórcio, separação, sair de casa e outras do mesmo nível devem ser evitadas. O seu cônjuge (e você também) deve saber que embora vocês estejam tendo um desentendimento isso não significa que estejam pensando em terminar a relação. Isso pode ser estabelecido antes mesmo do casamento, façam a promessa um ao outro de nunca ser o primeiro a usar tais termos. Ameaças de separação transmitem a seguinte mensagem: Eu não considero que nosso casamento deva ser para sempre. Posso sair dele a qualquer momento. Insinuações desse tipo podem ser destrutivas para o casamento.

  • Advertisement
  • Demonstração: Mesmo durante uma briga, tente apontar soluções para o casal e dizer frases mais ou menos nesse sentido: Meu amor, isso não está certo, precisamos encontrar outro caminho. Querida, talvez você esteja enganada, isso não será bom para nós... E seja sempre o primeiro a pedir desculpas!

  • 4. Perspectivas em comum

  • Quando se ama e se está comprometido com esse amor e com o alvo dele, não existe mais meu caminho, meu futuro. Será sempre "nosso". Um dos motivos da separação dos casais é a falta de perspectivas em comum. Não existem mais planos individuais para aquilo que afeta a ambos. O marido fará a meta de comprar ou trocar "nosso carro", ainda que cada um tenha o seu, essa não deve ser uma meta individual. Ambos precisam estar de acordo com as despesas.

  • Demonstração: Diga que o dinheiro ou bens de vocês pertence a ambos – começando com a palavra _"meu" e não __"seu"__ – ou seja: "meu"_ dinheiro pertence a nós dois - mesmo quando os dois trabalham fora. Se no seu casamento não é assim, comece a fazer com que seja. Tracem metas em comum para compras de bens maiores ou carreiras acadêmicas. Isso reforça bastante o compromisso.

  • 5. Manutenções periódicas

  • Não, não estou falando da casa onde moram, mas sim do seu casamento. Imagine se fosse uma casa que sofreu tempestades, calor do sol e desgastou-se com o tempo. Vale a pena derrubá-la por isso? Ou abandoná-la e construir outra? Ela só precisa de uma reforma para ficar linda novamente. Assim pode ser com o casamento. A negligência e as dificuldades podem tirar sua beleza inicial e podemos até pensar que não há amor, mas o amor está lá, apenas não vemos seu brilho. Reforme já!

  • Demonstração: Namore seu cônjuge, diga que o ama todos os dias e que é feliz por estarem juntos. Ajude em tudo que puder, mostre que o outro é muito importante.

  • 8 problemas a serem resolvidos para que seu casamento sobreviva

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

5 meios de fortalecer o comprometimento entre casais

É importante ter em mente que o casamento é para toda a vida. Sem essa visão ele não se manterá. Não são assinaturas que o fazem ter força.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr