11 dicas para se livrar dos gases

O acúmulo de gases pode ser um grande tormento e atrapalhar todo o seu dia. Algumas dicas poderão auxiliá-lo a prevenir este mal.

Renata Finholdt

Quando o incômodo dos gases aparece, a indisposição e a sensação de mal-estar passam a nos acompanhar. A sensação de que há muito ar dentro da barriga gera um desconforto que só quem já passou por isso sabe dimensionar.

Essa sensação desagradável pode ser prevenida com alguns cuidados.

  1. Beba a quantidade de água necessária e recomendada para hidratar seu corpo diariamente. O total de dois litros de água por dia ajuda seu organismo a funcionar corretamente e colabora com os movimentos intestinais. Com isso seu intestino irá funcionar com maior regularidade ajudando a evitar o acúmulo de gases.

  2. Evite falar enquanto está se alimentando. O ar que entra durante a mastigação contribui muito para geração de gases.

  3. Coma fibras diariamente. As fibras também são responsáveis por ajudar o processo digestivo. No entanto, se ingerir muitas fibras e não se hidratar elas terão efeito reverso, cuidado.

    Advertisement
  4. Refrigerantes e bebibas gasosas também são acumuladoras de gases no aparelho digestivo. Tome cuidado com a quantidade ingerida.

  5. Cuide de sua alimentação. Coma frutas e verduras todos os dias.

  6. Tome cuidado com o consumo de grãos (feijão, milho, grão-de-bico), alguns deles têm alto poder de fermentação, o que gera gases abdominais. Se optar por consumi-los cuide da quantidade.

  7. A prática de exercícios físicos ajuda ao organismo como um todo a trabalhar melhor. Além de ajudar evitando a retenção de líquidos também auxília para evitar a geração de gases.

  8. As roupas que usamos também influenciam nosso organismo. Roupas muito apertadas não permitem uma respiração adequada e podem gerar gases.

    Advertisement
  9. Algumas pessoas sofrem de intolerância a lactose. Esse tipo de intolerância é responsável por dores abdominais e também pela formação de gases. Para se certificar se você sofre deste tipo de “alergia” peça ajuda ao seu médico especialista com exames específicos.

  10. Se você já está com sintomas de gases alguns chás ajudam muito a acabar com este incômodo. O chá de hortelã é uma dessas ervas que auxiliam nesse problema.

  11. O consumo de alimentos de difícil digestão, principalmente no periodo da noite, podem ser causadores de fermentação em seu organismo. Fique atento e evite estes alimentos sempre que for possível substituindo por refeições mais leves.

Se os sintomas de gases forem presentes em seu dia a dia não deixe de procurar ajuda médica, com a investigação adequada é possível eliminar o problema e evitar que você sofra deste mal.

Leia também: 10 questões sobre o pum que você não tinha a quem perguntar

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.