Por que acredito na limpeza da casa com as crianças acordadas

Aqui estão algumas razões pelas quais eu não espero até que os meus filhos durmam para limpar minha casa.

Katelyn Fagan

Este artigo foi originalmente publicado no blog “What’s up Fagans?” e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Tenho três filhos pequenos. Minha casa fica confusa diariamente. Apesar dos meus melhores esforços, bichos de pelúcia, sapatos, meias, casacos, almofadas, quebra-cabeças, giz de cera e brinquedos acabam espalhados por toda a minha casa a cada hora. E isso é de se esperar! Tenho filhos. As crianças fazem bagunça. E eu deixo que façam. Eu deixo (e até os incentivo) brincar na sujeira e explorar lá fora. E que pintem, desenhem e imaginem com seus brinquedos, cobertores e travesseiros. Dou aos meus filhos a maior parte do dia para usar a sua imaginação criativa para brincar. Eu acredito em brincadeiras. Eu acredito mais no tempo de brincadeira que no “tempo de aprendizagem”, então eu espero muitas bagunças e lembranças a serem criadas.

É por isso que eu posso me justificar com frases como:

“Por favor, desculpe a bagunça. As crianças estão construindo lembranças.”

Mas…Eu não compro a ideia de que eu preciso esperar até que os meus filhos estejam dormindo para limpar minha casa. Nem por um segundo. Na verdade, eu acredito em limpar a casa com as crianças acordadas!

Advertisement

Muitas vezes, eu sinto que estou em minoria nesse ponto, especialmente quando sentimentos como estes são comumente compartilhados on-line:

“Limpar sua casa, enquanto seus filhos ainda estão crescendo é como limpar a calçada antes de parar de nevar.” (Phyllis Diller)

“A limpeza com as crianças em casa é como escovar os dentes comendo Oreos.”

Então, eu entendo totalmente que, enquanto você limpa um local, seus filhos vão fazer bagunça em outro, e que a limpeza nunca acaba, mas isso significa que nunca devemos limpar? Ou apenas limpar quando as crianças estão em segurança longe? Pode ser. Mas, não para mim.

Olhe, eu não sou uma maníaca por limpeza (embora eu goste de limpeza). Eu não sou obcecada em relação à bagunça. Posso passar dias sem limpar nada. Eu posso facilmente passar por cima de brinquedos e bugigangas durante todo o dia, sem ficar louca. Mas, eu lhe asseguro, eu não gosto de limpar, enquanto meus filhos estão dormindo. Quero que meus filhos estejam acordados enquanto eu limpo a casa.

Advertisement

Então, sim, eu limpo a casa enquanto meus filhos estão acordados. E há muitas boas razões para isso.

Porque eu gosto de limpar a casa com as crianças acordadas?

Em primeiro lugar, eu não acredito que minha vida diária em casa com os meus filhos deva girar toda em torno deles.

Eu não acredito que é meu dever garantir que cada minuto de cada dia esteja programado com uma atividade “significativa” ao contrário da maioria das entediadas donas de casa do século 21. Eu não faço artesanato que eu precise assegurar a felicidade dos meus filhos constantemente enquanto estão acordados. Como eu disse antes, eu acredito em brincar, e não em deveres. Meus filhos brincam e o fazem muito bem. Eles nunca se queixam de estarem entediados. Eu não sei nem se eles realmente sabem o que essa palavra significa. Claro, eu os redireciono para uma nova atividade de tempos em tempos, mas eu deixo meus filhos brincarem de forma independente e sem mim (bem como comigo) ao longo de cada dia. Isso significa basicamente que eu tenho tempo para fazer outras coisas enquanto eles estão acordados: como limpar, cozinhar, tomar um banho, atualizar meu blog, etc.

Em segundo lugar, eu não quero que meus filhos pensem que um duende mágico vem e limpa a casa para eles todas as noites.

Eu quero que eles saibam que eu limpo, seu pai limpa, e que, também é esperado que eles limpem. A limpeza é uma parte essencial da vida e de cuidar de uma casa. É claro que as coisas vão ficar confusas de novo, mas isso não significa que devemos ser porcalhões ou viver na sujeira. Precisamos limpar, e eu absolutamente acredito que meus filhos precisam ver-me limpar a casa, lavar e dobrar roupa, faxinar, lavar pratos e chão. Vendo-me (ou ao pai) limpar os ajuda a aprender gratidão. Meus filhos também gostam de ter uma casa limpa (o que parece loucura, considerando que eles fazem 85 por cento da bagunça por aqui). Eu me sinto tão humilde e tocada quando os meus filhos me agradecem pela limpeza de seus quartos, pela aspiração que torna a nossa casa “bonita”, como eles dizem. Eles adoram ter uma casa limpa, tanto quanto eu.

Em terceiro lugar, se eu limpar durante o dia, meus filhos podem me ajudar

Mesmo que eu queira que meus filhos me vejam limpando, eu também espero que eles ajudem de acordo com suas habilidades e idade. Meus filhos geralmente gostam de ajudar, e eles têm aquelas atividades que preferem em vez de outras. Lisa gosta de esfregar a mesa e me ajuda a varrer o chão. Alison gosta de aspirar. Lisa ajuda a dobrar roupas, e ambas gostam de arrumar suas camas. Michael pode ocasionalmente guardar alguns brinquedos de volta na caixa.

Advertisement

Eu adoro ver eles se orgulharem da limpeza. Uma vez por semana, eles pedem-nos para ir ao seu quarto para que possam mostrar como está limpo, como as camas estão esticadas, e sua roupa está no cesto, radiantes de orgulho e satisfação. Como mãe, eu adoro incutir o valor do trabalho duro nos meus filhos, e eles sabem que “você não deve desistir” quando as coisas ficam complicadas ou difíceis. Eu não espero que os meus filhos limpem perfeitamente ou no meu nível de limpeza, mas eu posso ensiná-los como fazê-lo melhor se for necessário.

Em quarto lugar, eu não quero gastar o meu precioso tempo, meu tempo de descanso, na limpeza

Claro que vai ficar impecável por mais tempo, mas a que custo? O custo de não desenvolver outras habilidades? Não socializar com amigos pessoalmente ou online? Não ter tempo de qualidade com o meu marido? Ou à custa de minhas já limitadas horas de sono? Não! Eu não quero limpar durante o tempo da sesta ou no final dos meus dias longos. Eu prefiro esquecer aqueles pratos na pia e deixá-los para amanhã de manhã, enquanto meus filhos estão tomando café da manhã, ou fazer um pouco de pipoca, escolher um programa na TV, e aconchegar-me ao lado do meu marido no final de um dia longo.

Minha casa está quase sempre bagunçada. E algumas áreas da nossa casa (que deveriam ser espanadas, por exemplo) são ignoradas por muito, muito tempo (basta dar uma olhada em nossas tarefas domésticas para impressão). Mas, eu não me importo. Mesmo que eu ainda prefira limpar algumas coisas, quando os meus filhos estão longe de casa ou dormindo, como banheiros ou outros projetos “maiores” que precisam de mais tempo ou de química intensiva, a maior parte da limpeza acontece com os meus filhos acordados, e muitas vezes com eles ajudando.

É por isso que, às vezes, eu me incomodo com frases como:

“As boas mães têm pisos pegajosos, cozinhas desarrumadas, pilhas de roupa, fornos sujos, e as crianças felizes.”

Eu não acredito por um segundo que um pré-requisito para ser uma boa mãe é ter um lar sujo. Enquanto eu sei que essas palavras são para ajudar as mães a não se sentirem sobrecarregadas, a realidade é que as crianças não gostam de viver em uma casa bagunçada, nem seus pais. Casas sujas e bagunçadas tendem a estressar a todos. Eu não acho que uma casa tenha que estar constantemente impecável ou que você precise limpar o forno mais do que duas vezes por ano, mas a limpeza regular, qualquer que seja o nível de limpeza aceitável para você e sua família, é uma boa prática. Porque, honestamente, a sua prioridade como uma mãe não deve ser uma casa impecável; deve ser crianças felizes.É por isso que eu reescreveria a citação acima, simplesmente:

Advertisement

“As boas mães têm filhos felizes.”

Minha casa está longe de ser impecável, e alguns dias eu não a limpo. Simples assim. Mas eu tenho orgulho de dizer que eu limpo a casa com as crianças despertas, o quão absurdo isso possa parecer para muitos de vocês.

Então, me diga, você limpa, enquanto seus filhos estão acordados? Por que sim ou por que não?

Toma un momento para compartir ...

Katelyn Fagan

Katelyn Fagan is a young mom of three young kids, including twin preschoolers. She is painfully aware of her own flaws, and writes to help herself, and others going through similar shortcomings, to become better and more balanced. On her blog, What's up Fagans?, you will find parenting advice, penny-pinching tips, cleaning hacks, and general help managing marriage, life and faith. Website: http://www.whatsupfagans.com