10 coisas a se pensar antes de se relacionar com uma pessoa bem mais velha

A intensão não é julgar certo ou errado, mas aconselhar sobre os desafios extras que o relacionamento pode trazer, e ajudá-lo a agir com sabedoria.

11,432 views   |   24 shares
  • "Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio."- Provérbios 19:20

  • Agir com sabedoria é um princípio bíblico. Para isso devemos buscar conselhos e instruções antes de tomar decisões. Em qualquer relacionamento é importante ponderar antes, para que não haja arrependimentos no futuro. Quando uma pessoa se interessa por alguém bem mais velho, pode levá-la a encontrar desafios extras no relacionamento. Por isso preparamos tópicos para ajudá-lo a indentificar esses desafios.

  • Segue abaixo 10 coisas a se pensar antes de namorar uma pessoa bem mais velha:

  • 1. Lidar com preconceitos

  • No relacionamento, os dois devem estar preparados para as críticas que virão; em sua maioria vindo da própria família que não está de acordo com o namoro com uma pessoa bem mais velha ou bem mais nova; pois as críticas podem vir de ambas as famílias. Se foi o amor que os fez unir, precisam ter em mente que é com amor que devem enfrentar as dificuldades, ou os obstáculos trarão infelicidade ao invés de crescimento pessoal.

  • 2. Maturidade

  • Deve-se levar em consideração que uma pessoa bem mais velha, em sua maioria, já tem um certo grau de maturidade e estabilidade que alguém mais novo ainda está construindo. Isso muitas vezes pode levar a desacordos em decisões importantes no relacionamento, ou você pode se sentir pressionado a ter responsabilidades que ainda não estão no seu grau de maturidade.

  • 3. Cobrança

  • Por vezes o que pode acontecer em relacionamentos com pessoas bem mais velhas, é a cobrança. Pois há uma diferença de perspectivas. Coisas que alguém mais novo precisa vivenciar, alguém mais velho já vivenciou em sua fase. Por isso as cobranças nesses tipos de relacionamento são mais comuns. Eu conheci um casal em que a moça tinha 17 e o noivo 35, o que aconteceu é que ela estava em uma fase de aprendizado, já ele queria uma estrutura no relacionamento, ele cobrava que ela fosse mais madura, mas ela só queria um relacionamento em que ela pudesse ser ela mesma, errando e tendo experiências em que um namoro entre jovens proporciona, que é de conhecer os limites um do outro, construir metas juntos e fazer planos para o futuro. E isso acaba prejudicando ambos, pois enquanto o futuro de um está sendo construído o do outro precisa ser vivido. Então mesmo gostando um do outro, acaba por não dar certo.

  • 4. Família

  • O propósito de um relacionamento é construir uma familia. É algo que se deve pensar antes de entrar num relacionamento com tanta diferença de idade. Conheço um casal em que o marido é o mais novo; ele tinha o desejo de ter filhos, mas sua esposa já tinha filhos e agora netos. E a questão da idade pra mulher, se torna mais difícil para a fertilidade, então a possibilidade já foi descartada. Adotar também não está nos planos, pois a energia e a disponibilidade pra cuidar de crianças nessa fase da vida não estão no auge. Esse é um tópico que deve se levar em conta antes de se relacionar com alguém muito mais velho; você deve estar disposto a sacrificar alguns desejos e objetivos justos.

  • Advertisement
  • 5. Experiência

  • Você poderá estar perdendo a oportunidade de progredir em comum, em um relacionamento com alguém de idade proxima a você. Onde vivenciam a mesma fase na mesma época e para assim progredirem juntos com cada oportunidade que a vida oferece.

  • 6. Futuro

  • No momento, a diferença de idade pode nem interferir tanto, pode parecer um simples detalhe, afinal, a pessoa é madura, provavelmente já tem uma estrutura, enfim, muitos tópicos positivos. Mas o tempo vai passar, e a idade vai ficando cada vez mais aparente, e ao invés de envelhecerem juntos, vocês vão envelhecer em tempos diferentes, e vai chegar um dia em que não só a diferença de pensamento vai interferir, mas a diferença de energia, de expectativas.

  • 7. Metas

  • Para um relacionamento dar certo, é importante que o casal tenha metas em comum. Nem todo casal, seja a idade que for, tem sempre as mesmas metas, mas quando se tem uma grande diferença de idade muitas delas acabam tomando rumos bem diferentes. Como já citado a meta de ter filhos pode mudar, entre outras que cada um tem em mente, e deve levar em consideração antes de tomar uma decisão. Veja neste artigo a importância de fazer metas de curto e longo prazo, depois pense em como suas metas acarretarão no seu relacionamento e se serão compatíveis com alguém bem mais velho, que por sua vez já tem metas pessoais.

  • 8. Atração

  • Com o passar do tempo pode acontecer que você perca o interesse pelo seu companheiro bem mais velho, por algum dos motivos já citados, encontrando dificuldades em manter o relacionamento em comum acordo. Mas também existe a atração física, que mantém o relacionamento vivo. Nenhum relacionamento bem-sucedido é feito de atração física, mas os relacionamentos mal-sucedidos estão quase sempre ligados à falta de atração. Você precisa achar seu compaheiro bonito, ele precisa fazer você se sentir atraente também. Ele não precisa ser um modelo de passarela, apenas ter algo de atraente pra você. (Veja neste artigo como lidar com a falta de atração no seu casamento).

  • 9. Inflexibilidade

  • Alguém bem mais velho pode não concordar com o modo que você pensa, coisas que são interessantes pra um já não são interessantes pra outro. O companheiro mais velho pode não aceitar ser cobrado, ou o mesmo cobre demais. E tem também a inflexibilidade de mudar os planos e rumos da vida, por parte do companheiro mais velho, que já tem os planos pra sua vida estabelecidos.

  • Advertisement
  • 10. Se interessar por outra pessoa

  • Esse é um motivo bem comum que leva a separações de casais em qualquer relacionamento mal pensado. Mas a probabilidade de você encontrar alguém com mais compatibilidade, com o mesmo entusiasmo e desejos quando se está num relacionamento com alguém bem mais velho é bem maior. Ou o mesmo se interessar por alguém mais compatível e experiente. Antes de tomar uma decisão, esteja ciente de que você realmente quer ficar com a pessoa, e de ela lhe atrai em todos os sentidos.

  • Quando se começa um relacionamento, a intensão é torná-lo sério e duradouro. É possível se interessar por alguém mais velho, seja você homem ou mulher. O importante é levar em consideração os desafios extras que você terá que enfrentar e agir com sabedoria.

  • "Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia." -Tiago 3:17

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

10 coisas a se pensar antes de se relacionar com uma pessoa bem mais velha

A intensão não é julgar certo ou errado, mas aconselhar sobre os desafios extras que o relacionamento pode trazer, e ajudá-lo a agir com sabedoria.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr