A influência dos pais na vida sexual dos adolescentes

A influência dos pais na vida de seus filhos molda seu caráter e personalidade. É preciso estar atento, os jovens precisam muito do cuidado e carinho de seus pais.

Renata Finholdt

Nem é preciso dizer que os pais exercem grande influência na vida de seus filhos. Primeiramente por que servem de exemplo, são observados constantemente pelos pequenos que começam a agir da mesma forma com que são criados e também porque educam as crianças desde cedo a agirem da maneira pelo qual acham ser a mais correta e melhor para eles.

Porém, nem sempre os pais acertam. Na intenção de serem mais liberais e menos conservadores, de acordo com o que a sociedade dita atualmente, muitos pais têm dado incentivos errados aos seus filhos, influenciando-os a agirem de forma liberal em relação a alguns valores, e isso inclui a vida sexual destes jovens.

Acreditando que o relacionamento sexual é parte de uma “diversão”, muitos pais incentivam seus adolescentes a até mesmo andarem “prevenidos”, levando sempre consigo preservativos como métodos anticoncepcionais caso queiram um pouco desta “diversão”.

É preciso lembrar que alguns valores nunca saem de moda e quando o assunto é relacionamento sexual todo cuidado é pouco para que seja evitada gravidez indesejada, doenças e uma série de outros problemas.

Um estudo feito recentemente lista dois motivos importantíssimos pelos quais os jovens passam ou não a serem ativos sexualmente.

Advertisement

1 – Lembrando que a influência dos pais na vida de seus filhos é grande, procure sempre conversar com eles a respeito destes assuntos. Procure você mesmo tirar as dúvidas que podem surgir nesta fase da vida para que eles não busquem fora de casa outras orientações não tão satisfatórias.

2 – Muitos jovens sentem-se pressionados pelos amigos para que possam ter a primeira experiência sexual enquanto adolescentes. Sendo assim, aquele velho cuidado já dito pelos mais antigos continua valendo nos dias de hoje: é preciso cuidar das amizades de nossos adolescentes. Eles precisam ter amigos valorosos, tais como eles são. Procure conhecer os amigos de seus filhos e deixe que eles frequentem sua casa. É preferível que estejam no ambiente de seu lar do que em outros locais desconhecidos. Assim, seus filhos e os amigos deles saberão que serão sempre bem-vindos e terão a segurança de confiar nos valores que lhes são ensinados em sua família.

Ao contrário do que se pensa, os adolescentes por mais independentes que pareçam ser precisam da orientação e companhia de seus pais. É preciso dar atenção as suas necessidades e mostrar-se presentes para que possam sentir-se seguros e tomar as decisões corretas.

Eles podem aprender em família que o relacionamento sexual entre homem e mulher é algo especial e deve ser mantido dentro dos laços do matrimônio.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.