5 razões pelas quais tentar “consertar” sua esposa é a receita para o desastre

Alterar o próprio comportamento é difícil. Mudar o comportamento de um cônjuge é quase impossível. Veja como salvar o seu casamento do desastre.

Susan Swann

Você é uma pessoa com falhas. Essa é uma posição que encontra resistência.

É sempre muito mais simples ver as fraquezas dos outros do que as nossas próprias. Reconhecer as imperfeições de nossos cônjuges é uma coisa, mas tentar “consertar” os nossos cônjuges à nossa maneira, bem, isso é apenas uma má ideia.

1. Sua esposa vai se tornar dependente de você

Se ela comprar a ideia de que você é o único que pode resolver todos os seus problemas, ela passa a contar com você para fazer exatamente isso. Se você não permite que sua esposa descubra como resolver os problemas por conta própria, ela vai parar de crescer pessoalmente e tornar-se cada vez mais dependente de você.

2. A falta de igualdade prejudica a intimidade

Quando uma pessoa está tentando controlar a outra, ela a coloca em uma situação de desigualdade. A pessoa no controle acha que sabe o que é melhor – que o cônjuge que ela está tentando consertar é o “quebrado”. Essa falta de igualdade em seu casamento vai matar a intimidade em seu relacionamento.

3. Aumenta o ressentimento

Ela se casou com você, porque o amava, e você a amava. Durante a fase de namoro, você olhou para ela com estrelas em seus olhos e disse-lhe que ela era exatamente o que você estava procurando. Agora, quando você se fixa em seu comportamento, em vez de validar aquilo que é maravilhoso nela, você a faz ressentir-se. As pessoas raramente mudam seu comportamento só porque alguém diz que elas precisam.

Advertisement

4. Você vai se sentir como se estivesse respirando por dois

Já é difícil o suficiente viver a própria vida, e mais ainda quando você tenta também viver a vida de sua esposa. Quando ela resiste a seus esforços para controlá-la e mudá-la, seu trabalho se torna ainda mais difícil. É um desgaste de tempo e energia ficar constantemente procurando maneiras de levar os outros a fazerem o que se quer. (Afinal, você sabe o que é melhor, certo?)

5. Vocês privam-se da oportunidade de perseguir os próprios sonhos

Quando você gasta toda a sua energia tentando mudar o comportamento de outra pessoa, em vez do seu próprio, você precisa alçar voo. Parece contraditório, mas é verdade. O que você gostaria de fazer com a sua vida? Que sonhos você está colocando em espera enquanto gasta seu tempo tentando mudar sua esposa?

Concentre-se em apreciar sua esposa. Você se apaixonou por ela por um motivo. Qual foi? Como ela complementava e completava você? Nós todos queremos nos sentir amados, aceitos e ter nossos sentimentos validados. Amor e aceitação fazem aflorar o melhor do outro. Crítica e controle têm efeito contrário.

Benjamin Franklin deu este sábio conselho: “Mantenha os olhos bem abertos antes do casamento, e semicerrados depois.” Com sorte, você entrou em seu casamento com os olhos bem abertos. Você viu pontos fortes e fracos de sua companheira. Mantendo os olhos semicerrados depois do casamento significa tolerar pequenas fraquezas e falhas dela ao invés de focar neles. Acreditando que o melhor geralmente traz o melhor.

No filme popular, “Frozen”, um verso da música “Fixer-Upper”, diz: “Todo mundo está um pouco quebrado.” Tenha em mente que a única pessoa que você pode realmente ser bem-sucedido em “consertar” é você mesmo.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 5 reasons why trying to ‘fix’ your spouse is a recipe for disaster.

Toma un momento para compartir ...

Susan Swann

Read about the power of families to seek after the one in Susan's book: Coming Home: A Mormon's Return to Faith. Learn more at www.returntofaith.org You can reach Susan at: