Estudos comprovam: Uma atitude que pode fazer milagres na sua relação amorosa

Pesquisas mostram que a sua “sorte” conjugal pode ser melhorada através de expressões de gratidão. Veja 5 formas que funcionam mais do que outras.

23,438 views   |   2 shares
  • Este artigo foi originalmente publicado no blog "Uniting Couples to Strengthen Families" e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

  • Algo que eu adoro são restaurantes chineses, e não é só porque eles abrem no dia de Ação de Graças caso eu sinta preguiça de cozinhar. Mesmo que eu tenha me tornado mais cínica ao longo dos anos, tenho que admitir que ainda sinto certa emoção com a expectativa de abrir um novo biscoito da sorte. Talvez seja pela possível ironia do que se pode desvendar, ou certas ideias que fazem você olhar por cima do ombro como se estivesse sendo vigiado (talvez seja apenas a paranoia falando). Pode ser o fato de que isso me lembra minha infância e traz lembranças divertidas de visitas ao China Town, ainda que os biscoitos da sorte sejam realmente uma tradição americana. Não importa o resultado, é um ritual de fim de refeição que meu marido e eu esperamos ansiosos para concluir todas as vezes que vamos a um restaurante chinês.

  • Eu tenho guardado alguns dos nossos anteriormente abertos papeizinhos da sorte, por suas declarações incisivas e divertidas.

  • Ainda me lembro de quando eu ri alto ao ler o pedaço de papel que dizia: "Você é sempre divertido e delicioso", e acrescentei: "Uau, querido... Alguém aqui me conhece", com sarcasmo e meu marido respondeu sem sarcasmo: "Sim, é verdade porque ele estava sendo gentil. Quando eu o colei no espelho do banheiro e disse: "Assim você vai se lembrar disso quando estiver com raiva de mim", ele deixou lá, porque esse é o tipo de marido que ele é.

  • Uma vez, quando ele abriu um que dizia: "A foto não capta o seu charme", eu me perguntei em voz alta se alguém na cozinha tinha propositadamente preparado esse para ele, porque era tão verdadeiro. Esse eu guardei para mim.

  • No entanto, outra sorte está associada à lembrança de meu marido rir um pouco alto demais quando leu as palavras impressas do meu biscoito: "Esteja disposto a admitir que você possa estar errado. Você é apenas um ser humano." Bem, ninguém ganha sempre.

  • Algumas noites atrás, meu marido entrou com um biscoito da sorte e anunciou que ele havia guardado desde o almoço daquele dia para abri-lo comigo. Quando ele abriu, nós dois começamos a rir, porque estava vazio. "Bem, isso é um sinal muito ruim, ou realmente um bom sinal", eu disse, "Acho que somos nós que projetamos nossa própria sorte." Há realmente muita verdade nessa afirmação, e eu acredito que experimentar boa sorte começa com a gratidão.

  • Advertisement
  • A gratidão tem sido um tema comum nas pesquisas sobre a felicidade na última década, e seus benefícios na proteção da saúde mental e até mesmo física são amplamente divulgados. Como terapeuta, eu tenho incentivado muitos clientes a identificarem ativamente, etiquetar e gravar fontes diárias de gratidão. O que pode ser menos frequentemente estudado, no entanto, são os benefícios evidentes da gratidão nos relacionamentos. A gratidão é, na verdade, uma via importante para a melhoria dos relacionamentos.

  • Faz sentido se observarmos que expressar apreciação no casamento está associado a uma satisfação conjugal superior ou aumento de sentimentos positivos no destinatário. Isso é verdade, e tanto na pesquisa transversal quanto na longitudinal, parece haver uma relação recursiva forte entre expressar gratidão e a felicidade conjugal.

  • O que é mais interessante para mim é que pesquisas entre casais mostram que a pessoa que expressa a gratidão é beneficiada tanto ou mais do que a pessoa que recebe expressões de gratidão. Em estudos longitudinais, há uma diferença entre os casos em que os parceiros apenas identificam valores no parceiro, mas não o expressam, e aqueles que o fazem. Em suma, expressar gratidão não só aumenta os sentimentos positivos, mas alto nível de compromisso no relacionamento para a pessoa que expressa gratidão.

  • Em outras palavras, expressar gratidão (a menos que você esteja sendo sarcástico, falso e um idiota completo na maior parte do tempo) irá ajudá-lo a se sentir melhor sobre o seu relacionamento.

  • Quanto mais você expressa apreciação, mais provável é que você invista no relacionamento, e mais provável é que seu cônjuge se sentirá melhor e aumentará a sua capacidade de corresponder. O aumento da capacidade de resposta ajuda a construir a segurança no relacionamento.

  • Então, eu posso saltar para a conclusão de que quanto mais você expressar gratidão ao seu cônjuge (sem sufocá-lo), menos provável será que você acabe no meu escritório? Eu não sei de forma definitiva, mas posso postular com segurança essa impressão.

  • Aqui estão cinco maneiras simples para expressar gratidão:

  • 1. Faça uma lista das qualidades que você aprecia e verbalize-as para o seu cônjuge

  • Eu já tive casais em uma ocasião fazendo esta tarefa na sessão de terapia, e na maioria das vezes, a energia na sala literalmente muda. Há algo poderoso sobre ambos ouvirem o que o cônjuge aprecia um no outro no geral e em expressarem isso verbalmente.

  • Advertisement
  • 2. Bilhetes

  • A qualquer hora. Em qualquer lugar.

  • 3. Observe pequenos sacrifícios e verbalize-os

  • Ênfase em pequenas palavras. Às vezes ficamos um pouco rotulados sobre coisas pequenas. Elas são muito importantes.

  • 4. Diga aos seus filhos na frente de seu cônjuge

  • Eu estou sempre pregando sobre dizer a seus filhos o quão incrível o seu cônjuge é; eu roubei essa ideia do meu marido porque ele é muito bom nisso. Eu escrevi um post sobre isso no meu blog.

  • 5. Seja criativo

  • Escreva expressões de gratidão em um papelzinho e coloque-os em biscoitos da sorte. Escreva na parte superior do pote de manteiga com um palito (o meu marido faz isso). Escreva um bilhete no espelho do banheiro com batom. Escreva na janela do carro ou pára-brisa com marca-textos. Escreva na poeira sobre a bancada (preventivamente talvez agradecendo o seu cônjuge por limpar?). Encontre uma música que expresse gratidão e toque-a. Se você quer um retrocesso aos tempos do colégio, escreva na palma das suas mãos (o quê, você não fez isso no colegial?). Seja divertido!

  • Gratidão ajuda a identificar a sorte que esteve bem na sua frente o tempo todo. É uma ferramenta poderosa no fortalecimento das relações de casal para ambas as partes.

  • No espírito da temporada de Ação de Graças, seria divertido começar um diário de gratidão do casal, em que vocês escrevessem um para o outro as coisas que você aprecia sobre ele naquele dia. Meu marido e eu fazemos isso. É muito divertido, e leva tão pouco tempo.

  • Apenas no caso de o meu marido não poder pensar em nada para escrever sobre mim naquele dia, eu disse a ele que pode começar com: "Você é sempre divertida e deliciosa", que ainda está lá colado no banheiro do meu quarto. De qualquer forma, eu sou grata por ele ter tido o bom senso de humor de deixá-lo lá exposto. É outra gratidão para dizer a ele.

  • Para ler resumos de algumas pesquisas relevantes sobre o assunto, você pode clicar aqui ou aqui também.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Lori Cluff Shade, Ph.D,. é Terapeuta licenciada de Casais e Família, comprometida a providenciar informações para melhorar a qualidade das relações maritais e familiares, esposa e mãe de 7 filhos.

Website: https://drlorischade.wordpress.com/

Estudos comprovam: Uma atitude que pode fazer milagres na sua relação amorosa

Pesquisas mostram que a sua “sorte” conjugal pode ser melhorada através de expressões de gratidão. Veja 5 formas que funcionam mais do que outras.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr