Seguir os passos do Salvador: Servindo ao próximo

"Cada vez mais, observo que se reclamamos da vida, é porque estamos pensando somente em nós mesmos" . Ao servirmos nosso próximo nos tornamos mais felizes e gratos.

1,814 views   |   3 shares
  • Quando servimos a outras pessoas, nossos próprios problemas parecem diminuir, ficamos mais gratos pelas bênçãos que recebemos, nos tornamos mais altruístas e menos egocêntricos. À medida que servimos outras pessoas, causamos uma influência positiva não somente na vida das pessoas que servimos, mas também na vida de pessoas que veem nosso exemplo e sentem a vontade de ajudar outras pessoas sem esperar nada em troca.

  • Exemplo e alicerce para as gerações futuras

  • Ao darmos um bom exemplo de servir ao próximo, estamos estabelecendo o alicerce para as gerações futuras terem uma sociedade mais justa, amorosa, abnegada e cheia de compaixão, menos egoísta, gananciosa, impiedosa e centralista. Com esse exemplo, as gerações futuras aprenderão que a felicidade não está na quantidade de coisas que adquirem, mas sim na quantidade de amigos verdadeiros que fazem e na quantidade de pessoas a sua volta que os amam e lhes querem bem.

  • As ações de serviço ao próximo devem ser feitas sem esperar nada em troca. É diferente do trabalho remunerado, que fazemos por um interesse; nesse caso, o único interesse que deve haver é o de ajudar outras pessoas e nos sentirmos mais alegres por sentir que fizemos algo bom para alguém.

  • Servir de qualquer forma com qualquer recurso

  • Algumas vezes somos egoístas ao não oferecer coisas simples como nosso tempo. Uma das maiores dádivas que podemos dar ao nosso próximo é o nosso tempo. Para o amor crescer é preciso tempo, não no sentido de demora, mas no sentido em que se deve passar tempo junto. Ao darmos do nosso precioso tempo aos outros, o amor se desenvolve, amadurece e se fortalece.

  • Nossos sacrifícios envolvem coisas que fazemos cotidianamente em nossa vida pessoal, abrir a porta do carro para a esposa, lavar a louça, são coisas simples, mas são pequenas oportunidades que temos de servir às pessoas que queremos bem. Ao fazermos essas coisas simples, demonstramos às pessoas que são beneficiadas com essas pequenas atitudes que elas são importantes, notadas e amadas.

  • Amar é servir

  • Uma vida de serviço ao próximo é a mais adequada demonstração de amor. Jesus Cristo ensinou-nos que o segundo grande mandamento é amar ao próximo como a nós mesmos. Esse ensinamento resume o que devemos e o que não devemos fazer, basta pensar se gostaríamos que alguém nos fizesse o que estamos fazendo. A maior demonstração de amor é o modo que nos comportamos com relação à determinada pessoa ou o que fazemos para essa pessoa, sendo assim, o modo que servimos é uma demonstração do amor que temos.

  • Advertisement
  • Existem várias coisas que podem ser feitas para se prestar serviço ao próximo. Existem pessoas que sofrem com avanços da idade, deficiências físicas, crianças e jovens que não têm os pais ou são carentes de ensinamentos corretos ou amor; para estes, podemos estender a mão e oferecer ajuda em seus desafios que enfrentam muitas vezes sozinhos.

  • Atentar para as necessidades do dia a dia

  • Não precisamos procurar oportunidades de servir ao próximo, basta estarmos atentos às coisas que acontecem no nosso dia a dia, analisarmos as pessoas a nossa volta, os desafios que tal pessoa enfrenta e desse modo encontraremos muitas oportunidades de ajudar essas pessoas. algumas vezes só o que uma pessoa precisa é de dois ouvidos dispostos a escutar o que ela tem a dizer, em outros casos, um conselho.

  • Se ainda assim não encontrar oportunidades de servir ao próximo, existem muitas entidades que necessitam de ajuda como orfanatos, asilos, ONGs etc. Essas entidades, mesmo que sejam boas e ajudem um grande número de pessoas, muitas vezes são mantidas com dinheiro de doações, sendo assim, não disponibilizam de verba para manter muitos funcionários, então, necessitam de pessoas que estejam dispostas a ajudar sem receber pelo trabalho prestado. Elas recorrem então aos voluntários, pessoas que estão dispostas a ajudar com seu tempo, talentos, conhecimentos e ânimo para ajudar aqueles que precisam. Com certeza se estiver disposto a ajudar você encontrará uma entidade que se adeque aos seus princípios e valores morais e que precise de sua ajuda.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Moroni Ataide nasceu em São Paulo é Redator e Publicitário. Já trabalhou com revisão e edição de textos, monitoria de qualidade e com treinamenos de desenvolvimento pessoal.

Seguir os passos do Salvador: Servindo ao próximo

"Cada vez mais, observo que se reclamamos da vida, é porque estamos pensando somente em nós mesmos" . Ao servirmos nosso próximo nos tornamos mais felizes e gratos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr