Quanto mais estudo menos religião? A resposta você encontra aqui

Será que um aumento na nossa educação se traduz numa diminuição da nossa fé e espiritualidade?

João Martins

Vivemos numa época fantástica. A tecnologia evoluiu de uma forma tão acelerada que passamos de transporte usando cavalos para carros; deixamos de ter de esperar dias e até semanas para nos comunicar com alguém longe e passamos a conseguir fazer com apenas um click. Hoje em dia, a ciência também evoluiu bastante, e somos capazes de saber responder a muitas perguntas que no passado eram impossíveis. Também, nos dias de hoje, mais jovens têm acesso a uma educação superior, o que fez aumentar o número de pessoas com um conhecimento mais alargado e com uma cultura mais elevada.

Mais educação = maior procura por Deus

Esse aumento na educação, na cultura e no conhecimento das pessoas fez com que a religião e as instituições religiosas fossem mais questionadas nas suas doutrinas e formas de agir. Devido a esse aumento na educação das pessoas, surgiu a ideia de que quanto maior a educação de uma pessoa, então menor seria a sua religiosidade. Uma pesquisa realizada por uma empresa americana de estudos estatísticos, Gallup Inc, sobre esse mesmo tema mostrou resultados interessantes.

Segundo esse estudo:

  • 88% das pessoas com uma pós-graduação na universidade (mestrado e doutorado) acreditam que existe um Deus ou um Espírito Universal, quando comparado a 97% das pessoas que têm até o Ensino Médio.

  • Por outro lado, pessoas com uma escolaridade mais baixa, cerca de 65%, afirmam que a religião é importante ou “muito importante” nas suas vidas, contra 53% das pessoas com uma pós-graduação universitária.

    Advertisement
  • Apesar dessas diferenças, mais da metade das pessoas com uma elevada educação acredita num ser supremo e que a religião é importante nas suas vidas.

Apesar do aumento da cultura e do conhecimento que vamos adquirindo, a parte espiritual continua a ser muito importante; enquanto a educação nos permite encontrar um bom emprego ou entender melhor como o mundo funciona, a religião (o lado espiritual) permite encontrar um maior equilíbrio emocional, e também, uma maior ligação de pertencimento e serviço com quem está à nossa volta.

Mais educação = maior visão global

Com o aumento da educação, também aumenta a noção do mundo à nossa volta. Os problemas que nos rodeiam, como a pobreza, a fome, entre muitos outros, são melhor compreendidos. E, aumenta também a necessidade de fazer algo para ajudar, principalmente em comunidade.

Um outro estudo, realizado pela mesma empresa, observou algo interessante:

  • 70% das pessoas que têm uma graduação superior são membros de uma instituição religiosa, contra 64% das pessoas com uma educação até o Ensino Médio.

    Advertisement
  • Das pessoas que são membros, o valor das pessoas que realmente frequentaram a igreja, nos sete dias antecedentes à data da pesquisa, é sensivelmente igual (47% e 43%).

Por outro lado, algo curioso acontece quando a pergunta é sobre a confiança nas instituições e nos seus líderes espirituais.

  • As pessoas que têm uma educação até o Ensino Médio, cerca de 52% têm uma elevada confiança nas instituições, contra 34% das pessoas com uma educação mais elevada.

  • Por outro lado, 63% das pessoas com uma educação elevada colocam os valores morais e de ética num padrão muito elevado para os seus líderes espirituais, contra 43% das pessoas com uma educação até o Ensino Médio.

Maior conhecimento = maior capacidade de fé genuína e profunda conversão

Esses estudos demonstram que uma educação mais elevada não significa que a pessoa terá menos fé. O que isso pode indicar talvez é que irá fazer mais perguntas e irá procurar as respostas. Do mesmo modo, um aumento na educação faz com que exista uma diminuição da confiança nas instituições, derivado de se fazer perguntas e se questionar as ações dos líderes espirituais e da própria instituição em assuntos sensíveis ou em escândalos que podem ter acontecido; por isso, quanto maior for a educação da pessoa, maior é a exigência ética e moral que essas pessoas têm em relação aos seus líderes religiosos.

Advertisement

Na prática, quando nós aumentamos o nosso conhecimento, nós aumentamos também o nosso desejo de saber mais e também exigimos mais. O mesmo acontece quando aumentamos em fé e conversão, pois também começamos a exigir mais de nós mesmos e também procuramos saber mais respostas para as nossas perguntas mais íntimas.

Max Plank, um físico famoso que recebeu o prêmio Nobel em 1919, fez duas citações com as quais termino este artigo:

“Religião e ciência natural combatem unidas numa batalha incessante contra o ceticismo e o dogmatismo, contra a descrença e a superstição. E a palavra de ordem nesta luta sempre foi e para todo sempre será: em direção a Deus!”, e que “a prova mais imediata da compatibilidade entre religião e ciência natural, mesmo sob análise detalhada e crítica, é o fato histórico de que justamente os maiores cientistas de todos os tempos, homens como Kepler, Newton, Leibniz, estavam imbuídos de profunda religiosidade.”

Veja também: Porque você deve ir à Igreja

Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts