Princípios para ensinar a criança a ouvir música

Veja aqui o que você, como pai ou mãe, pode fazer para ajudar seus filhos a desenvolver o bom gosto musical e aprenda os princípios e vantagens da música em nossa vida.

9,246 views   |   22 shares
  • Este artigo foi publicado originalmente no blog Pais, Filhos e Escola e republicado aqui com permissão.

  • A música está presente na vida dos seres humanos desde os primórdios de sua existência, seja em ritos culturais, sociais ou religiosos. Somos seres musicais por essência.

  • Pesquisas como as de Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard (EUA), e Gaser, da Universidade de Jena (Alemanha), revelaram que, ao comparar cérebros de músicos… e não músicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor.

  • Mas os benefícios não são somente aos instrumentistas.

  • Benefícios de ouvir música

    1. Os estudos apontam também que, mesmo se o contato com a música for feito por apreciação, isto é, não tocando um instrumento, mas simplesmente ouvindo com atenção e propriedade (percebendo as nuances, entendendo a forma da composição), os estímulos cerebrais também são bastante intensos.

    2. Ao mesmo tempo em que a música possibilita estímulos cerebrais, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações, isto é, a aprendizagem, comprovadas em pesquisas como as do húngaro Losanov que concluiu que, expostos à música clássica, lenta, a pessoa passa do nívelalfa (alerta) para o nível beta (relaxados, mas atentos); baixando a ciclagem cerebral, aumentam as atividades dos neurônios e as sinapses tornam-se mais rápidas, facilitando a concentração e a aprendizagem.

    3. Schaw, Irvine e Rauscher, americanos, investigaram o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças que estudavam algum instrumento musical aos que não estudavam música, sendo que o primeiro grupo apresentou desempenho superior em matemática em relação ao segundo.

    4. A música tem seu lugar no desenvolvimento afetivo da criança. Quando colocamos o bebê próximo ao peito e cantamos para ele, as batidas do coração mais a canção levam-no à tranquilidade e relaxamento. Por essa e outras razões, a linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas de conhecimentos mais importantes a serem trabalhadas na Educação Infantil, ao lado da linguagem oral e escrita, do movimento, das artes visuais, da matemática e das ciências humanas e naturais. Países desenvolvidos oferecem cursos aos professores para que a aplicabilidade musical seja exercida competentemente. No Brasil, ao contrário, não há formação, tampouco preocupação com o desenvolvimento musical dos pequenos.

  • Advertisement
  • Então, cruzamos os braços?

  • Pelo contrário, podemos ensinar as crianças, em casa ou na escola ou, ao menos, estimular os ouvidos à apreciação musical.

  • Em primeiro lugar, defina você, condutor dessa aprendizagem, pais ou professores, o que é uma música de qualidade. Pesquise músicas de diferentes gêneros, jazz, blues, clássica, rock, folk, eletrônica…

  • Pesquisadas as músicas, é hora de ouvir. Ouvir de verdade. Não realize outra tarefa, apenas ouça. Pense em um instrumento que tem afeição e procure-o dentro da música, perceba se o instrumento é constante ou só em determinadas partes. Faça questionamentos internos: Esse instrumento preenche vazios da música? Esse trecho da música é mais intenso? Esse instrumento pode ser conciliado com outro? Que tipo de emoção está provocando? Este instrumentista é mais ou menos habilidoso? O ritmo da música é constante? Quanto mais você "observar" a música, mais vai compreendê-la.

  • E com as crianças?

  • Vamos começar pelos bebês

    • coloque para seu bebê, ainda no útero materno, músicas diversas, com maior atenção às clássicas. Faça isso diariamente.

    • Peça para o papai cantar para ele. No útero, o bebê possui maior percepção aos sons graves, por isso, o canto do papai é tão importante.

  • Crianças de 0 a 2 anos

    • Nesta fase, a música está inteiramente relacionada ao desenvolvimento da linguagem, da afetividade e das relações sociais.

    • Mantenha um ambiente musical eclético. Coloque, para que ela ouça, músicas de gêneros variados.

    • Disponibilize materiais que apresentem sonoridade, brinquedos, chocalhos, tambores.

    • Na escola, ou em casa, a partir do primeiro ano de vida, é possível organizar uma bandinha de sucatas, com chocalhos diferenciados, tambores e baquetas, que poderão ser acompanhados por música cantada ou tocada.

    • As músicas infantis agradam muito as crianças, portanto, devem ser oferecidas também, mas lembrem-se que qualidade musical independe de gênero, portanto, procure por boas músicas infantis.

    • Leve os pequenos a shows destinados a sua faixa etária. Na cidade de São Paulo, periodicamente, há concertos ao ar livre ou destinados à família.

  • Crianças maiores de três anos

    • Continue expondo a criança a músicas de qualidade, lembre-se que seu objetivo é estimular as sinapses cerebrais para que as funções cognitivas sejam desenvolvidas. E mais, a criança ouve o que você ouve.

    • A partir dos três anos a criança começa a perceber os instrumentos dentro da música. Ofereça a ela, músicas executadas com apenas um instrumento, por exemplo, tocada só com o violão ou só com teclado; mostre a ela o instrumento, vá até uma loja e deixe que olhe, pegue com as mãos, experimente. Nessa fase de desenvolvimento, a experimentação é fundamental.

    • Use microfones. As crianças adoram cantar ao microfone e quando a fazem podem ouvir sua própria voz, verificar a tonalidade e volume.

  • Advertisement
  • Em qualquer situação ou idade, você deve ter claro que socialmente, a criança estará exposta a todos os tipos de música, boas ou ruins e que executando atividades musicais como as propostas neste post, elas estarão seguras do seu gosto musical e dificilmente serão influenciadas por modismos dos meios de comunicação de massa.

  • Uma dica valiosa aos professores de educação infantil, que não se consideram grandes cantores; usem e abuse dos CDs. Crianças pequenas reproduzem o que ouvem!

  • Cantores de chuveiro ou tocadores de campainha, não importa! A música nos acalma, nos inspira, nos alegra… Nos desenvolve!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Luciana Cairo é empreendedora criativa, co-fundadora do grupo “A Vida Que Você Quer” e co-idealizadora de programas que facilitam o processo de autoconhecimento e alcance de metas, atendendo pessoas que buscam uma vida com mais propósito. Tem paixão em ajudar famílias a se ajustarem e se fortalecerem. Auxilia mães a encontrarem o equilíbrio entre vida familiar e profissional. Mãe de três filhos, casada há 21 anos, pedagoga de formação, acredita que a família é a base para a formação de um mundo melhor!

Website: http://avidaquevocequer.com.br/

Princípios para ensinar a criança a ouvir música

Veja aqui o que você, como pai ou mãe, pode fazer para ajudar seus filhos a desenvolver o bom gosto musical e aprenda os princípios e vantagens da música em nossa vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr