Mirar o futuro e acertar a rota do presente

Como pais e mães, aprenda como inspirar os filhos a sonhar, planejar o futuro e adquirir a sede de vida necessária para crescer e através de boas escolhas, realizar seu plano de vida.

Luciana Cairo

Este artigo foi publicado originalmente no blog Pais, Filhos e Escola e republicado aqui com permissão.

Diariamente conto histórias para minha filha menor antes de dormir. Há um mês ela cismou com um livro de fábulas e histórias escritas de Esopo e La Fontaine. Estamos na segunda rodada do livro, mas tem uma história que ela pede com mais frequência… Chama-se “O Astrólogo”.

“A história é de um astrólogo apaixonado pelas estrelas e astros e que todos os dias conta os minutos para que chegue logo a noite. Um dia, o astrólogo se distrai tanto olhando o céu que cai dentro de um poço. Todo molhado, chama por socorro até que um homem que passava por ali veio ajudá-lo. O homem que jogou a corda e salvou o astrólogo ficou muito zangado e lhe disse com severidade que ao invés de olhar as estrelas que estão lá ao longe ele deveria prestar atenção às coisas que estão a sua frente.”

Encerro a leitura da nota de rodapé que traz a moral da história:

“De nada adianta olhar apenas coisas distantes, é preciso também enxergar o que está ao nosso redor.”

Advertisement

Não é que a história serve para nós adultos?

Ficam as reflexões:

  • Quantas vezes estamos mirando somente o futuro?

  • Quantas vezes estamos vendo o “quintal do vizinho”?

  • O quanto nos indignamos com as atrocidades que acontecem pelo mundo e não enxergamos o quanto podemos contribuir dentro da nossa casa?

    Advertisement
  • Nos preocupamos com o carro novo que iremos comprar, com a viagem internacional que vamos fazer, com as aparências que precisamos manter…

Que fique claro que Planejar é diferente de se Pre(ocupar).

Fiquemos atentos para que nossos sonhos não ocupem o lugar do nosso presente e que nosso olhar que critica a violência, a corrupção e falta de caráter se transforme em uma autocritica de nossas atitudes dentro de casa.

Olhemos sim para as pequenas conquistas do dia a dia, as pitadas de alegria que Deus nos promove e principalmente aos nossos filhos que são como plantas que devem ser regadas diariamente, com nossa atenção, com nosso tempo, com nosso amor, para que lá no futuro possamos ainda tê-los conosco.

Vamos mirar o futuro acertando a rota do presente!

Advertisement

Quais ações posso realizar ainda hoje para melhorar meu relacionamento com meus filhos? Com meu cônjuge? Com meus familiares?

Toma un momento para compartir ...

Luciana Cairo

Luciana Cairo é empreendedora criativa, co-fundadora do grupo “A Vida Que Você Quer” e co-idealizadora de programas que facilitam o processo de autoconhecimento e alcance de metas, atendendo pessoas que buscam uma vida com mais propósito. Tem paixão em ajudar famílias a se ajustarem e se fortalecerem. Auxilia mães a encontrarem o equilíbrio entre vida familiar e profissional. Mãe de três filhos, casada há 21 anos, pedagoga de formação, acredita que a família é a base para a formação de um mundo melhor!