6 sinais de que você está fazendo o certo no casamento

Pergunte-se o quão forte o seu casamento é realmente? Pontue a si mesmo enquanto você lê estas sugestões de especialistas em como fortalecer o que você já tem.

Katie Nielsen

Quando você ouve as estatísticas do tipo “40-50 por cento dos casais se divorciam” é normal sentir-se um pouco preocupado. Todos gostaríamos de saber como melhorar as nossas relações com nossos cônjuges. O que se segue é uma compilação das características que os especialistas dizem fazer, casamentos felizes e fortes. Compare seu próprio casamento com esta lista. Como um casal, vocês terão suas próprias forças e fraquezas, mas existem algumas coisas que você poderia estar fazendo melhor:

1. Tenham suas piadas internas (aquelas que só vocês dois entendem)

Você se lembra dos tempos da escola, quando você tinha uma pessoa principal ou grupo de amigos com quem você sempre saía? Às vezes, uma única palavra ou frase foi o suficiente para fazer todo mundo rir porque todos se lembram “daquela vez que…”

Quando se está casado, deve-se buscar por esse mesmo tipo de relacionamento com seu cônjuge. “Bons casais tendem a ver seus parceiros como seus melhores amigos”, diz o psicoterapeuta e autor Charles Schmitz. “Ter piadas e histórias internas é parte do que constrói essa ligação.” Trate seu cônjuge da maneira que você tratava seus melhores amigos enquanto crescia, e veja a diferença que faz em seu relacionamento.

2. Vocês ainda estão aprendendo coisas novas de um sobre o outro

Uma vez casados, vocês podem ter se tornado relaxados em melhorar seu relacionamento. Você pode sentir que já sabe tudo o que há para saber sobre o outro. Afinal, vocês passam todo o seu tempo livre juntos. No entanto, você ficará surpreso com o fato de que não importa há quanto tempo você é casado, ainda vai descobrir que existem coisas que você não sabia sobre o seu cônjuge.

Tire um tempo para “conhecer” o seu cônjuge através de novas perguntas a cada dia. “Você prefere isso ou…” perguntas são especialmente divertidas e surpreendentes. Será que o seu cônjuge não tem os poderes de Harry Potter ou o dinheiro de JK Rowling? Talvez seja a hora de descobrir.

Advertisement

3. Vocês brigam um com o outro

Não, a fase da lua de mel não dura para sempre. E sim, é normal e natural brigar de vez em quando. Na verdade, um estudo de 2011 descobriu que os casamentos com conflitos são mais saudáveis e duram mais do que aqueles sem. Isso pode ser porque os casais que não brigam não estão tão comprometidos com os seus relacionamentos ou porque eles permitem que o ressentimento os apodreça. Isto eventualmente leva a brigas mais sérias, rancores e diferenças.

Claire Kamp Dush, o principal autor do estudo, explicou: “Quando você entra em um casamento, os níveis de conflito iniciais provavelmente persistirão ao longo do tempo.” Apesar de ter grandes conflitos continuamente ser problemático, não tenha medo de trabalhar com os desentendimentos e disputas que possam surgir.

4. Vocês não dividem as tarefas meio a meio

Casais fortes não mantêm pontuação quando se trata de tarefas. Eles apenas fazem o que precisa ser feito (mesmo se um deles já trocou 10 fraldas enfileiradas) sem discutir de quem é a vez. Quando a sua principal preocupação é fazer o seu cônjuge feliz ao invés de ter certeza que você está fazendo apenas o seu “quinhão” de tarefas, você sabe que está fazendo o certo no casamento. A próxima vez que o seu cônjuge lhe pedir para fazer alguma coisa (mesmo que normalmente não seja sua tarefa) morda a língua e apenas faça. Você ficará surpreso em ver como é bom servir o seu cônjuge de livre e espontânea vontade.

5. Vocês socializam um com o outro, em vez de usar mídias sociais

Outro indicador de um casamento forte é a falta de meios de comunicação social. Pesquisas sugerem que as plataformas de mídia sociais quanto mais você e seu cônjuge usam, menos satisfação encontram em seu relacionamento. Isso pode ser porque o tempo gasto em mídia social tira o tempo de um casal estar junto, minando laços e permitindo que parceiros conversem discretamente com membros do sexo oposto.

Se parte da sua rotina noturna é sentarem em extremos opostos do sofá navegando pelo Facebook, Snapchat ou Instagram, façam uma meta de fazer isso apenas algumas poucas noites por semana, e passe a maior parte do tempo socializando com seu cônjuge.

Advertisement

6. Vocês fazem coisas novas juntos

É bom ter uma rotina para algumas coisas, mas se você não mudar as coisas por anos a fio, você vai encontrar a apatia e tédio rastejando em seu casamento. Os casamentos de sucesso são preenchidos com variedade. O suspense e emoção que vem de tentar novas atividades em conjunto ajudam a reforçar o seu vínculo. Vocês não têm que saltar de paraquedas, mas podem experimentar uma aula de dança de salão ou visitar um museu onde nunca estiveram antes. Sair de suas zonas de conforto significa que vocês vão confiar mais um no outro, e criar ainda mais divertidas lembranças (e provavelmente algumas piadas internas). Mantenha as suas noites de namoro renovadas e únicas.

Se nenhuma dessas características descreve o seu casamento agora, não se desespere. Contanto que você e seu cônjuge estejam ambos dispostos a fazer o esforço, nunca é tarde demais para fazer uma mudança para melhor.

Para saber mais, leia “10 coisas que ninguém lhe contou sobre ser casado.”

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 6 signs you’re doing marriage right.

Toma un momento para compartir ...

Katie Nielsen

Katie Nielsen se formou em inglês com ênfase em escrita técnica. Ela já foi professora de inglês e é uma escritora com obras publicadas.