10 sinais de que seus filhos estão lidando com o divórcio de maneira positiva

O divórcio é um momento difícil, de muitas formas. Preocupamo-nos com o nosso futuro, segurança e com os nossos filhos. Como eles estão lidando com essa transição?

2,284 views   |   shares
  • O divórcio certamente tem seus efeitos sobre uma família de várias formas, especialmente nas crianças. Como ajudar todos os afetados pelo divórcio a avançar por essa transição? A treinadora em paternidade Rosalinda Sedacca, recomenda observar o comportamento das crianças e oferece essas sugestões:

  • 1. Elas se comportam, falam e parecem ser como sempre foram

  • O divórcio pode ser devastador para as crianças, muitas vezes resultando em ansiedade, medos, dor, raiva, culpa e outras emoções negativas. Se os seus filhos estão interagindo com você e se movendo através de seus dias praticamente como de costume, é um bom sinal. Procure por quaisquer mudanças perceptíveis no humor e comportamento e resolva-os logo no início.

  • 2. Elas ainda sorriem e reagem positivamente ao tempo que passam com você

  • Crianças irritadas têm dificuldade em esconder as suas emoções e tentam evitar o contato com os pais. Elas podem ficar rancorosas, agressivas e beligerantes ou isolar-se e tentar ignorá-los. Crianças felizes aceitam sua atenção e gostam de estar com os pais - como antes do divórcio.

  • 3. Elas fazem perguntas sobre o divórcio e as alterações à frente

  • É normal os seus filhos se preocuparem com o futuro, como seu outro pai está e outras questões durante e após o divórcio. Incentive conversas com seus filhos e responda às suas perguntas de forma honesta - mas de uma forma adequada à idade. Nunca fale mal de seu pai/mãe, não importa quão justificado você possa se sentir.

  • 4. Elas se sentem à vontade para falar sobre as experiências com ambos os pais

  • Crianças bem-ajustadas não se sentem intimidadas ou receosas de compartilhar histórias sobre o tempo que passam com um dos pais. Isso porque seus pais mantêm uma comunicação aberta, não competem por sua atenção e nunca os enche de culpa ou vergonha por amar seu pai ou mãe.

  • 5. Elas mantêm a dinâmica na escola

  • Diminuição do aproveitamento escolar ou agressão na escola são sinais de problemas que podem não ser aparentes. Converse com os professores do seu filho e conselheiros escolares. Também converse com seus filhos diretamente para descobrir o que está acontecendo com eles e como eles se sentem sobre as mudanças em suas vidas. Ouça-os e deixe-os desabafar para que você saiba como ajudar.

  • 6. Elas mantêm relacionamentos saudáveis com os seus amigos

  • Quando as crianças perdem suas amizades depois de um divórcio é muitas vezes devido a sentimentos de vergonha, embaraço, culpa, raiva ou confusão. Eles se sentem impotentes em casa e expressam suas frustrações com os amigos que podem não ser capazes de compreender e apoiá-las quando elas mais precisam. A terapia infantil pode ser de grande ajuda.

  • Advertisement
  • 7. Elas continuam com o esporte, aulas ou outras atividades

  • Crianças felizes se sentem felizes em suas atividades extracurriculares, clubes, esportes e outros programas. Se elas abandonam atividades que costumavam apreciar, esse é um sinal de alerta que não estão lidando bem com os desafios em casa. Hora de buscar assistência com um conselheiro e/ou grupo de apoio.

  • 8. Elas mostram empatia e compaixão pelos outros

  • Crianças bem-ajustadas expressam emoções de empatia quando os outros estão sofrendo. Crianças perturbadas mostrarão pouca preocupação com os sentimentos de irmãos, amigos, animais de estimação e outros. Crianças tristes com o divórcio perdem a capacidade de ser solidárias e compassivas, um sinal de alerta de que elas podem estar sofrendo.

  • 9. Elas falam sobre o futuro

  • As crianças que se animam com eventos futuros, como: aniversários, feriados, férias, atividades escolares futuras e em aprender novas habilidades estão em uma mentalidade positiva sobre o seu mundo. Se elas perderam o seu entusiasmo pela vida, isso é um sinal de depressão e algo para cuidar imediatamente.

  • 10. Recebem bem o carinho de seus pais

  • Crianças bem-ajustadas estão felizes em dar e receber abraços, beijos, palavras de incentivo e outros sinais de carinho de seus pais. Se elas evitam o contato e não respondem às suas palavras e expressões de amor, elas estão enviando uma mensagem de socorro que você precisa atender.

  • Quando os pais têm uma atitude saudável sobre a vida após o divórcio, seus filhos são mais propensos a avançar de uma forma positiva. Se você está tendo problemas que estão afetando seus filhos, procure ajuda profissional o mais rápido possível. Atender às suas necessidades no início pode fazer a diferença entre os problemas passageiros e os de longo prazo que afetam seus filhos emocional e psicologicamente nas próximas décadas.

  • _Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 10 signs your kid is handling divorce in a positive way.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Rosalind Sedacca is recognized as The Voice of Child-Centered Divorce. She is a Divorce & Parenting Coach and Founder of the Child-Centered Divorce Network for parents. Rosalind is also the author of How Do I Tell the Kids about the Divorce? A Create-a-Storybook Guide to Preparing Your Children - with Love! This internationally acclaimed ebook provides an innovative new approach to breaking the divorce news to your children and setting the stage for positive parenting ahead. Rosalind also provides Personal Coaching services, via phone or Skype, on all facets of divorce and parenting issues. Her Mastering Child-Centered Divorce 10-hr Audio Coaching Program with Workbook provides valuable insights, tips and advice on co-parenting successfully on behalf of the children you love! Rosalind’s helpful resources throughout this website will help you create the best possible outcome for your family in the months, years and decades to come.

Website: http://www.childcentereddivorce.com

10 sinais de que seus filhos estão lidando com o divórcio de maneira positiva

O divórcio é um momento difícil, de muitas formas. Preocupamo-nos com o nosso futuro, segurança e com os nossos filhos. Como eles estão lidando com essa transição?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr