15 mitos perigosos sobre a vida que precisamos parar de propagar

A vida pode ser bela! Sem culpa, sem fórmula e sem falsas ideologias. Se você quer ser feliz de verdade, é hora de parar de pensar conforme vê por aí nestas 15 situações.

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Na sociedade atual onde a ostentação da felicidade parece ter virado moda, estamos nos empenhando mais em parecer felizes ao invés de ser feliz de fato. A busca pela fórmula da felicidade nunca esteve tão em alta, seja buscando o corpo, o carro, a roupa, o relógio ou a casa que traz consigo a felicidade. Estamos nos enganando cada vez mais, em especial quando acreditamos e propagamos essas falsas ideologias. Corrija-se e perceba que você não precisa de nada disso para ser feliz.

1. Sucesso padronizado

O sucesso na vida não segue padrões. Não é igual para todo mundo. O alcance da felicidade está bem além de um corpo padronizado, uma casa muito bela e grande, um bom emprego, o carro do ano ou o cônjuge perfeito. O verdadeiro sucesso é dançar do seu jeito, rir, estudar o que gosta, comer o que deseja, brincar à sua maneira, ouvir as músicas que gosta e ir e vir com liberdade. Trata-se de algo interior, de alma mesmo, ninguém além de você pode ditar o que é ou deixa de ser o sucesso na sua vida.

2. A vida é dura demais

Se trabalhar duro é sinônimo de vida para você e temer as segundas-feiras é rotina, sua visão de vida está distorcida. A vida deve ser leve, prazerosa, repleta de momentos alegres e felizes. A leveza é conquistada quando encaramos a vida com amor, com honestidade, quando nosso estilo de vida é verdadeiro para nós, tudo se torna leve, natural e sem esforço.

3. Tudo é o acaso

Errado! Algumas situações fogem do nosso controle, isso dá um toque de graciosidade na vida. Mas apenas um toque. Onde estamos agora é fruto de escolhas que fizemos em algum momento. Onde iremos estar no futuro é o fim do caminho que estamos escrevendo agora. Encare a vida como um livro onde você é o escritor, abrace os dias como criador de sua própria história. Acredite no poder de suas palavras, ações e pensamentos para construir os dias que você desfrutar.

4. Você não é normal!

Coitado de quem pensa assim. Não se engane, não somos divididos em dois grupos: “seres humanos normais” e “seres humanos anormais”. O que existe são seres humanos totalmente diferentes um do outro, mesmo que pertençam a um mesmo grupo. Não se baseie na normalidade de ninguém, considere normal o que lhe faz bem e aquilo que lhe leva para frente. Seja você mesmo seu ponto de referência.

Advertisement

5. Somos rivais

Somos seres humanos diferentes, porém somos todos seres humanos. Mesmo que divididos em grupos sociais e mesmo que cada um tenha sua tribo, somos todos iguais, portadores da mesma essência humana. Cada um com suas preferências e aptidões, o que não deve nos segregar, e sim nos aproximar considerando o que temos de parecido, seja em um familiar ou naquele que você considera seu inimigo.

6. Devemos competir por recursos limitados

À medida que cremos na escassez, maior ela se torna. A vida deve ser abundante e ilimitada. Para que isso aconteça é necessário agirmos como criadores, nos concentrando em contribuir no crescimento de nossos recursos, trabalhando em grupo sempre e não competindo por aquilo que só se torna limitado face ao nosso egoísmo.

7. A felicidade vem de fora

“Só serei feliz quando ganhar tanto” ou “quando tiver aquele corpo” ou “quando me casar estarei feliz”. A felicidade não consiste naquilo que vem de algo ou de alguém, ela está dentro de cada um de nós baseada em uma mentalidade de gratidão e aceitação. O resto é acessório.

8. O rancor faz parte da vida

Quando somos injustiçados é comum carregarmos aquela mágoa por muito tempo, pois não percebemos que o único afetado não é quem, supostamente, nos fez algo ruim, e sim nós mesmos. Experimente perdoar, não pelo opressor, mas faça isso por você e verá quão leve sua alma ficará.

9. Há algo errado comigo

Sempre precisamos melhorar, nunca está bom do jeito que está. Não há nada de errado em querer aprimorar-se, o erro está na insatisfação constante, na falsa crença de que somos inúteis e inadequados. Você é completo do jeito que está, mesmo quando busca melhorar. Não precisa ficar mais magro, mais rico ou mais elegante, sinta-se satisfeito pelo o que é no momento.

Advertisement

10. O que pensam de nós é o mais importante

Muitos casos terapêuticos têm sua raiz na imporância que damos para a opinião do outro. Tudo isso são fantasmas criados por nós mesmos, afinal nunca dá pra saber o que o outro está pensando de você. Não invista seu tempo, sua energia, não se aterrorize nem se limite pela opinião alheia. Quando esse fantasma surgir, lembre-se de que ele não existe, é tudo ficção.

11. Vemos tudo como realmente é

Nem sempre. A forma como enxergamos o mundo baseia-se em experiências passadas, em nossas crenças e valores morais. Esses fatores podem deturpar nossa visão, o que nos leva a ver tudo de maneira diferente do que realmente é. Durante a vida é preciso livrar-se do que está nos deixando cegos. Talvez precise fazer isso algumas vezes.

12. A meditação é algo que as pessoas fazem sobre uma almofada ao nascer do sol

Você pode refletir e estar conectado com seu eu interior durante o dia todo. Relaxe seu ser, sinta o peso do seu corpo, o toque do tecido em sua pele, respire fundo, analise seus movimentos, sinta mais profundamente as sensações, faça tudo isso sem julgamentos. Pronto, você meditou e nem precisou sentar em uma almofada ao nascer do sol.

13. Quando damos algo, perdemos algo

Nada mais recompensador do que a alegria ou o sorriso de alguém ao receber um presente, um bom dia, um abraço ou um elogio. Ao ofertarmos algo, somos o lado que mais ganhou. Nos desprendemos e em troca ganhamos alegria, satisfação e a vida se encarrega de trazer mais coisas boas.

14. Use sempre a razão

A razão e a emoção caminham juntas, e devem permanecer inclusive nos momentos de tomada de decisão. Por mais que sejamos ensinados a priorizar a razão e entender logicamente tudo, a emoção ou sentimentos intuitivos podem agir como grandes aliados. Seja qual for o nome que você dê a esses sentimentos, aprenda a ouvi-los e usá-los.

Advertisement

15. Seja mais realista

Muitos pensam que a felicidade é irreal e que devemos ser mais realistas. É necessário reconhecer a felicidade como algo real e possível. A felicidade pode ser um objetivo final, mas o caminho que trilhamos até ela pode ser bem interessante e repleto de momentos alegres. A felicidade existe e não está no final, está no caminho que trilhamos diariamente. Lliberte-se da culpa e coloque a sua felicidade em primeiro lugar.

Não seja você mais um adepto das falsas ideologias que regem nossa vida atualmente. Se for para propagar algo, que seja felicidade, a genuína felicidade.

21 segredos para ser mais feliz agora

Toma un momento para compartir ...

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.