Como melhorar a sua ansiedade social

A ansiedade social se refere ao desconforto, medo e insegurança diante de situações sociais que possam provocar constrangimento, crítica ou avaliação negativa.

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  • A ansiedade social se refere ao desconforto, medo e insegurança diante de situações sociais que possam provocar constrangimento, crítica ou avaliação negativa. Assim, sempre que a pessoa sente que está sendo observada por outras pessoas, sente-se insegurança e temerosa, fazendo com que diversos sintomas físicos e psicológicos de ansiedade tomem conta da pessoa de maneira incontrolável.

  • Sintomas da ansiedade social

  • Apesar de sabermos que todos nós tendemos a ficar ansiosos e preocupados em determinadas situações sociais, a pessoa que sofre do transtorno de ansiedade social tende a sofrer sintomas mais elevados e intensos de forma incontrolada e frequente. Desse modo, uma pessoa que sofre de ansiedade social apresenta alguns sitomas situacionais diante da situação social, tais como: sudorese, palpitação, dificuldade para falar, dificuldade para engolir, agitação, boca seca, tremor, falta de ar, sensação de desmaio, dentre outros. Com isso, paralelo ao aparecimento desses sintomas, muitas vezes a pessoa fica paralisada, sentindo-se incapaz de agir diante da situação e sentindo dúvida e incerteza sobre como agir.

  • Quando pensamos em ansiedade social é preciso ter em mente que essa é uma doença preocupante quando a sua frequência se expande para além de situações sociais comumente constrangedoras e atinge a rotina diária do indivíduo. Somado a isso, uma pessoa com ansiedade social não possui controle sobre suas próprias ações nessas situações sociais e, no intuito de controlar sua própria ansiedade, tende a ficar cada vez mais ansiosa.

  • Tratamento da ansiedade social

  • Para tratar a ansiedade social é importante que a pessoa busque acompanhamento psicológico, através do qual possa descobrir a origem de suas angústias, temores e ansiedades. Assim, para minimizar os sitomas do transtorno de ansiedade social é preciso trabalhar psicologicamente o ciclo vicioso de pensamentos que angustiam a pessoa. Pensamentos ansiosos, de baixa autoestima e expectativas negativas sobre si mesmos precisam ser trabalhadas através de terapia.

  • Apesar da ansiedade social ser um problema comum e preocupante, é preciso estar atento para a diferença entre esse transtorno e o excesso de timidez, sendo esse último relacionado a situações específicas, porém, sem abalo emocional exagerado.

  • Se você acredita que sofre de Transtorno de Ansiedade Social, procure um psicólogo e busque formas de trabalhar sua relação pessoal com as situações constrangedoras da vida. Afinal, medo do desconhecido, das críticas e do julgamento, todas as pessoas possuem, entretanto, se esses sentimentos te impedem de ter uma vida social normal aceite o seu problema, assuma-o, procure ajuda e supere-se!

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Tahiana Andrade S. Borges é psicóloga clínica e especialista em Gestão de pessoas. É escritora free-lancer de sites e blogs, escrevendo sobre assuntos relacionados à Psicologia e Comportamento Humano.

Como melhorar a sua ansiedade social

A ansiedade social se refere ao desconforto, medo e insegurança diante de situações sociais que possam provocar constrangimento, crítica ou avaliação negativa.
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