Será que o seu relacionamento está no estágio 4 do câncer?

Você está esperando até que seja tarde demais para buscar ajuda em seu relacionamento conjugal?

Kim Blackham

_Este artigo foi originalmente publicado no blog “Kim Blackam” e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Como a esposa de um cirurgião oncológico, eu tenho escutado casos de câncer a cada dia. Um jovem pai que descobriu um câncer de cólon inicial e tem a expectativa de uma recuperação completa ou a avó que está sendo tratada de um pequeno nódulo encontrado durante uma mamografia de rotina. Também ouvi sobre um paciente que tem um tumor do tamanho de uma melancia em seu abdômen e está se consultando pela primeira vez. Ele relata que vem crescendo há anos e causando uma dor tremenda, mas ele não queria se preocupar com isso. Como terapeuta de casamento, eu sinto que esses casos são muito semelhantes aos que vejo em meu consultório.

Uma pesquisa indica que, em média, os casais vivem em casamentos infelizes, afligidos por sete anos antes de procurar ajuda de um terapeuta. No momento em que chegam à terapia, ambos já passaram anos sofrendo e distantes um do outro. Para a maioria de nós, o menor indício de câncer em nosso corpo nos faria buscar freneticamente por ajuda profissional. Gostaríamos de poder buscar o melhor tratamento com os melhores profissionais que pudéssemos encontrar. Gostaríamos de saber o que dizem as pesquisas sobre as opções terapêuticas e os resultados de tratamentos. Gostaríamos de procurar aqueles que lutaram com o mesmo problema e o sobrepujaram, dedicaríamos nossos esforços em fazer tudo o que pudéssemos para nos livrar do câncer e viver uma vida longa e feliz.

Então, o que faz com que demoremos a procurar ajuda profissional quando as nossas relações não estão bem? Será que assumimos que podemos curar a nós mesmos ou que não vale a pena o tempo, dinheiro ou esforço? Se compreendêssemos bem a gravidade do câncer que é o desligamento emocional, será que permitiríamos que ele vivesse dentro de nós, e não procuraríamos uma solução o mais rápido possível?

Sintomas de que seu relacionamento pode ter câncer

  1. Um de vocês se sente criticado/responsabilizado.

    Advertisement
  2. Um de vocês se sente excluído e só.

  3. As tentativas de resolver os conflitos não estão funcionando.

  4. Você já se perguntou se a vida poderia ser melhor estando sozinho ou com outra pessoa.

  5. Você busca outras coisas para se sentir bem (ou seja, amigos, passatempos, comida).

  6. Há um problema grave não resolvido, como uma traição, uso de pornografia ou falta de disponibilidade durante um momento de perda ou necessidade.

    Advertisement

Se você puder se relacionar com qualquer um destes sintomas, encorajo-lhe a falar com um terapeuta. Não espere até que as coisas piorem. Encontre o tratamento mais eficaz e faça os sacrifícios necessários para livrar o seu relacionamento da doença do distanciamento.

Se você suspeitar que seu relacionamento esteja no estágio 4 de câncer, e você quer saber se há alguma esperança afinal, deixe-me assegurar-lhe absolutamente que sim! Tenho visto muitos casais em meu consultório que vieram como uma última tentativa de salvar seu casamento, mas eles realmente não acreditavam que iria funcionar. Pode demorar um pouco mais, mas eu prometo que é possível! Certamente vale a pena tentar – e saber que você fez tudo o que podia fazer.

Toma un momento para compartir ...

Kim Blackham

Kim is a Licensed Marriage and Family Therapist that specializes in Emotionally Focused Therapy (EFT). She works with individuals, couples, and families to help them secure connection, reduce shame, and find joy.