Os 8 piores erros que você deve evitar nas redes sociais

Existem alguns erros que cometemos, especialmente as mulheres, ao nos relacionar nas redes sociais. Saiba quais são eles e evite-os. Os NÃO que você deve ter em seu mural do Facebook.

64,583 views   |   113 shares
  • As redes sociais mudaram a forma de ver a vida e socialização. Nos aproxima de familiares e amigos, nos reúnem com pessoas do passado e nos ajudam a criar novas amizades. No entanto, esta ferramenta que nos mantém em contato com os outros, pode reverter os seus benefícios (uma faca de dois gumes) se não for utilizada corretamente.

  • De acordo com estudos científicos, o Facebook pode afetar ou beneficiar a autoestima dos usuários através do impacto de suas publicações, fotos e vídeos, e por isso muitos (principalmente mulheres) se esforçam continuamente para alcançar essa "popularidade virtual" sem se importar com o que precisam fazer. Então, para evitar danos a sua imagem, aqui estão alguns exemplos do que NÃO se deve fazer nas redes sociais:

  • 1. Fotos provocantes

  • A primeira impressão é a mais importante, por isso você deve tomar cuidado com o tipo de imagens que você coloca de perfil e posta em seu mural. A "moda" de colocar fotos com pouca roupa ou posições sugestivas é visto especialmente entre adolescentes (embora não se restrinja a esse grupo), que não param para pensar que essas imagens podem ser utilizadas para fins ilegais e perigosos. É compreensível que queiramos estar bem nas fotos, mas escolher nosso melhor ângulo ou a iluminação que nos favoreça já é suficiente.

  • 2. Não aceite estranhos

  • Desde pequenos, aprendemos que não devemos falar com estranhos, e é algo que devemos levar para as redes sociais. Ter muitos "amigos" faz de você uma pessoa muito popular no mundo virtual, algo que na realidade pode ser perigoso, porque por trás das contas falsas e o anonimato oferecido pela internet, às vezes se escondem pessoas mal-intencionadas: trapaceiros, pedófilos, estrupadores, e até mesmo organizações de tráfico, que adicionam você como amigo para ter acesso a suas fotos e informações pessoais, o que pode tornar-lhe em uma vítima de qualquer tipo de crime. Então, aceite apenas solicitações de pessoas que você conhece; mais vale um amigo a menos que um problema a mais.

  • 3. Indiretas diretas

  • Somos livres para publicar o que quisermos em nossas contas de mídia social, mas escrever indiretas para aquelas pessoas com as quais estamos bravas é um gesto muito imaturo; se você tiver um problema, resolva-o diretamente com a pessoa.

  • O mesmo aplica-se a publicações relacionadas a desamor e ressentimento: se alguém não lhe dá atenção, é inútil lotar seu mural com indiretas, isso só faz você parecer desesperado. Você não precisa ficar tentando chamar atenção.

  • Advertisement
  • 4. Assediar

  • Se trata de assediar ou perseguir alguém, seja um namorado, marido, amigo ou qualquer pessoa cujas publicações você fica sempre monitorando nas redes sociais. Não há problema em visitar os murais dos outros (é para isso que existem as redes sociais), mas se tornar obcecada com o que alguém publica não é saudável; é melhor investir seu tempo em atividades mais produtivas e saudáveis.

  • 5. Um pouco de privacidade

  • As redes sociais são uma plataforma através da qual os outros conhecem nossa vida: se estreamos sapatos, fomos à academia, ficamos doentes ou se tivemos nosso primeiro dia de trabalho. Publicamos todo tipo de conteúdo, mas você traça a linha entre o que você quer compartilhar com seus amigos e seus problemas pessoais; acredite em mim, poucos se interessam em saber por que você terminou seu relacionamento ou com quem você está brava.

  • 6. O que for preciso por um Like

  • Já vi este tipo de jogo nos murais das jovens, cujo objetivo é ganhar likes com desafios. As publicações variam desde "me dê um like e eu posto uma mensagem em seu mural" até questões mais delicadas como "10 likes e eu confesso quantos namorados já tive" ou "50 likes e eu publico uma foto sexy". Esta é uma péssima forma de ganhar popularidade e faz você parecer uma mulher desesperada e banal; além disso, tenha certeza de que seus "amigos" não levam você a sério.

  • 7. Identidade dupla

  • A fim de "perseguir" ou espionar seu parceiro ou fingir ser o que não são, algumas meninas criam perfis falsos. Por favor, não faça isso. Se você pretende descobrir seu parceiro sendo infiel, esta não é a forma de fazer isso. Se você tiver suspeitas, é melhor falar com ele e discutir o assunto. Ou se sua intenção for atrair mais pessoas através de fotos falsas ou publicações que estão longe de quem você realmente é, isso demonstra que você é uma mulher insegura e infeliz com sua vida. Lembre-se de que todos nós temos coisas boas para mostrar ao mundo.

  • 8. Comparar-se

  • As redes sociais nos passam a ideia de que todo mundo é feliz o tempo todo. Abundam fotos de casamento, festas, viagens, refeições em lugares bonitos e famílias felizes. No entanto, tenha em mente que a maioria só compartilha os momentos felizes e reserva os momentos ruins para a casa. Isso às vezes pode lhe confundir, especialmente se você não estiver passando por um bom momento em sua vida, então não se preocupe, seja grato pelo o que você tem e pela felicidade na vida dos outros, e lembre-se que a felicidade também virá a você quando menos esperar.

  • Advertisement
  • Como conselho para os pais, é importante estar ciente de como suas filhas usam redes sociais, porque, embora possa começar como algo inocente, a pressão social pode induzi-las a praticar atos nocivos. Você precisa conversar com elas e deixar claro que os verdadeiros amigos não são conquistados através de desafios em redes sociais ou pela quantidade de likes.

  • Leia também: 7 coisas detestáveis que as mulheres precisam parar de fazer no Facebook
  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Los 8 errores que debes evitar en las redes sociales.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Lizette Morante, é formada em Jornalismo na Escuela de Perodismo Carlos Septién García.

Os 8 piores erros que você deve evitar nas redes sociais

Existem alguns erros que cometemos, especialmente as mulheres, ao nos relacionar nas redes sociais. Saiba quais são eles e evite-os. Os NÃO que você deve ter em seu mural do Facebook.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr