5 coisas essenciais que você mesmo deve ensinar aos seus filhos

O ditado já diz, se você quiser algo bem feito, faça você mesmo. Em relação a educar e preparar os filhos, seria: Se você quiser filhos felizes, ensine-os pessoalmente.

1,543 views   |   1 shares
  • Professores, escolas, igrejas, amigos e basicamente todos os que nos rodeiam nos ensinam algo. Aprendemos coisas boas de todos e às vezes coisas não muito boas. Minhas filhas já cresceram, daqui algum tempo espero já ser uma avó e agora que os anos se passaram, eu me sinto feliz por ter ensinado a minhas filhas alguns princípios. Eu também vejo que devia ter ensinado mais algumas coisas, com mais dedicação. Eu compartilho o que, para mim, foi importante ensinar em casa:

  • 1. Ensine seus filhos tarefas importantes na hora de dirigir

  • No Brasil, os pais não podem ensinar seus filhos a dirigir, conforme o artigo 163 que "prevê que entregar a direção para pessoa não habilitada é uma infração gravíssima e deve ser punida com multa e apreensão do veículo. Como medida administrativa, o documento de habilitação deve ser recolhido". Mas, após seu filho conseguir sua carteira de motorista, você pode ajudá-lo a praticar. Talvez para você isso não pareça importante, e tudo bem. Foi meu pai quem me ensinou, e algo que ele conseguiu fazer foi me dizer como ter sucesso como uma motorista mulher, e isso com certeza não é algo que ensinam na autoescola! Tentei ensinar minhas filhas a dirigir corretamente além do que a ensinam na autoescola.

  • Mas não só isso, você pode ensinar seu filho também a se cuidar, a trocar um pneu, a pedir ajuda se estiver em perigo, a levar crianças pequenas no carro, como tomar cuidado para não raspar os sapatos de salto, a conhecer as leis de trânsito, revisar o motor, evitar erros no posto de gasolina e até como reagir em situações de emergência. Nem sempre foi fácil, na verdade, é muito estressante, especialmente se for seu filho. Minha segunda filha, a mais nervosa, foi um desafio para mim, mas eu não mudaria essa experiência nem por um minuto. Mas se eu tivesse uma segunda chance eu seria mais paciente, isso sim.

  • 2. Ensine seus filhos sobre sexualidade

  • Escolas, professores e outras pessoas podem fazer isso por você, talvez tenham mais informações ou conhecimento, mas tem uma coisa que nunca terão como você: o amor que você tem por eles. Ninguém conhece como você as fraquezas e pontos fortes de seus filhos, seus gostos, seus amigos e suas histórias de amor. Ninguém como você para explicar a beleza de ser mulher e a maravilha da concepção e a maternidade. Ninguém como você para falar sobre o amor, o amor em casal e sua expressão na intimidade, o respeito, o cuidado e essas coisas que só você, e não outros, podem dar aos seus filhos. Estude, prepare-se e simplesmente abra seu coração. Converse com cada um de seus filhos e eu garanto que você vai estabelecer uma ponte de comunicação única, maravilhosa e gratificante.

  • Advertisement
  • 3. Ensine seus filhos sobre a fé

  • Ninguém nunca disse que a vida é fácil. Todos passaremos momentos doces e amargos; não vamos estar com nossos filhos para sempre e cada um deles deverá enfrentar suas batalhas pessoais. Dê aos seus pequenos o dom da fé desde cedo, ensine-os a acreditar, a ter confiança, a esperar coisas boas dos outros, da vida e de si mesmos. A fé lhes dará esperança, encorajamento, segurança; eles irão evocar quantas vezes forem necessárias, suas palavras, seus ensinamentos e seu amor incondicional. A fé se desenvolve quando você a exerce com eles, quando você lhes mostra sua confiança e segurança de que tudo o que acontece, é apenas para o seu bem.

  • 4. Ensine-os a superar as dificuldades

  • Você provavelmente já ouviu a história da mãe sobrecarregada por todas as suas dificuldades, que desaba a chorar na frente de sua filha pequena, que pergunta: "O que vamos fazer, mamãe?" A mãe responde: "Não sei! Só quero chorar!" Em resposta, a menina pergunta novamente: "E o que vamos fazer quando você terminar de chorar?" Todos podemos desistir e cair no choro, mas para o bem de nossos filhos, é preciso também mostrar a eles o que podemos fazer depois de chorar. Não importa se você perdeu o emprego, um membro da família faleceu, você está passando por um divórcio, está enfrentando uma doença ou simplesmente não tenha dinheiro para comer naquele dia, seus filhos devem ver que você pode superar isso. A maneira como você resolver seus problemas, irá treinar seus filhos, a fim de enfrentar seus próprios desafios. Se você resolver seus problemas com irritação e gritos, ou com inteligência e paciência, o mais provável é que seus filhos o façam de maneira muito similar.

  • 5. Ensine-os sobre o poder do perdão

  • Perdoar um colega de classe ou um irmão que quebrou seu brinquedo serão exercícios de preparação para saber perdoar os erros dos outros no futuro. Perdoar não significa ceder e aceitar comportamentos que prejudicam ou machucam, mas significa não envenenar o coração e se libertar dos sentimentos ruins que corroem a alma. Ajude os seus filhos a perdoar a si mesmos quando eles fizerem algo de errado: este dom irá ajudar seus filhos mais do que você possa imaginar.

  • Ensinar estas coisas nunca é fácil ou rápido. Mas quando os problemas vierem, você terá a certeza de que seu filho, onde quer que esteja, será capaz de superá-los. E este sentimento, meu amigo, é maravilhoso.

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Cinco cosas que debes enseñar a tus hijos personalmente.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.

5 coisas essenciais que você mesmo deve ensinar aos seus filhos

O ditado já diz, se você quiser algo bem feito, faça você mesmo. Em relação a educar e preparar os filhos, seria: Se você quiser filhos felizes, ensine-os pessoalmente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr