Você tem o controle: Aprendendo quais desenhos animados são adequados aos nossos filhos

Coisas simples e pequenas podem fazer grande diferença no futuro de nossos "hoje" pequenos. Você dá atenção ao que seu filho assiste, ou sendo desenho pensa ser inofensivo?

Tatiane Bellini Covre

Sempre gostei de desenhos animados, assistia até mesmo depois de adulta. Na verdade assisto até hoje, mas quando minha filha mais velha nasceu aconteceu algo que eu não imaginava que pudesse acontecer, minha forma de ver a vida mudou, e com os desenhos não foi diferente. Desenhos que antes eu assistia sem problema algum eu percebi que tinham coisas que não eram boas para minha princesa e comecei a perceber que muitos desenhos que eu pensava serem inofensivos na verdade ensinavam coisas erradas.

É de vital importância nós prestarmos mais atenção ao que nossos filhos estão vendo, pois as vezes por estamos atarefados simplesmente mandamos eles assistirem um desenho para conseguirmos terminar algo e pensamos: é só um desenho. É aí que mora o perigo.

Por isso, aqui vão 3 dicas de como saber quais desenhos são adequados aos nossos queridos filhos:

1. Assista para saber

Se possível assista um pouco do que seu filho está assistindo. É muito importante nos lembrarmos que as crianças e adolescentes não sabem o que é melhor para eles, é por isso que eles tem os pais. Confiar que uma criança vai saber se algo é bom ou não é a mesma coisa de deixar um bebê perto de uma piscina, desastre na certa. Vejo muitas crianças assistindo desenhos horríveis e as mães nem sabem o que eles estão assistindo dentro de suas próprias casas.

2. Use filtros em TVs, computadores e tablets

Coloque bloqueadores no computador, muitas vezes a criança esta assistindo um inocente desenho e se depara com desenhos e imagens inadequados. Não deixe o que é depreciativo se tornar comum, todo mundo pode estar vendo, mas isso não significa que seja bom.

Advertisement

4 aplicativos de controle dos pais para tablets e smartphones

3. Ensine pelo exemplo

Converse com seus filhos desde pequenos, diga que vocês os amam e que são seus protetores e por isso eles devem sempre recorrer a vocês para saber se devem ou não ver, ouvir ou jogar algo. Fique atento, não deixe as preocupações do trabalho, dos afazeres e de todo o resto tomarem seu tempo a ponto de não conseguir proteger seus filhos desses males tão prejudiciais que muitas vezes passam despercebidos e entram em nossos lares. Imponha regras e faça as restrições necessárias, amar os filhos é cuidar, educar e proteger, não deixe que eles façam o que quiserem.

Aqui em casa, um certo dia me sentei para assistir o desenho que minha filha estava assistindo e de repente vi um menino (o principal do desenho) passando de skate em cima dos carros e empurrando uma mulher com um bebe no colo. Fiquei chocada, bloqueei o canal e hoje ela só assiste a um canal que sei toda a programação e DVDs que compro, e no computador eu que coloco os desenhos e já tem bloqueador. Meus filhos são meu bem mais precioso, não quero que desde cedo eles vejam coisas inadequadas, por isso cerco de todos os lados e ensino para que quando crescerem eles se lembrem do que ensinei e se cuidem por si mesmos.

Penso que com amor e firmeza podemos criar bem nossos filhos, mesmo nesse mundo onde o mal está se banalizando e as pessoas se desvalorizando. Nós podemos com dedicação fazer a diferença, começando por nossos lares, sim por coisas simples como o desenho que nossos filhos assistem.

Leia também: Classificação indicativa – Aprendendo quando um filme é adequado para crianças

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Tatiane Bellini Covre

Tatiane Bellini mora em Porto Ferreira Sp Brasil.