Como ajudar seus filhos adolescentes a se ajustarem quando mudarem de escola

Estar ao lado dos filhos em qualquer processo de mudança é fundamental para que eles possam se sentir apoiados e se adaptarem melhor a elas. Afinal, as mudanças fazem parte da vida. Veja como apoiá-lo em uma mudança.

1,473 views   |   1 shares
  • Passar a frequentar uma nova escola pode exigir, mesmo para os adolescentes, um certo período de adaptação. Tanto ao novo ambiente como também aos novos professores, colegas e forma de ensino.

  • A presença dos pais nesse período é fundamental para ajudar o jovem a se ajustar a essa nova realidade. Veja algumas dicas do que você poderá fazer para ajudar seu filho neste novo ambiente escolar.

  • 1 – Antecipadamente, leve seu filho ao novo colégio e deixe que ele também participe das entrevistas para que conheça melhor, tanto a nova escola como também tudo o que ela ofereçe.

  • 2 – Se vocês conhecerem algum outro jovem que frequenta a mesma escola, deixe que eles conversem, incentive esse contato para que ele já possa ter um certo conhecimento a respeito dos professores e também do ambiente escolar.

  • 3 – Esteja atenta às primeiras semanas de aula. Questione seu filho sobre as aulas e sobre os novos professores. Se possível, acompanhe os trabalhos e tarefas que ele trouxer para casa. Mostre que você o está apoiando para que essa nova fase seja um sucesso.

  • 4 – Amizade é algo importante, principalmente nessa fase da adolescência. Então, se ele quiser, incentive-o para que chame algum novo colega para sua casa para que eles possam estudar juntos ou simplesmente passarem um tempo conversando ou se divertindo.

  • 5 – Acompanhe e esteja presente em todas as reuniões de pais convocadas pela escola. Assim você também poderá receber uma avaliação de como seu jovem está se saindo no ambiente escolar.

  • 6 – Se tiver uma experiência parecida, de mudança de escola, conte a ele sobre ela. Por mais que algum tempo já tenha se passado, os sentimentos e apreensões são praticamente os mesmos e sua experiência poderá ser muito útil para ajudá-lo.

  • 7 – Adolescentes costumam fazer amizades muito rápido. Pergunte para ele sobre as novas amizades e mostre-se interessada em tudo o que ele lhe contar.

  • Se houver inicialmente alguma dificuldade de adaptação, converse bastante com seu filho sobre isso. Procure também conversar na escola para buscar ajuda. Dê bastante atenção a essa nova fase.

  • As pessoas encaram as mudanças na vida de forma diferente umas das outras. Para ele esse processo pode ser mais simples do que você imagina, então, cuide para não sufocá-lo. Esse processo pode também ser mais complexo, neste caso, mostre seu apoio e esteja ao seu lado para confortá-lo.

  • Todos passam por mudanças na vida, esta talvez será a primeira de muitas outras que contribuirão para seu crescimento e amadurecimento. O importante é que ele saiba que poderá contar com você sempre que precisar.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Como ajudar seus filhos adolescentes a se ajustarem quando mudarem de escola

Estar ao lado dos filhos em qualquer processo de mudança é fundamental para que eles possam se sentir apoiados e se adaptarem melhor a elas. Afinal, as mudanças fazem parte da vida. Veja como apoiá-lo em uma mudança.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr