Ciência comprova: 7 vantagens do casamento e família na vida de um homem

O casamento e a paternidade podem mudar a vida de um homem, e torná-lo melhor, com as simples mudanças e ações movidas pelo amor que sente pela sua esposa e família.

6,761 views   |   3 shares
  • Os efeitos do casamento e de uma família na vida de um homem são temas de variados estudos realizados por sociólogos e psicólogos. Em 1897, uma socióloga de nome Emile Durkheim concluiu que adultos casados eram mais felizes do que adultos não casados. Estudos acumulados ao longo dos anos vieram comprovar uma ideia que já se diz há muito tempo sobre quem tem uma família feliz: as pessoas são mais felizes quando estão casadas do que quando vivem sozinhas ou em relações sem compromissos. Estudos mais recentes focaram no efeito principalmente no homem e no fato de o pai e a mãe viverem uma relação feliz. Com este artigo, vamos ver alguns desses efeitos no homem e na família:

  • 1. O efeito do casamento e da paternidade na vida profissional

  • Um estudo de 2013, realizado pela Dra. Alexandra Killewald, concluiu que existe uma relação muito próxima entre o casamento/paternidade e a vida profissional dos homens. Homens que são casados, e/ou têm filhos, têm um salário superior, em certa de 7.3%, do que um homem solteiro. Esse fator está muito ligado ao fato de que o homem, que deseja focar na sua família, cuidar dela e prover o seu sustento, causa um aumento na sua motivação no trabalho e, consequentemente, um aumento do seu rendimento.

  • 2. Pais casados e a qualidade das relações

  • Pais e mães que estão casados relataram, em média, que o seu relacionamento é feliz, saudável e que são apoiados pelo seu cônjuge; esses relatos são mais frequentes entre casados do que entre casais que apenas moram junto ou pais que estão separados.

  • 3. O efeito do casamento na saúde mental do homem

  • Um estudo de 2009, que focou na relação entre o casamento e a saúde mental dos homens, concluiu que homens que se mantiveram casados com a mãe de seus filhos demonstraram, em média, um bem-estar mental e psicológico superior a pais que estão solteiros, que moram junto ou que estão divorciados.

  • 4. Pais casados e a estabilidade familiar

  • Crianças pequenas vivem uma vida mais feliz e estável quando os seus pais são casados. Segundo um estudo que examinou famílias urbanas, uma em cada duas crianças que viviam com pais não casados tinha experimentado um rompimento familiar. Por outro lado, uma em cada dez crianças nascidas entre pais casados viveu um divórcio entre os pais. O estudo também sugere que o envolvimento do pai durante o crescimento da criança é essencial para o seu desenvolvimento e educação.

  • Advertisement
  • 5. O apoio do pai e o desenvolvimento cognitivo das crianças

  • Um estudo realizado entre famílias com rendimentos reduzidos observou que em famílias em que o pai está presente em casa, o efeito da sua presença no desenvolvimento cognitivo e social das crianças está diretamente relacionado. Quando um pai é carinhoso, cuida, demonstra amor (com a mãe também), que ensina e educa, e que tenta fazer com que os seus filhos aprendam e se empenhem mais, faz com que as crianças, com o passar do tempo, também comecem a demonstrar essas características com os pais e entre elas. Essas características também se mantêm mesmo que as famílias tenham um rendimento mais elevado. O ponto essencial é, e será sempre, o amor dentro da família.

  • 6. O tempo com o pai e a adolescência dos jovens

  • Um estudo realizado entre famílias de classe média observou que, em média, adolescentes que passam tempo livre com o pai (como praticar desporto, hobbies, etc) reportaram que o entusiasmo ao realizar essas atividades era maior. Adolescentes que também passam tempo com o pai demonstram uma menor irritabilidade e menor frustração; quando passam esse tempo com o pai e a mãe juntos, demonstram uma maior felicidade e sentem-se melhor em relação a si próprios. Também é de notar que, no que toca a educação, jovens que experimentaram uma ruptura familiar enquanto eram pequenos, demonstram um rendimento escolar mais baixo do que jovens que vivem numa família feliz em que o pai e a mãe se amam e estão juntos.

  • 7. Envolvimento religioso do pai e a qualidade das relações

  • Entre famílias urbanas. O envolvimento religioso do pai está diretamente ligado à qualidade das relações entre o pai e a mãe e entre pai e filhos. Um estudo concluiu que um pai que frequenta, pelo menos uma vez por semana, um serviço religioso demonstra um maior apoio e uma relação mais amorosa com a sua esposa e com os filhos. Segundo o mesmo estudo, o efeito da frequência de um serviço religioso é superior ao efeito causado por outros fatores sociais. Ainda sobre a frequência religiosa; um pai que é ativo numa religião também se torna um participante mais ativo nas atividades relacionadas com os jovens, seja como participante, como treinador ou até conselheiro.

  • Advertisement
  • Segundo estes estudos, podemos concluir que o papel do pai é importante no seio de uma família. O efeito que ser pai, e ser casado, tem na vida de um homem é enorme. Participar de atividades com os filhos, cuidar de uma família e amar a sua esposa podem mudar um homem e torná-lo melhor. O amor que se sente quando uma família é feliz é capaz de resistir às mais poderosas tempestades, e o papel do pai e da mãe é essencial para que esse amor continue a crescer e se torne mais forte.

  • Leia mais: Estudos comprovam - O casamento é o segredo para sua felicidade e bem-estar

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts

Website: http://minhaalmatempo.blogspot.pt/

Ciência comprova: 7 vantagens do casamento e família na vida de um homem

O casamento e a paternidade podem mudar a vida de um homem, e torná-lo melhor, com as simples mudanças e ações movidas pelo amor que sente pela sua esposa e família.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr