7 ideias que mães fazem com os filhos que eu amo

Aqui estão sete ideias para lhe ajudar a "capturar" o momento, enquanto seus filhos ainda são pequenos.

4,687 views   |   shares
  • _Este artigo foi originalmente publicado no blog "71 Toes" e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

  • Tenho que aceitar. Meus filhos vão crescer. E isso já está acontecendo mais rápido do que eu gostaria. Acho que é por isso que me agarro de todo coração às ideias que ouço ou que me surgem e que me ajudam a valorizar o momento, enquanto eles ainda são pequenos. Com algumas eu sou muito boa. Com outras, quero desesperadamente ser. Mas, o que faz valer a pena é que são ideias que têm me surpreendido como mãe, com coisas que me ajudam a mergulhar nos meus "bebês" durante o tempo que for possível.

  • 1. Noite de cinema

  • Nossos amigos, os Farnsworths, nos apresentaram essa ideia. Dave e eu fazemos de tudo para agendar nossos compromissos um com o outro e sociais no sábado, para que possamos estar em casa com as crianças na sexta-feira, porque a sexta é sagrada. É "a noite de cinema." Fazemos pipocas, assamos biscoitos de chocolate, e assistimos a um filme. Às vezes é um filme surpreendente pelo qual estamos todos encantados, às vezes um programa bobo que queremos ver como é, ou um dos filmes que Dave trouxe da China, com legendas irritantes que cobrem parte da tela, mas nada disso realmente importa muito. O que importa é que estamos juntos. E nós amamos isso. Inevitavelmente, haverá um momento no futuro, quando os nossos filhos não vão achar tão legal ficar em casa com seus pais em uma noite de sexta-feira para assistir a um filme, mas agora, somos superstars para eles e estamos aproveitando enquanto podemos!

  • 2. Entrevistas

  • Isso é algo em que não sou boa, mas tenho certeza que quero ser. Meu pai começou esta tradição quando éramos pequenos. Ele nos encurralava (geralmente no banheiro, já que era o lugar mais tranquilo que ele poderia encontrar em uma casa com nove crianças correndo ao redor) e fazia uma pequena entrevista com a gente uma vez por semana. Ele fazia todo tipo de perguntas e nos ajudava a descobrir os nossos objetivos. Quando éramos ainda bem pequenos ele costuma escrever a inicial de nossos melhores talentos em cada um dos nossos 10 dedos (eu era "boa" para as artes então ele escrevia um "a" de arte com uma caneta esferográfica no meu polegar, aí passava para o próximo "talento" que ele gostaria de acrescentar ao meu dedo indicador). Ele nos fazia sentir muito bem sobre nós mesmos. Ainda perguntava em que ele poderia ajudar. E o mais incrível foi que quando crescemos e nos afastamos ele ainda nos chamava para nossas entrevistas. Como eu sou a segunda filha, o segundo domingo sempre foi meu. Ele me ligava e fazia a tradicional entrevista por telefone.

  • Advertisement
  • Isso é uma coisa difícil de continuar com os meus filhos, porque eu não sou nem de longe tão organizada ou tão incrível quanto o meu pai. Mas eu gosto de escrever letras ocasionais na ponta dos dedos dos meus filhos e aproveito para fazer uma "entrevista" na ocasião. Este ano eu decidi tentar fazer entrevistas em nosso almoço mensal, que é a próxima ideia...

  • 3. Almoço mensal

  • Eu sei que haverá um tempo em que terei de levar mais a sério o período da escola. Em breve eles vão estar no ensino médio e em seguida, preenchendo os formulários da faculdade antes que eu perceba. Mas agora estão na escola primária. Não contem a ninguém, mas... Eu deixei meus filhos faltarem algumas vezes para levá-los para almoçar, um de cada vez, uma vez por mês. Foi o que pude conseguir para ter mais tempo junto com cada um separadamente. Sim, Lucy e Claire me acompanham, e às vezes elas são o suficiente para perturbar as boas pessoas que pensavam que ir ao Wendys seria uma boa pausa calma de seu dia de trabalho e não gostariam de ter por perto duas crianças jogando batatas fritas no ar. Mas aquela criança que eu levo para almoçar em dia de escola ainda sabe que é seu dia especial, e seus olhos brilham com a emoção de pedir o que quiserem e ter a mim só para ela. Eu adoro que Max ainda implore para que seja o "seu" dia.

  • Este ano eu estou tentando entrevistar um pouco cada criança, enquanto estamos no almoço (entre os nuggets de frango e brigando sobre quem fica com as últimas colheradas de McFlurry... sim, infelizmente, é geralmente em uma lanchonete chamada Wendy ou no Mcdonalds, mas é escolha deles e eu tenho que aceitar). Eu atravesso o que meus pais chamam de "Cinco Facetas" com eles. Procuro saber como estão: 1) espiritualmente, 2) fisicamente, 3) mentalmente, 4) emocionalmente, e 5) socialmente. Traçamos metas mensais para que possam desenvolver-se em cada uma dessas categorias. E, em seguida, anoto em minha agenda essas metas para que eu possa ajudá-los (ainda não sou boa nisso). Mas eu amo essa interação com eles. Eu adoro dizer-lhes que os amo enquanto comemos juntos.

  • 4. Cartas de Dia das Mães

  • Sendo tão fanática por manutenção de registros como sou, eu amo escrever cartas para os meus filhos. Eu quero que eles tenham registrado o quanto eu adoro cada pequena coisa que eles fazem. Quando Max e Elle eram pequenos eu era melhor nisso e escrevia para eles o tempo todo. Mas, foi ficando cada vez mais difícil reservar um tempo para fazê-lo. Então, há alguns anos atrás eu decidi que tomaria algumas horas sozinha no meu quarto a cada Dia das Mães para que eu pudesse escrever uma nota especial de amor a cada um dos meus filhos. Alegra-me saber que tenho esse registro para eles. Eu quero que eles se lembrem para sempre o quanto eu os amo em todas as fases e o que eu tenho observado sobre eles a cada ano.

  • Advertisement
  • 5. "Alegrias" & "Tristezas"

  • Outra das grandes ideias dos meus pais (sou um pouco tendenciosa, mas acho que eles são incríveis. Eles têm um ótimo site aqui). A cada noite durante o jantar as crianças nos dizem quais foram suas alegrias e tristezas no dia. As de Claire são, inevitavelmente, que estava feliz que uma amiga pode vir aqui e estava triste quando a amiga teve que ir embora. Mas a maior parte do tempo isso leva a boas conversas e ajuda as crianças a nos dizerem o que realmente aconteceu durante o dia, em vez de apenas comentar se foi "bom"... Ou "ruim". Eu gosto de ouvir os detalhes e esta é uma boa maneira de puxar suas línguas.

  • 6. Pequenas "noitadas"

  • Fomos muito bem nesse quesito no ano passado, mas estamos devagar este ano... Eu acho que isso é algo que funciona melhor quando todos os seus filhos vão para a cama no mesmo horário, e nossos filhos estão indo dormir em horários diferentes à medida que crescem. Mas eu amo as noitadas de qualquer maneira, então estou incluindo aqui. "Noitadas" são quando as crianças se revezam, uma vez, por semana para ficar acordadas até uns 10 ou 15 minutos mais tarde. Elas adoram isso. É um curto espaço de tempo, mas acho que é a coisa de maior sorte para eles quando é a sua vez e nós gostamos de dar-lhes alguma atenção individual.

  • 7. "Limpe 10"

  • Isso realmente não tem muito a ver com acalentar o momento com as crianças, mas com certeza torna as coisas menos caóticas e assim você pode valorizar as coisas boas, e fazê-las mais vezes. Eu não faço ideia de onde eu ouvi isso, mas eu adoro. Sempre que as coisas ficam realmente bagunçadas... Nas tardes de sábado e de domingo, etc. (poucas vezes ao dia) nós apenas dizemos "limpe 10" e as crianças têm, cada uma, de pegar e colocar no lugar 10 coisas. Eu adoro isso, porque eles só sabem fazer isso. Não apenas ajuda a ter a casa limpa mais rápido, mas também ajuda as crianças a saberem onde cada coisa deve ficar, para que possam melhorar em organizá-las.

  • Então, essas são algumas dicas da minha coleção de ideias maternais. Eu adoraria saber outras mais.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

7 ideias que mães fazem com os filhos que eu amo

Aqui estão sete ideias para lhe ajudar a "capturar" o momento, enquanto seus filhos ainda são pequenos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr