4 coisas que seus filhos precisam ver você fazer em seu casamento

Relacionamentos não são sempre só alegrias e é importante que seus filhos reconheçam isso. Aqui estão quatro coisas que seus filhos devem ver você e seu cônjuge fazerem com frequência para se tornarem um dia, adultos equilibrados.

Sarah West

Sou defensora de uma casa em que os dois pais estejam presentes, em grande parte porque eu não participei de uma. Minha mãe e meu pai se divorciaram quando eu era pequena, e minha mãe não se casou novamente. Eu não a culpo por ter escolhido ficar solteira depois de meu pai. Ela lidou com muito abuso emocional que iria durar uma vida inteira. Eu acho que, de certa forma, ela queria nos proteger de outro relacionamento potencialmente “ruim”.

Eu poderia escrever um livro apenas sobre os efeitos do divórcio em crianças, mas este não é o caso. Estou apenas compartilhando um pouco da história de minha própria família, porque sinto que perdi algumas lições valiosas sobre relacionamentos positivos. Agora, muitos anos depois, com minha própria família, estou consciente de minhas próprias dinâmicas familiares. Meu marido e eu trabalhamos duro em nosso casamento, mas também permitimos que nossos filhos vejam o bom, o mau e o desagradável.

Muitos dos meus amigos me disseram que nunca viram seus pais brigarem nem ouviram decisões sobre questões financeiras da família sendo feitas. Houve uma época em que eu pensei que iria lidar com meus próprios assuntos familiares assim também, mas simplesmente não funcionou para nós. Meu marido e eu queremos que nossos filhos estejam cientes do que é preciso realmente fazer para um casamento funcionar diariamente, eu quero que eles entendam que nem sempre as coisas são como contos de fadas, mas uma rotina diária.

Aqui está uma lista de coisas que eu, pessoalmente, acho que as crianças precisam nos ver fazendo em nosso casamento. O que você adicionaria à lista?

1. Orar

Para mim, este foi o mais difícil. A religião foi talvez inserida em algum lugar na minha infância, mas eu não me lembro de ter orado em família. A oração sempre foi tratada como algo que você faz em seu tempo pessoal com Deus. Então, orar juntos como um casal e como família era um pouco estranho no início (não para as crianças, mas para nós). Desejando que nossa família tivesse um tempo para orar juntos, começamos a fazê-lo no jantar com meu marido liderando. Aos poucos, as crianças começaram a orar à mesa. Agora, não é estranho para as crianças ver-nos, como um casal, orando sobre as coisas mínimas. Antes de grandes decisões serem tomadas, as crianças sabem que vamos orar sobre aquilo. Se você quer que seus filhos tenham um desejo por Deus, eles precisam ver que você também tem esse desejo genuinamente. E eu posso dizer-lhe em primeira mão que pode fazer maravilhas para seu casamento quando vocês compartilham momentos tão íntimos.

Advertisement

2. Tomar decisões

As crianças devem ver seus pais consultarem um ao outro antes de tomar decisões, sejam elas grandes ou pequenas. Não há nada de errado em um casal discordar sobre qual a melhor decisão para a família. O importante para seus filhos não é ver quem ganha. O importante é mostrar-lhes que, mesmo em momentos em que vocês discordam, vocês podem chegar a um acordo. Permitir que seus filhos vejam vocês tomando decisões JUNTOS, não apenas irá mostrar-lhes como tomar decisões, mas também a trabalhar em equipe. A tomada de decisão nunca deve ser unilateral.

3. Brigar

Sim, não há problema nenhum que seus filhos vejam um momento em que vocês simplesmente não gostam muito um do outro. Mas eu não quero dizer confronto físico ou explosões de raiva onde você está dirigindo palavrões ou insultos ao seu parceiro. ISSO NUNCA É ACEITÁVEL. Mas seus filhos não vão precisar de terapia se virem a mãe e o pai discordarem. Na verdade, a briga é a chance de deixar seus filhos verem como lidar com conflitos de forma respeitosa e madura.

Eu tinha uma amiga que idolatrava o casamento de seus pais. Ela nunca os viu brigar ou discordar. Quando ela se casou, criou expectativas distorcidas sobre seu esposo. Isso causou grande tensão e acabou levando ao divórcio.

4. Demonstrar afeição

Qual é a melhor parte de brigar com seu cônjuge? Poder fazer as pazes! O número três e o quatro andam de mãos dadas, mostrar afeição ao seu cônjuge é muito importante. Você quer que seus filhos entendam que o desejo um pelo outro é vital e mútuo. Nós não queremos que nossos filhos encontrem alguém que irá amá-los e mostrar-lhes que são amados?

Eu acredito que as crianças precisam saber que, mesmo depois de se casarem, elas ainda devem conquistar seu cônjuge. Nossos filhos riem e cobrem os olhos quando veem meu marido e eu nos beijando, mas também há um olhar de satisfação em seus rostos. Eles sabem que nós nos amamos, porque demonstramos isso não só através da fala, mas também em ações. Seus filhos podem revirar os olhos, falar para vocês pararem com a melação ou tampar os ouvidos enquanto vocês trocam elogios melosos, mas no fundo, vocês estão lhes fornecendo uma sensação de segurança.

Advertisement

Ao deixar seus filhos verem você em seu casamento no dia a dia, você está mostrando a eles que a sua família está aqui para ficar… seja através do bom, do mau ou do desagradável.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 4 things your kids need to see you do in your marriage.

Toma un momento para compartir ...

Sarah West

Sarah is a freelance writer with a passion for young adults and helping parents reconnect to their teens. She has been featured in Threads Media and the 2015 summer edition of ENCOUNTER Magazine. She maintains a blog at www.heartskeeper.com or you can follow her at Facebook.com/Heartskeeper.