6 erros de parentalidade que você não irá cometer com seus filhos

Você acha que a maneira que seus pais criaram você estava certa? Aqui estão 6 erros na parentalidade que seus pais talvez cometeram com você e com certeza você não deve repetir com seus.

Erika Otero Romero

Criar os filhos hoje em dia não é nada parecido ao que era há 10 anos e, provavelmente, a forma de criar hoje não se parece com a que você teve. Não é ruim, não é boa, só diferente. Mas a educação não apenas muda com o passar do tempo, mas também com as idiossincrasias de cada família e da cultura do país em que você vive.

Uma história de família

Lembro-me de minha avó dizendo que quando ela estava estudando, os pais permitiam que os professores repreendessem os alunos com castigos físicos quando eles desobedeciam ou não cumpriam uma tarefa, ou diante de qualquer outra falha, e claro, as coisas não eram muito diferentes em casa. Minha avó precisava ajudar a cuidar de seus irmãos menores e das tarefas domésticas, por isso ela não podia nem pensar em sair com os amigos ou brincar nas ruas.

Para minha mãe era diferente. Ela tem seis irmãos e em sua infância eles eram seus companheiros de brincadeiras, assim como as crianças do bairro, e ela brincava com eles sempre que meus avós permitiam. No entanto, se ela cometia um erro ou brigava com seus irmãos, repreensões físicas a aguardavam. Ela também precisava ajudar em casa em algumas tarefas e não tinha nenhuma desculpa para ir mal na escola. Mas foi uma infância diferente da de minha avó, com menos responsabilidades de adultos.

Quanto a mim, eu posso e devo dizer que pude desfrutar de longas férias e jogos com os vizinhos do bairro, coisas inimagináveis para os meus avós e minha mãe. Os castigos corporais foram abolidos nas escolas. Como minha mãe e meu pai, também recebi castigo físico por meus erros. Minha mãe me ensinou o trabalho doméstico, então eu tive que ajudar nas tarefas domésticas. Hoje eu agradeço a meus pais por essas coisas, porque eu não sei o que teria sido de mim em minha adolescência se eles não tivessem sabido me corrigir a tempo. Mas algumas coisas eu com certeza não farei com meus filhos porque me machucaram muito.

Se você se lembrar de como você foi criado e inclusive se você já for pai ou mãe, tenho certeza de que há aspectos de sua educação que você omitiu na educação de seus filhos, já que esses métodos em vez de fazer você sentir que foi educado, o fez sentir-se magoado e maltratado. Algumas dessas “técnicas” educativas que você NÃO irá incluir na criação de seus filhos são:

Advertisement

1. Gritar e insultá-los em momentos de raiva

Recentemente passei por uma casa onde uma mãe furiosa gritava com seu filho e lhe dizia coisas que até me ofenderam, e eu era apenas uma espectadora fora da família. Não quero nem pensar como a pobre criança se sentia.

2. Mandar os filhos pra cama sem comer

Eu não acho que isso seja certo, já que algumas famílias às vezes não tem como dar aos seus filhos uma alimentação adequada e nem é por escolha, mas por necessidade. Se você tem a oportunidade de nutri-los bem, por que não fazê-lo? Privar uma criança de alimentos é aumentar as dificuldades dela em vez de dar uma lição.

3. Mandar os filhos pra cama bravos com eles

Eu já disse em artigos anteriores, não temos a vida garantida e é melhor fazer as pazes com os filhos já que a raiva devido ao erro não vai durar muito. O amor nunca deve ser negado aos filhos.

4. Ignorá-los ou mostrar-se indiferente a eles

Isso é terrível, e se já puniram você desta forma você se lembra de como você se sentia ao ser o pequeno invisível da casa.

5. Castigo físico

Sim, mesmo que os pais às vezes achem que as crianças merecem umas palmadas no bumbum, saibam que essa pode ser uma maneira de criar uma baixa autoestima nas crianças e gerar ressentimento em relação a você.

Advertisement

6. Comparar os filhos

Para mim, essa é a pior de todas. Gera insegurança, inferioridade e até mesmo vontade de revidar o irmão com quem foi comparado.

Ser pais não é fácil, no entanto, a vida vai lhe dando a experiência para ser o tipo de guia amoroso que seus filhos precisam, crie-os e eduque-os com amor.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 6 errores de crianza que seguro no cometerás con tus hijos.

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.