3 lições de vida surpreendentes que a amamentação ensina

Filhos não vêm com manual de instrução, mas a amamentação ensina muito. Você está aprendendo?

Marilee Kellis

Este artigo foi originalmente publicado pela Intermountain Healthcare, reproduzido aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa metzger.

Muitas vezes, ouvimos uma nova mãe lamentando: “Eu queria que meu bebê viesse com um manual de instruções!” As mães querem algo tangível que as ensine como cuidar de seus bebês e crianças – algo a dizer-lhes como interpretar os gritos de seus filhos, como distinguir as necessidades, como ajudar seus filhos a comerem, dormirem e cuidarem de si mesmos, e muitos outros imagináveis.

Eu acredito que os bebês vêm com um manual de instruções, e que esse manual é chamado de amamentação. Quando usado corretamente, o aleitamento materno não só ensina às mães como alimentar seus filhos, mas também como cuidar de crianças em crescimento e encontrar satisfação na maternidade. Quando usado corretamente, o aleitamento materno é um professor maravilhoso de “Fundamentos básicos de nutrição.”

No entanto, às mães é dito por livros, peritos ou cultura popular que elas devem ser as professoras. Essas mães “ditam” a amamentação, “Eu quero amamentar meu bebê, mas nos meus termos a cada três ou quatro horas e somente em locais convenientes – nunca quando estou fora de casa. E eu gosto de dormir pelo menos seis horas por noite, por favor.” Acho que quando as mães tentam “ensinar” a amamentação à sua maneira, elas não parecem aprender tudo o que esse ato pode ensinar-lhes.

Amamentação ensina às mães algo diferente.

Advertisement

Embora cada mãe aprenda lições originais de amamentação (dependendo das necessidades de cada criança e de cada mãe), aqui estão as lições maternais que a amamentação me ensinou.

1. Segurar meu filho perto é a cura para nós dois

O aleitamento materno tem me ensinado que os meus filhos precisam estar perto de mim, tanto quanto eles precisam de comida. Também me ensinou que o aleitamento de meus filhos é uma ótima maneira para aliviar meu stress.

Amamentar um bebê corrige tantos problemas. O manual de instruções da amamentação diz que, não importa se é choro por dor, fome ou por querer companhia mais cedo ou mais tarde, a amamentação é geralmente a cura.

Quando eu aprendi isso com meus lactentes, tornou-se muito mais tranquilo amamentá-los. Já não me pergunto: “Você acabou de mamar, como pode estar com fome de novo?” Em vez disso, eu sabia que seja para alimento ou conforto, o meu corpo era a solução.

Ao mesmo tempo, enquanto meus bebês mamavam, hormônios eram liberados no meu corpo, me ajudando a acalmar e tranquilizar.

Advertisement

Mesmo que meus filhos já não mamem, eu descobri que mantê-los perto para conversas difíceis ajuda a aliviar a tensão e o estresse meus e deles. Ao dar a minha correção ou lembretes aos meus filhos, ou quando lhes conto sobre algo triste que aconteceu, eu os mantenho bem perto. Quando estou me sentindo frustrada com o comportamento infantil normal, eu os mantenho perto. A amamentação me ensinou que segurar meus filhos beneficia a todos nós.

Posso às vezes precisar parar o que estou fazendo para atender às necessidades dos meus filhos, mesmo quando eu gostaria que eles esperassem um pouco.

2. O aleitamento materno é muito bom para ensinar confiança às mães

O que seus bebês querem, é o que seus bebês precisam. Se um bebê quer mamar, o bebê precisa mamar. A amamentação ajuda a mãe entender que elas podem responder rapidamente aos primeiros sinais dos bebês, como tremor nas pálpebras ou bocejos.

Muitas mães ficam esperando para amamentar seus bebês até que tenham terminado com os últimos pratos ou dobrado mais algumas roupas, mas essas mães estão deixando escapar as oportunidades de acalentar, nutrir e de ser mãe. Em muitos casos, a quantidade de leite de uma mãe, o contentamento do seu bebê e sua própria satisfação com o papel de mãe podem ser afetados para pior quando o bebê precisa esperar.

Amamentar ensina uma mãe a atender aos primeiros sinais do bebê (ou mesmo antes) e, em seguida, terminar os pratos ou cuidar da roupa. Depois o bebê pode mamar de novo quando a mãe termina suas tarefas. Ao seguir esta lição, a oferta de leite, o comportamento do bebê e satisfação da mãe são todos afetados para melhor.

Advertisement

A amamentação me ensinou esta lição: atender às necessidades dos meus filhos em primeiro lugar, mesmo quando eu queria que esperassem um pouco mais. Eu estou usando ativamente esta lição com os meus filhos em idade escolar. Histórias de seus dias na escola, suas perguntas inesperadas sobre a vida, as suas ideias sobre o presente e o futuro – às vezes essas coisas não vão esperar até que eu termine minha chamada telefônica ou meu e-mail. Meus filhos vão ficar ocupados fazendo outra coisa, ou eles esquecerão o que iam dizer. Frequentemente, eu preciso parar e ouvi-los. Se eu não fizer isso, provavelmente vou perder preciosas oportunidades maternais.

3. Posso confiar no meu instinto maternal

Amamentação ensina uma mãe a conhecer seus filhos melhor. Ensina que ela tem a solução para a dor, medo, solidão e fome deles. Ajuda a tocar em seus instintos maternais e fazê-los crescer e florescer.

Vários hormônios distintos, muitas vezes referidos como “hormônios maternais”, são liberados no corpo quando uma mãe cuida do bebê. Estes produzem sentimentos de calma e relaxamento. Não é muito mais fácil lidar com o estresse da maternidade quando sentimo-nos calmas e relaxadas? Neste estado, uma mãe distingue mais facilmente seus medos de seus instintos.

Estas lições sobre confiar em nossos instintos continuarão a servir-nos quando nossas crianças ficarem mais velhas. Enquanto amamentamos, tornamo-nos mais sensíveis e em sintonia com as necessidades dos nossos filhos e essa sensibilidade continua em todos os aspectos de nossas vidas – tanto dentro como fora de casa e, mesmo depois que os anos de amamentação já passaram.

Através da amamentação, eu tenho poderes como mãe e como mulher. Sou eternamente grata pelas lições que a amamentação tem me ensinado.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...