Crie seu sistema de classificação de filmes e programas

Veja como é feita a classificação indicativa de filmes, programas de TV e jogos eletrônicos.

883 views   |   shares
  • Desde que a televisão foi inventada, o ser humano passou a receber informações de todo tipo. Algumas programações são muito boas, outras, nem tanto, e algumas não edificam em nada. O mesmo acontece com filmes. Há produções para entreter, para ensinar, para emocionar. Mas também há aquelas com cenas que poluem a mente dos telespectadores, especialmente das crianças.

  • A tecnologia se tornou uma grande aliada na busca por conhecimento, mas é necessária muita atenção dos pais para que as crianças não fiquem à mercê de conteúdos que possam prejudicar sua integridade.

  • Como é feita a classificação de filmes

  • O Ministério da Justiça desenvolveu um método de classificação de programas baseado no conteúdo que é exibido. Não só de conteúdo televisivo, mas também de filmes e jogos eletrônicos. Na tabela que você pode acessar clicando aqui, há uma explicação detalhada do símbolo, da Classificação Indicativa, das Características e do Horário de Exibição.

  • Mas, apesar de essa tabela existir, é comum que algumas programações não estejam de acordo com a verdadeira classificação indicativa descrita. Por isso é importante que você crie uma classificação para sua família, e fique bem atento ao que ela está acessando.

  • Como criar uma classificação indicativa própria

  • Você possui padrões familiares que são importantes para você. Então, não confie 100% na indicação que aparece na tela da TV. Siga sua própria classificação se inteirando do que seus filhos irão assistir na televisão e ensinando de que forma uma programação imprópria pode prejudicá-los.

  • Não confiar apenas no símbolo

  • É comum os símbolos não seguirem as características de acordo com a classificação indicativa. Não são raras as vezes em que aparecem cenas muito inadequadas para crianças de doze anos, cuja indicação é recomendada para essa faixa etária. Por isso, os pais devem estar muito atentos ao que os filhos assistem e não confiar apenas naquele símbolo que aparece embaixo da tela.

  • Os seus padrões pessoais e familiares valem muito mais do que aquilo que uma tabela determina. E se você se importa com o que entra na cabeça de seus filhos, seja por meio de filmes, programas, jogos ou música, nada é mais confiável do que a educação e os conselhos que você estabeleceu para eles.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Crie seu sistema de classificação de filmes e programas

Veja como é feita a classificação indicativa de filmes, programas de TV e jogos eletrônicos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr