5 dicas para abandonar o passado e viver uma vida plena

É importante refletir sobre a necessidade de se desapegar do passado. Livrando-se de mágoas e perdoando a si mesmo e aos outros no sentido de conquistar uma vida plena e feliz.

19,217 views   |   163 shares
  • Uma citação do filósofo e teólogo dinamarquês Soren Kierkegaard retrata muito bem a questão de livrar-se do passado: "A vida só se compreende mediante um retorno ao passado, mas só se vive para diante". Claro que o passado é importante, afinal, é a fonte de experiência que garante o aprendizado do presente. No entanto, quem vive no passado, guardando as mesmas emoções, se priva desse aprendizado e, principalmente, de usá-lo para viver uma vida plena e feliz.

  • Caso você esteja vivendo o dilema de não conseguir desatar-se dos nós do passado, vale algumas dicas:

  • 1- Não procure explicações

  • É comum nas pessoas que não conseguem se livrar do passado tentar explicar o inexplicável. Não vale a pena. Existem situações, que além de não poder mudar, não tem como entender. Quanto antes você aceitar isso, melhor. Olhe seu passado de frente, encare seus traumas e assuma suas dificuldades. Vale procurar ajuda profissional para livrar-se do que o prende ao passado.

  • 2- Aceite que o tempo passou

  • Não há como parar o tempo. Assimile a ideia de que o passado não volta mais. Tudo o que você viveu são experiências que ficaram para trás; boas ou nem tanto, não há volta. Desapegue-se de sentimentos e pensamentos que o remetem ao passado. Não lamente o que passou e não se envolva em emoções destrutivas tais como culpas e arrependimentos. Não permita que as lembranças atrapalhem seu foco no presente e abra-se para experiências inéditas.

  • 3- Cultive o perdão

  • Lembre-se que do passado só tiramos o aprendizado das experiências vividas, assim, pratique o autoperdão. Você não é mais a mesma pessoa. Agora é mais amadurecido. Use o que ocorreu para reconhecer seus deslizes e não voltar a praticá-los. Perdoe qualquer pessoa que tenha ofendido ou prejudicado você, isso já acabou. Permita que o sofrimento tenha fim também. Descomprometendo-se com os traumas vividos você não corre o risco de perder a confiança em si mesmo e nas outras pessoas, isso é essencial à confiança e autoconfiança!

  • 4- Pratique a gratidão

  • Deixe que as mágoas se percam. Prender-se ao passado é desperdiçar excelentes oportunidades de conhecer novas situações e pessoas diferentes, desfrutando de ótimos momentos. Segundo o artigo "Cultive a Gratidão" no site Universo Natural: "O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma. Ao agradecer, nosso coração descansa, nossa mente se aquieta, relaxamos mais, dormimos melhor e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna". É importante para o nosso bem-estar a prática de agradecer pelos bons momentos vividos, bem como pelos ruins. Afinal, toda experiência bem aproveitada nos aproxima da sabedoria.

  • Advertisement
  • 5- Permita-se a plenitude

  • Dedique-se a viver o presente, mantendo sempre a esperança em dias melhores. Aproveite de forma intensa o que você vive hoje e dedique-se a enobrecer cada vez mais a sua vida. Tenha consciência de que o que importa é o agora, a pessoa que você se tornou e as que convivem nesse momento com você. Lembrando Machado de Assis: "Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 dicas para abandonar o passado e viver uma vida plena

É importante refletir sobre a necessidade de se desapegar do passado. Livrando-se de mágoas e perdoando a si mesmo e aos outros no sentido de conquistar uma vida plena e feliz.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr