Ele tirou nota 1.000 no ENEM e conta os segredos que o ajudaram a realizar seus sonhos

O que faz um jovem conseguir tirar nota 1.000 na redação do Enem e passar em primeiro lugar para medicina em uma universidade federal? Ele próprio conta seus segredos.

16,386 views   |   41 shares
  • Jessé da Costa Corrêa Filho tirou nota 1.000 na redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) passando em primeiro lugar para medicina em uma Universidade Federal.

  • Ele é um rapaz comum com todos os desafios normais de um adolescente com idade para ingressar na faculdade. Tem muitos amigos, é o quarto filho de 5 irmãos, sua família mudou-se de cidade algumas vezes, mas ele estava determinado a alcançar seu objetivo: passar no vestibular para o ingresso em uma faculdade federal no curso de medicina.

  • Sua família apoiou desde o início sua decisão. Os desafios foram muitos, porém o respeito sempre imperou na família e o ano preparatório para a realização do sonho transcorreu sem maiores problemas.

  • Jessé tentou no início do ano utilizar alguns cronogramas e métodos de estudo que mais tarde percebeu que não funcionavam para ele. O estudo é algo muito pessoal - era o que ele sempre ouvia e acabou descobrindo seu próprio método. Algumas coisas que ele fez podem servir de exemplo para outros jovens, sempre lembrando que tudo é muito pessoal e requer adaptação.

  • Ele utilizou o ano para estudar e se preparar. Contou com o auxílio de um bom cursinho específico para o curso que ele desejava ingressar.

  • Como o cursinho era em período integral, muitas vezes chegava cansado em casa no final da tarde e descansava por algumas horas, até dormia. Quando acordava, aproveitava o silêncio da casa à noite para estudar e fixar melhor as aulas que tivera durante o dia. Sempre revia a matéria e tirava suas próprias dúvidas, sem acumular para o dia seguinte.

  • Evitou as saídas com amigos, inclusive passeios com a família, que o apoiou apesar de sentir muito sua falta.

  • Falando em família, todos sempre foram muito dedicados aos estudos. Suas irmãs mais velhas são graduadas em universidades federais e continuam estudando, completando agora mestrado em suas áreas profissionais. Jessé cresceu vendo o pai trabalhando e estudando muito. Jessé pai terminou recentemente o doutorado em sua área.

  • Advertisement
  • Juntamente com outros dois amigos excluiu seu perfil do Facebook para evitar as distrações. Não sentiu remorso por isso e depois das provas reativou sua conta sem maiores problemas.

  • Durante o segundo semestre tirou também o dispositivo móvel de suas mãos. Não só na hora do estudo, mas totalmente. Assim as distrações foram evitadas e quando precisava estar em alguma fila ao invés de mexer no celular levava sempre um livro junto. Essa decisão foi muito difícil, porém muito produtiva.

  • Continuou com a prática religiosa juntamente com a família. Frequentar a igreja aos domingos lhe trazia renovação para mais uma semana de pressões, sem contar as palavras amigáveis que ouvia das pessoas.

  • Ele ainda deixa um conselho para quem estiver estudando e se preparando como ele: "É importante se conhecer. Não adianta procurar uma fórmula mágica ou segredo. O importante é estar decidido, avaliar os horários de estudo e o que funciona individualmente. É tudo muito pessoal."

  • Este jovem exemplar passou para cursar medicina em duas faculdades federais, em uma delas em primeiro lugar. Até o início de fevereiro de 2015, ainda aguardava o resultado da segunda chamada em pelo menos mais duas universidades.

  • Sua família tem muita admiração por seu empenho e realização. Juntos aprenderam que é possível realizar os sonhos quando há esforço conjunto para alcançar o objetivo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Ele tirou nota 1.000 no ENEM e conta os segredos que o ajudaram a realizar seus sonhos

O que faz um jovem conseguir tirar nota 1.000 na redação do Enem e passar em primeiro lugar para medicina em uma universidade federal? Ele próprio conta seus segredos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr