No casamento, as aparências não significam nada

Você vê aquele casal que parece ter um casamento perfeito? Não é. As aparências realmente enganam. Este texto mostra a verdade.

Mirela Acioly

Este artigo foi publicado originalmente no blog De Mãe para Mamãe e republicado aqui com permissão.

Este é um tema que faz tempo que eu quero falar. Mas, antes de mais nada, quero dizer que, FELIZMENTE, nem todas vão se identificar com este texto, e talvez não acreditem, nem concordem com o que eu vou falar a seguir, mas eu tenho certeza que muitas mais do que eu mesma imagino, vão se identificar e compreender perfeitamente.

Sempre tem umas mães que dão a sensação de terem tido a benção de receber o marido perfeito! Sabe como é?

O marido que ajuda sem reclamar? Que sabe cuidar? Que compreende, apoia, participa de tudo? Aquele que é companheiro, amigão, que não briga com nada, e para ele tudo está sempre bem, contando que a mulher esteja feliz… Um marido que simplesmente não dá trabalho nenhum! Sabe?

Pois é, eu vou confessar para vocês:

Advertisement

Eu duvido que esse marido seja só qualidades. Todos os maridos têm qualidades. E defeitos.

Tenho certeza que muitas se sentem frustradas e infelizes, porque o marido não está sendo como ela sonhou um dia que ele viesse a ser, e quando lê outra mulher contar que existem outros maridos que se revelam “aparentemente” melhores que o dela, aí é que a frustração bate de verdade.

Vocês já ouviram falar daquela história de que no Facebook todo o mundo parece feliz? Então… Isso é a mais pura das verdades!

Infelizmente, a grande maioria dos homens da nossa sociedade não foi criada como nós gostaríamos ou achávamos que tivesse sido, e provavelmente, nós, mães de filhos homens, também podemos errar nessa educação e transformar nossos filhos na réplica dos nossos maridos.

Vou falar por mim, tá?

Advertisement

Eu comecei por ver esses comentários de mulheres com maridos “perfeitos” e a ficar chateada! Cada vez que via um comentário desses, a tendência era cobrar mais do meu marido, que até ali, estava tentando ajudar o mais que conseguia, só que o nível do meu stress, normal para uma mulher que havia acabado de ter um filho, estava alto demais e me impedia de ver isso!

Então, o fato de ver outras pessoas tendo o que naquele exato momento eu estava precisando, me deixava irritada, exigente e frustrada.

Fechava os olhos para as outras milhares de qualidades que o meu marido tinha e tem, e focava apenas no que eu queria que ele tivesse naquele momento, e que estava longe de ter. Nossa como isso era frustrante, stressante e desgastante!

Um dia, um casal que eu admirava demais, que achava o exemplo dos exemplos como casal, e que havia acabado de ter um filho lindo, separou-se! Simples assim! Separou-se… Nossa como aquilo foi para mim um soco no estômago!

Mas acho que deve ter sido culpa da lua, porque depois desse, mais uns 3 se separaram. Casais que eu achava que tinham tudo o que na minha cabeça era essencial para o bom funcionamento de um casamento. O último deles foi para mim a maior surpresa! Casal lindo, família, vida, história, tudo lindo, e do nada… Um final triste demais!

Advertisement

Sabe o que tudo isso me fez pensar?

Que o meu casamento, com todos os erros e acertos, todas as brigas e os desentendimentos, com todos os defeitos um do outro… O meu era o único casamento que eu deveria olhar, e acreditar que era exatamente o que me fazia e faz feliz! Eu só não estava conseguindo valorizar o que de fato valia a pena!

Se eu mudaria algumas coisas no meu marido? Lógico que sim, senão também não tinha graça, mas não mudaria a essência dele.

Passamos por crises? Ô se passamos! Principalmente depois que meu filho nasceu! Hoje brincamos um com o outro dizendo que sobrevivemos quase que por milagre, mas que foi superimportante passarmos por tudo o que passamos, pois reforçou demais os nossos laços.

Foi desgastante demais. Eu queria porque queria que ele me ajudasse em coisas que ele simplesmente não tinha o menor jeito. Eu queria que ele se transformasse em alguém que eu, no fundo, sabia não ser o meu marido. E não conseguia enxergar que tudo o que estava acontecendo naquele momento, não era culpa dele, e sim “culpa” de uma nova fase da nossa vida, que como todas, precisam de um tempo para se ajustar e adaptar ao “novo”.

Advertisement

Vejo tantas mães reclamando… E tenho certeza que viajam nos pensamentos quando leem os comentários das “sortudas” de plantão que casaram com os “príncipes encantados”… Consigo até vê-las, fervendo de raiva porque davam tudo naquele preciso momento para ter o dom de transformar pessoas sem ter que se chatear – neste caso o marido – apenas com o estalar de um dedo.

Gente… Dentro de 4 paredes, TODOS, todos mesmo temos os nossos problemas, e acredite, eu não estou com esta conversa perdoando “os maridos” menos participativos. Eu estou apenas tentando mostrar para vocês, que muitos, muitos casais mesmo, passam por essa fase, só que alguns não conseguem ultrapassar porque se focam nos defeitos, esquecem as qualidades e começam a se cobrar o tempo todo… E não há casamento que resista a tanta cobrança.

O seu marido não está lhe ajudando como você precisava que ele estivesse? Você já tentou de tudo, mas não conseguiu fazer com que ele mudasse? Esquece… Começa a lembrar por que você casou com ele e saiba que, o fato dele cuidar mais ou menos do seu filho, não faz dele melhor ou pior pai! Tem pai que nunca trocou uma fralda, nunca acordou de noite para ajudar a mãe, mas com certeza tem outras qualidades como pai que você, se ainda não descobriu, vai descobrir em breve, quando o seu filho tiver um pouco maior e socializando mais. Essa primeira fase do bebê é mais para a mãe do que para o pai, e nem todos os pais sabem lidar com ela.

Uns têm problemas com umas coisas, outros com outros, e acreditem “o meu problema vai ser sempre pior e maior que o seu… Simplesmente porque é O MEU problema!”

O problema, é que nem todo o mundo mostra isso e você fica fazendo novelas na sua cabeça, que só vão fazer você ficar pior do que já está… Mas tudo por culpa de quem? Do seu cérebro que insiste em fazer um conto de fadas de 10 mil páginas apenas com uma simples fotografia ou com um simples comentário.

Advertisement

Lembre-se sempre disto:

Fora de casa todo o mundo parece ser sempre feliz! Você já viu alguém “normal” querer mostrar ao mundo que tem o pior casamento de todos?

Vivemos numa era terrível… Onde todos querem ostentar qualquer coisa… Nem que esse algo não seja verdadeiro, e isso faz com que, aquilo que temos pareça pouco para o que achamos que gostaríamos de ter.

Nós NÃO queremos aquilo que os outros têm… Tenho certeza que se tivéssemos o que os outros têm, teríamos novos problemas, e quem sabe seriam bem piores problemas do que temos “hoje”.

E dica: Quanto mais você cobra, mais eles tendem a se afastar e a fazer pior… É a natureza deles.

Advertisement

Existem outras maneiras de tentar “ensiná-los” a ser o que estamos precisando que eles sejam.

Não adianta você ler no comentário de alguém “eu eduquei ele a ajudar-me logo desde o começo” tal como se fosse uma mãe educando seu filho, porque para o marido dela funcionou, mas para o seu pode surtir efeito totalmente contrário, viu?

Não brigue de cabeça quente, nem diga coisas que mais tarde possam fazer você se arrepender.

Quer um truque?

Quando tiver com vontade de brigar com o marido, encha a boca de água e só engula quando se sentir mais calma!

Advertisement

A água vai ocupar a sua boca e, por incrível que pareça, distrair a sua mente.

Leia também: 4 verdades que ninguém lhe contou sobre casamento

Toma un momento para compartir ...

Mirela Acioly

Dona de um dos mais conhecidos perfis do Instagram sobre maternidade, a blogueira de maternidade Mirela Acioly mostra a maternidade tal como ela é através das suas já famosas Mirelices.