12 coisas que todo pai deveria dizer a seus filhos

A relação que temos com nossos pais tem o poder de moldar e influenciar na maneira como acreditamos em Deus

24,546 views   |   3 shares
  • _Este artigo foi originalmente publicado no blog "Croswalk.com" e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

  • As lembranças de um pai permanecem vivas e fortes por muito tempo. Seja brincando de bola no quintal, girando em seus braços. Brincando de lutinha na sala de estar, a pesca na lagoa, jogando bola. Dançando. Rindo. Correndo. Trabalhando. Construindo. Pedalando. Vivendo.

  • Pai. Um dos relacionamentos mais importantes nesta vida, porque exerce tal poder de moldar e influenciar o que acreditamos sobre quem é Deus. Um pai amoroso pode nos apontar diretamente para o amor de Deus, nosso Pai Celestial, de forma tão clara e direta.

  • E da mesma forma, um pai que parece distante, irritado, difícil de agradar, ou vago, pode infelizmente criar alguns sentimentos difíceis na forma como vemos Deus e seus cuidados por nós. Muitos perderam os pais muito cedo na vida - por morte, divórcio ou abandono. Outros ainda lutam através de memórias dolorosas de abuso e medo daquele que deveriam protegê-los.

  • Não importam quais foram nossas experiências enquanto crescíamos, ou onde nos encontramos agora, Deus ainda reina supremo sobre tudo. Ele se importa. Ele ama. Ele está próximo. Ele é digno de confiança. E o coração dele como seu pai brilha através de cada etapa da vida. Ele é poderoso o suficiente para ajudá-lo a navegar a mais difícil das memórias e experiências, abrigando, abraçando-o em tudo. Dando-lhe a liberdade, a bênção de crescer, e curando-o para seguir em frente. Podemos levar cada experiência difícil a Ele e permitir que Deus a use para o bem, ajudando a nos tornar os melhores pais possíveis para os nossos próprios filhos. A dor nunca é um desperdício quando Deus é supremo sobre nossas vidas. Quando as experiências têm nos prejudicado, ainda que não intencionalmente, e mesmo que aparentemente injustas, Deus ainda pode usá-las para seus propósitos, para trazer o bem através de tudo isso.

  • Se você é abençoado por ser um pai, este é um dom inestimável que lhe foi dado nesta vida. O dom de criar seus filhos para Ele. O dom de liderar. O dom de amar. Suas ações são importantes e o modo como você escolher viver fará a diferença na vida de todos que você conhece.

  • Advertisement
  • Vemos a partir de pesquisas ao longo dos anos que as crianças geralmente se saem melhor socialmente, academicamente, e emocionalmente, quando os pais estão ativamente envolvidos e participando de suas vidas. Mas não é apenas o fato de os pais estarem fisicamente presentes que importa, é como eles estão presentes. As crianças são mais bem-sucedidas quando os pais reconhecem a necessidade de proporcionar um ambiente aconchegante, um relacionamento compreensivo através do qual os seus filhos possam compartilhar a vida, aprender e crescer.

  • Palavras são importantes. Nossos filhos precisam ouvi-las. Eles prosperam quando sob incentivo, apoio e palavras sinceras. E mesmo quando crescidos, eles precisam ouvir amorosas palavras na voz de um pai. Sabedoria do coração de um pai que permanecerão para sempre em suas vidas.

  • Aqui estão 12 coisas que todo pai deve dizer a seus filhos, embora haja muitas mais:

    1. Eu te amo. Ponto final. Não importa por quê. Amo incondicionalmente. E nada vai mudar isso.

    2. Eu acredito em você. Você pode conseguir. Tudo é possível. Você é um vencedor.

    3. Ame a Deus. Ame o seu cônjuge.

    4. Eu estou com você. E mesmo quando você não puder me ver, pode ter certeza que eu estou pensando em você.

    5. Eu estou orgulhoso de você. Você é lindo(a). Você é incrível. Você tem um grande propósito neste mundo.

    6. Respeite-se. Respeite os outros. Respeite sua mãe.

    7. Seu caráter é sempre mais importante do que a sua reputação. Nunca se esqueça de quem você é e que você primeiro pertence a Deus. Quem você é em segredo é tão importante quanto o que você é em público, porque Deus vê a ambos.

    8. Eu sinto muito. Poderia, por favor, perdoar-me? Eu perdoo você.

    9. Estou orando por você. Você tem a minha bênção em tudo o que Deus lhe chamar para fazer nesta vida.

    10. Trabalhe duro. Poupe uma parte. Gaste pouco. Dê muito.

    11. Não se leve muito a sério. Ria. Divirta-se na vida. Cada dia é uma aventura.

    12. Seja corajoso. Seja forte. Mas lembre-se sempre de que é normal ter medo. E não há vergonha em chorar.

  • Querendo ou não você já ouviu estas palavras de seu próprio pai e este não é o fim da história. Porque Deus é o princípio e o fim de sua história, e Ele fala de amor a você hoje.

  • Pais, você são um grande poder na vida de seus filhos. Vocês têm status de herói. Vocês são uma base sólida. Vocês têm em mãos um potencial de grande influência nas gerações vindouras.

  • Advertisement
  • Viva com sabedoria. Viva bem. Seja forte. Viva com a graça. Seu Pai Deus está com você, sempre.

  • "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor". (I Coríntios 16:13-14).

  • "... escolham hoje a quem irão servir. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor". (Josué 24:15).

  • Aquele que teme o Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. (Provérbios 14:26).

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Debbie McDaniel is a pastor's wife, mom to three amazing kids and a few too many pets, dramatist and writer. She has a heart to communicate God's hope though the everyday moments of life - the good, the bad, the ugly, and the ones that take your breath away. A lover of every sunrise, forever needy of His grace, this Texas girl finds joy in the simple gift of each new day.

Website: http://www.freshdayahead.com

12 coisas que todo pai deveria dizer a seus filhos

A relação que temos com nossos pais tem o poder de moldar e influenciar na maneira como acreditamos em Deus
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr