Por que sua esposa não vai dizer o que ela está realmente pensando

Por que sua esposa não lhe conta o que realmente está em sua mente? As razões podem ser complexas, mas o que você precisa fazer é simples.

Aaron Anderson

Você não tem que ser um conselheiro matrimonial para ouvir histórias de homens frustrados que apenas desejam que suas esposas digam o que elas realmente querem. Isso acontece o tempo todo. Aniversários, Natal, férias… Sua mulher diz que quer uma coisa e depois fica chateada porque ela realmente queria algo mais.

Se ao menos ela pudesse dizer-lhe o que está realmente pensando, você não teria que se preocupar com isso. Se ela simplesmente lhe dissesse o que tem em mente, você poderia fazer tudo o que ela realmente quisesse – se ela deixasse você saber.

Existem algumas boas (e más) razões por que sua esposa não irá dizer-lhe o que ela está realmente pensando:

As normas sociais

Infelizmente, as mulheres ao redor do mundo são ensinadas desde a infância a serem “boas meninas”. Isso significa que elas devem ficar quietas, não atrapalhar, não se jogar na lama ou criar problemas como os meninos malcomportados. Como resultado, muitas mulheres são ensinadas desde cedo a não falar e não expressar suas opiniões e preocupações. Elas são ensinadas a manter a paz – não a criar uma celeuma. Então, quando você pergunta a sua esposa o que está realmente em sua mente, ela não lhe dirá por que ela pode nunca ter aprendido a se abrir.

Crenças infantis sobre o amor

As meninas crescem amando filmes de príncipe e princesa. Há algo romântico e emocionante quando o Príncipe Encantado vem para resgatar a Branca de Neve e levá-la para um castelo para viverem felizes para sempre – especialmente quando a Branca de Neve não precisa fazer nada além de comer uma maçã envenenada. Muitas meninas crescem com este casamento de conto de fadas em mente e que o seu Príncipe Encantado vai cuidar de tudo para elas – e sem que digam uma palavra, porque os seus príncipes simplesmente vão saber o que as faz felizes.

Advertisement

Infelizmente, essa falácia do Príncipe Encantado fica perpetuada no namoro também. Homens são geralmente os responsáveis por planejar as saídas, aonde ir e indo a extremos para fazer aquilo que sua namorada irá gostar. Se uma menina gosta do que acontece no encontro ela sai com ele novamente. Se não, então “eles simplesmente não eram compatíveis” e ela não responde aos seus textos mais.

O problema com essas crenças infantis sobre o amor é, que quando homens e mulheres se casam, é esperado que cesse a leitura da mente e que se comuniquem abertamente um com o outro – mas nenhum deles tem muita experiência em se comunicar abertamente. O casal é informado de que devem dizer o que sentem e o que gostam, mas eles simplesmente não sabem como.

Medo profundamente arraigado

Outra razão por que as mulheres muitas vezes não dizem o que realmente estão pensando é devido a um profundo medo biológico de não serem mais amadas se elas o fazem. Quando um casal se casa devem estar abertos a amar e cuidar do outro. Mas não leva muito tempo após o casamento para que surjam as brigas e sentimentos feridos. Assim, em vez de dizer o que ela está realmente pensando, sua esposa pode manter as coisas dentro de si, a fim de evitar brigas e se machucar novamente.

Em vez de se sentir frustrado na próxima vez que sua esposa não disser o que está em sua mente, dê-lhe uma pausa. Há uma série de razões pelas quais isso pode acontecer. Ao invés de ficar com raiva, falem abertamente e descubram se algumas destas três coisas podem estar impedindo-a de abrir-se. Só por ter essa conversa, vocês se perceberão mais ligados que nunca. Você vai descobrir que sua esposa está finalmente abrindo-se com você.

_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original Why your wife won’t say what she’s really thinking.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Aaron Anderson

Aaron Anderson é terapeuta e diretor da clínica "The Marriage and Family Clinic em Denver, CO. Ele é escritor, palestrante e especialista em relacionamentos. Leia mais em seu blog RelationshipRx.net.