E se você pudesse estar na pele de outras pessoas, você as trataria diferente?

Um vídeo incrível que traz uma reflexão importante sobre o que é empatia: Se estivéssemos no lugar do outro compreenderíamos porque agem da forma que agem.

Caroline Canazart

Nem sempre sabemos o motivo de um sorriso não correspondido, de um bom dia não falado, de um silêncio ensurdecedor dentro de uma sala com poucas pessoas ou de um rosto que expressa descontentamento. Às vezes, caímos no erro tão comum de julgar uma pessoa por não ter sido bem recebida por ela.

Mas, se soubéssemos o que acontece no íntimo dessa pessoa, a trataríamos melhor? Teríamos uma palavra de conforto? De que forma poderíamos nos colocar no lugar do outro, ou, teríamos empatia pelo nosso próximo?

No dicionário, empatia está ligada ao altruísmo, amor e interesse pelo próximo, e à capacidade de ajudar. “Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais”.

Assista ao vídeo e reflita.

Leia mais: Domingo é seu único dia de folga e ele sai pelas ruas transformando a vida das pessoas

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.