Estudo da Bíblia para leigos: Como tirar o máximo proveito da boa palavra

O estudo da Bíblia pode ajudá-la a encontrar respostas e tornar sua vida mais espiritual dia após dia.

Renata Finholdt

Muitos dos ensinamentos deixados pelo Senhor para seu povo aqui nesta Terra podem ser encontrados através da leitura da Bíblia. Todos os cristãos precisam conhecê-la, para assim conhecerem melhor ao próprio Salvador.

No entanto, a leitura da Bíblia pode ser algo assustador para alguns. Primeiramente pelo grande conteúdo de capítulos e versículos que este livro sagrado possui, mas também pelas palavras difícieis e parábolas que podem parecer indecifráveis para quem está entrando em contato com esta escritura pela primeira vez.

Dando o primeiro passo

Para começar um verdadeiro estudo da Bíblia você pode primeiramente criar uma rotina para isso. Pela manhã o hábito de alimentar o espírito com a leitura das escrituras pode tornar o seu dia melhor, então dedique um tempo pela manhã antes mesmo de levantar-se da cama para estudar esta escritura.

Tenha ao seu lado, além da Bíblia, um marca-texto e um lápis ou caneta para que possa fazer anotações das passagens que achar mais importante. Isso lhe ajudará quando quiser encontrar esta passagem novamente.

Entendendo seu conteúdo

Os livros de Gênesis até Malaquias fazem parte de um livro conhecido como Velho Testamento. Ele relata o período da criação do mundo até pouco antes do nascimento de Jesus Cristo. Nesta época o povo vivia a Lei de Moisés, uma época de sacrifícios de animais como prova de fé.

Advertisement

A partir do livro de Mateus até Apocalipse o relato refere-se ao período da vida de Cristo, passando por seu nascimento, vida, morte e ressureição até o registro de seus apóstolos que seguiram Seu ministério nesta terra. Com a vinda de Cristo a Lei de Moisés vivida até então é findada, Jesus Cristo sofre pelos pecados do mundo e se oferece em sacrifício. Ele passa a ser nosso Salvador e Redentor. A lei de Moisés é cumprida em Cristo.

Detalhes importantes

Em praticamente todos os capítulos é possível encontrar pequenos números ao lado de algumas palavras. Estes números estão relacionados com outras escrituras que reafirmam o mesmo ensinamento. A referência da próxima escritura com o mesmo ensinamento pode ser encontrada localizando o mesmo número na parte inferior da mesma página.

Se encontrar alguma dificuldade em relação a algumas palavras, busque um dicionário, ache o sinônimo da palavra e registre a mesma em sua própria escritura para que possa sempre entender bem esta passagem.

Se você quiser há algumas Biblias ilustradas para crianças que registram de forma lúdica cada capítulo destes Testamentos. É uma boa forma de iniciar os estudos com as crianças e também serve para que os adultos possam familiarizar-se mais com cada passagem deste livro especial.

Ore antes de iniciar cada leitura para que possa receber inspiração e entendimento em cada passagem. Após a leitura você ainda pode registrar o que aprendeu em um diário especial para lembrar-se sempre destes ensinamentos sagrados.

Advertisement

Leia também: Fortalecendo sua família através do estudo regular das escrituras

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.