5 conselhos de namoro que todos devem ouvir

Não importa o seu status de relacionamento, aqui estão cinco aspectos-chave de namoro que todos devem pensar.

14,544 views   |   2 shares
  • Uma versão deste artigo foi publicada originalmente na Relevant Magazine. Esta versão foi publicada aqui com permissão.

  • Eu tive o privilégio de ser orientado por um terapeuta familiar e conjugal nos últimos 14 anos. Orientação é um eufemismo enorme e provavelmente ele o usa para amenizar o fato de que eu realmente tenho recebido terapia grátis todo esse tempo! Consultar-se com profissionais como ele normalmente custa muito dinheiro, por isso estou muito agradecido que ele nunca me enviou um aviso de débito. Se ele o fizesse, eu provavelmente deveria a ele, no mínimo uns 50.000 reais - e não é piada.

  • Leia também: 5 horríveis conselhos de namoro
  • Através das nossas centenas de sessões de aconselhamento não oficiais, já aprendi pelo menos cinco aspectos fundamentais do namoro que são relevantes tanto para os solteiros quanto aqueles que estão em um relacionamento.

  • 1. Procure um cônjuge como se fosse uma vocação

  • Algumas pessoas tiveram seu chamado vocacional revelado a elas em uma idade precoce. Seja um médico, professor, ou um artista, esses indivíduos sabiam qual seria sua carreira ideal na primeira vez que ouviu uma batida do coração através de um estetoscópio ou esboçou com um lápis. A maioria dos outros, no entanto, já deve ter caminhado por diversas carreiras, esforçando-se em busca de suas paixões profissionais dadas por Deus tentando aqui e ali.

  • Da mesma forma é encontrar um cônjuge: Algumas pessoas se casam com o namoradinho da escola ou a menina da faculdade, enquanto o resto de nós, provavelmente, terá de namorar um pouco até encontrar o Senhor ou a Senhora certa. A questão de procurar um cônjuge como se fosse uma vocação, portanto, torna-se dupla. Em primeiro lugar, repousa no fato de que Deus conhece os nossos corações, e podemos confiar que Ele nos trará um cônjuge como parte de nossa missão global. Em segundo lugar, é Sua responsabilidade revelar essa pessoa para nós quando nos esforçamos em encontrá-la.

  • 2. Repense sua lista

  • Muitos têm criado uma lista de verificação física ou mental de qualidades que buscamos em um cônjuge. Essas características são baseadas nos valores que temos ou o que achamos mais importantes. A primeira lista que criei há muitos anos continha mais de 30 qualidades obrigatórias para a minha futura parceira! (Qualquer um perguntaria por que eu ainda estou solteiro?!)

  • Advertisement
  • No entanto, é importante lembrar que as listas sempre revelam mais sobre nós do que jamais revelará sobre alguém. Sempre que rotular algo (ou alguém) isso é essencialmente, justamente o que nos define. A compreensão deste conceito nos ajuda a manter a nossa lista um pouco vaga, escrevendo a maioria dos itens a lápis, não a caneta. Se, no entanto, nós agarramos a uma lista rígida, estagnada, podemos muito facilmente perder um parceiro em potencial. O nosso futuro cônjuge terá muito mais cores e será mais dinâmico do que uma lista poderá abranger, então dê a Deus a permissão para adicionar, subtrair, e modificá-la com frequência.

  • 3. Frequente a academia espiritual

  • Eu acredito que o tipo de esforço necessário para criar um casamento incrível será semelhante ao trabalho necessário para ganhar uma copa do mundo. Times de futebol profissionais dedicam inúmeras horas na academia e suportam muitos treinos extenuantes durante a temporada regular. Eles esperam plenamente que seu trabalho duro e disciplina compensem. Se a equipe se torna campeã, você esperará que palavras como resistência, sacrifício e preparação sejam usadas pelos jogadores em entrevistas pós-jogo.

  • Da mesma forma, o tempo que investimos durante os nossos anos de solteiro se torna a nossa temporada regular e o campo de treinamento ideal para o casamento. O casamento irá sem dúvida desafiar todo o nosso egoísmo, orgulho e ego, então por que esperar até as eliminatórias (namoro) e a copa (casamento) para começar a treinar para o relacionamento mais difícil dos seres humanos? É verdade que Cristo não nos pede para nos aperfeiçoarmos para o nosso futuro cônjuge; em vez disso, Ele diz que nos transformemos por causa dele (1 Timóteo 4:8). Um casamento saudável só pode colher benefícios da aptidão espiritual.

  • 4. Esclarecer o que significa muitas vezes

  • Falta de comunicação e conflitos ocorrem frequentemente nas relações quando duas pessoas colocam significados diferentes no mesmo evento ou circunstância. Por exemplo, eu poderia convidar uma mulher para tomar um café, em vez de marcar um encontro. Na minha cabeça, eu quis dizer um encontro para um café, mas não verbalizei, ela certamente estaria recebendo sinais mistos e confusos. Então, quando estivermos tomando café com leite juntos, teremos que lidar com a imprecisão desnecessária e desajeitada de tentar adivinhar o significado que a outra pessoa está colocando no passeio.

  • Mesmo durante as relações de namoro estáveis, diferenças de significado também ocorrem com regularidade. Se Rebeca quer que eu conheça seus pais, eu poderia acreditar que o relacionamento está ficando sério, mas ela pode considerar que é apenas mais um dia divertido. Isto é totalmente normal. Significados mistos como este ocorrem em todos os aspectos das amizades homem-mulher e nas relações de namoro, quer seja cruzando os braços ou viajando juntos, ou numa reunião de família.

  • Advertisement
  • A questão de fundo é que, quando você sentir que pode haver uma discrepância no significado de uma circunstância, é importante comunicar o significado que você coloca nele. Hábitos como este irão produzir uma relação honesta e saudável.

  • 5. Guie seu coração. Não se deixe guiar por ele

  • A escritura nos ordena "Guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." (Provérbios 4:23) Guiar-nos a partir dessa sabedoria nos protegerá da dor desnecessária caso o relacionamento termine antes do casamento. A melhor maneira de guiarmos o nosso coração (e não deixá-lo guiar-nos) é ir devagar com o relacionamento.

  • Podemos deliberadamente criar uma abordagem sem pressa para um novo relacionamento, seguindo três princípios. Em primeiro lugar, centrar as conversas em interesses mútuos e minimizar as conversas mais profundas até que o compromisso se aprofunde. Em segundo lugar, foque a relação na diversão, em atividades compartilhadas, como correr, jogar jogos de tabuleiro, ou assistir a um show. Em terceiro lugar, resguardar-se do toque físico até que estejam confiantes na direção do relacionamento. Estas podem parecer atitudes extremas, mas as atraentes atividades como andar de mãos dadas e se beijar equivalem a uma supercola emocional. E se você já acidentalmente colou dois dedos juntos, você entende o quão doloroso é quando você os separa.

  • _Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original 5 pieces of dating advice everyone should hear.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Eric is a world travler and entrepreneur. His passion is to change hearts towards Christ through Bible-centric teaching, and to create opportunities for the marginalized around the world.

Website: http://www.ericdemeter.org/

5 conselhos de namoro que todos devem ouvir

Não importa o seu status de relacionamento, aqui estão cinco aspectos-chave de namoro que todos devem pensar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr