5 horríveis conselhos de namoro

Às vezes as pessoas só querem ajudar, mas infelizmente, elas cometem enganos.

10,101 views   |   shares
  • Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente na Relevant Magazine, reproduzido aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

  • Todos nós solteiros temos sido alvos de uma ladainha de conselhos horríveis sobre namoro ao longo dos anos. Esses psicólogos de plantão só estão tentando ajudar, ainda assim muitos dos seus conselhos não solicitados sobre namorar e encontrar um cônjuge são equivocados. Infelizmente, grande parte desses conselhos ruins também são dados por nossos familiares bem-intencionados ou amigos próximos. Na maior parte vem de histórias desfocadas sobre suas próprias experiências pessoais, o que funcionou e não funcionou para eles. Com o passar do tempo e de tanto ouvir, começamos a acreditar que estes pobres conselhos são verdades.

  • Leia também: 5 conselhos de namoro que todos devem seguir
  • Até o momento, aqui estão os cinco piores conselhos que já recebi:

  • 1. Os números importam

  • É provavelmente verdade que a maioria de nós terá que namorar pelo menos algumas pessoas antes de encontrar o nosso cônjuge. No entanto, a visão de que você precisa namorar tantas pessoas quanto possível para encontrar a "pessoa certa" pode ser levada ao extremo. Esta forma de namoro pode então se transformar em um jogo de loteria com as pessoas. Em outras palavras, quanto mais "bilhetes" compramos, maiores chances teremos de "ganhar" a bolada.

  • A irracionalidade desse pensamento deveria ser óbvia: não somos robôs - como uma versão do homem de lata antes de ganhar o coração. Na verdade, o término de um namoro tem muito mais impacto sobre a nossa saúde emocional e espiritual do que perder em um bilhete de raspadinha. Não podemos evitar a experiência de dor e perda dos relacionamentos fracassados. É por isso que focar na quantidade sobre a qualidade pode forçar decisões desrespeitosas e causar dor desnecessária para você e para a outra pessoa.

  • 2. Você vai encontrar o seu cônjuge quando parar de procurar

  • Muitas vezes as pessoas soltam esta máxima quando, em sua opinião, alguém que eles conhecem está enfrentando o purgatório da solteirice e tem se esforçado muito para encontrar um companheiro. Há certamente mérito em não agir por desespero. No entanto, se levada ao extremo, esta abordagem psicológica reversa (de enfiar a cabeça na areia à espera de encontrar um relacionamento sério) é um paradoxo na melhor das hipóteses. Muito do que almejamos na vida como descobrir uma vocação gratificante, ter uma experiência com Deus, e conhecer o nosso futuro cônjuge, são subprodutos do esforço que colocamos em encontrá-los.

  • Advertisement
  • 3. Basta seguir o seu coração

  • Normalmente, o que as pessoas querem dizer quando nos encorajam a "seguir o coração" é não analisar demais a relação (ou a pessoa), mas seguir os sentimentos e desejos ao invés disso. Namorar pode e deve ser divertido. Sentimentos como atração física, felicidade, e até mesmo paixão irão surgir, e eles devem ser apreciados enquanto durarem. Mas, se você é pego na onda de sentimentos sem uma âncora no pensamento racional e discernimento, seu pensamento vai se tornar nublado pela excitação do novo relacionamento. Seguir cegamente seu coração sem que seu cérebro se envolva, pode, então, rapidamente levá-lo a bater-se contra as rochas da realidade, se o relacionamento termina.

  • 4. Você está sendo muito exigente

  • As pessoas costumam dizer isso a alguém que recusou um cara ou uma garota aparentemente viável. Mas na verdade não é uma questão de ser muito "exigente" em tudo; é uma questão de manter expectativas altas. Isto pode surpreender, mas um pesquisador de casamento famoso chamado John Gottman afirmou que "As pessoas que têm padrões mais elevados e maiores expectativas para o casamento (incluindo os românticos) têm os melhores casamentos, não os piores."

  • Semelhante a uma profecia autorrealizável, as pessoas que possuem padrões mais elevados para o casamento irão essencialmente encontrar uma forma mais satisfatória de relacionamento. Com esta premissa em mente, você está livre para criar uma lista de saudáveis expectativas realistas de casamento e companheiro. Se você é um seguidor de Cristo, você pode alinhar a sua lista com a "lista de Deus" para ajudar a revelar o cônjuge perfeito para você.

  • 5. Se você quer que gostem de você seja difícil

  • Esta fraca tentativa de fazer-se parecer mais atraente vem de muitas formas. Por exemplo, algumas pessoas podem intencionalmente esperar longo tempo para retornar uma mensagem ou chamada de telefone ou fingem indiferença com o relacionamento. A criação deste ciclo insalubre de aproximar-afastar pode funcionar por um tempo, mas tal artifício acabará por deixar a outra pessoa confusa e sentindo-se desrespeitada. A relação nascente será prejudicada.

  • Além disso, se o estágio inicial da relação é baseado em dolo, fingimento, o que se pode esperar do fim dela? Mas, se você seguir a regra de ouro de "tratar os outros como gostaria de ser tratado", este será o antídoto contra as manipulações e joguinhos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Eric is a world travler and entrepreneur. His passion is to change hearts towards Christ through Bible-centric teaching, and to create opportunities for the marginalized around the world.

Website: http://www.ericdemeter.org/

5 horríveis conselhos de namoro

Às vezes as pessoas só querem ajudar, mas infelizmente, elas cometem enganos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr