7 coisas que todo casal deveria fazer antes de se divorciar

Se você está pensando em divórcio, leia este artigo e reflita sobre algumas ações inadiáveis que podem ajudar você a tomar uma decisão madura.

Suely Buriasco

A decisão pelo fim do casamento é algo muito sério e não pode ser tomada sem que antes muitas ponderações sejam feitas. Percebo, com tristeza, o sofrimento de muitos dos casais, que me procuram na busca de entendimento sobre assuntos práticos da separação, mas que, na verdade, não estão certos sobre a decisão que tomaram. Por isso afirmo que, diante da possibilidade do divórcio, há que se buscar muita reflexão, evitando conclusões antecipadas, muitas vezes, movidas pelo egoísmo e orgulho.

Caso você esteja vivendo momentos assim, vale pensar em algumas ações que podem evitar arrependimentos:

1. Faça um balanço da relação

Segundo Tracy Thomas, PhD em relacionamento, antes de consertar problemas na relação, é necessário consertar a relação com você mesmo. Enumere o que você sente falta em seu relacionamento; talvez eu possa ajudar a partir das reclamações mais comuns de cônjuges nessa situação:

  • Amor

  • Carinho

    Advertisement
  • Atenção

  • Compaixão

  • Bondade

De posse de sua própria lista, agora reflita item por item.

2. Admita as suas falhas

Agora pergunte a si mesmo:

Advertisement
  • “Eu tenho manifestado esses sentimentos?”

  • “Meu cônjuge não poderia estar fazendo essa mesma lista?”

  • “Também ele não sente a mesma frustração?”

Segundo o autor do livro “As 5 Linguagens do Amor”, Dr. Gary Chapman, esse balanço é fundamental porque pode ser que esteja em suas mãos mudar essa dinâmica na relação. Reconhecer as próprias falhas demonstra maturidade e grandeza de caráter.

3. Mude hábitos destrutivos

Casais em crise costumam criar rotinas negativas, que os afastam cada vez mais, cavando verdadeiros abismos. É preciso analisar, de forma madura e consciente, os hábitos que podem ser mudados em favor do entendimento. Voltando à lista acima, repense os conceitos, fazendo a si mesmo perguntas do tipo: “Será que, realmente, não tenho amor, carinho…”. A carência afetiva pode prejudicar muito os relacionamentos.

Advertisement

4. Livre-se das mágoas

Segundo a Dra. Jamie Turndorf, nós tendemos a recriar feridas mal-cicatrizadas em novas situaç

s pessoas preferem negar suas mágoas, mas basta que algo aconteça para que elas surjam em forma de irritação, intolerância e raiva. É preciso decidir-se contra emoções negativas e perdoar realmente, deixando o passado em seu devido lugar. Livrar-se das mágoas é sempre benéfico, pois promove a tranquilidade que todos precisamos para nos sentir bem e felizes. Melhor ainda se você conseguir conversar sobre isso com seu cônjuge e ambos se perdoem mutuamente.

5. Aceite que você não pode mudar seu cônjuge

Segundo a terapeuta de casais Linda Carroll, aceitar o outro é o segredo das relações de sucesso.

É sábio não desperdiçar energia. Então o quanto antes você compreender que não é do seu poder mudar o seu cônjuge, melhor para você. Ao invés disso, direcione suas energias para mudar a si mesmo e, por consequência, a situação.

6. Reintere o prometido

Com o passar do tempo muitos casais deixam de cumprir promessas que trocaram no início do relacionamento, como ter qualidade de vida juntos e demonstrar seus sentimentos, por exemplo. Comprometa-se com o que planejaram e observe que, conforme escreve Gary Chapman: “O amor tende a estimular o amor”.

Advertisement

7. Imagine o futuro

Segundo Sherry Amatenstein, especialista em relacionamentos, casais ameaçam o divórcio um ao outro sem pensar nas consequências.

Muitas vezes tomamos decisões sem levarmos em conta as consequências e, quase sempre, sofremos por isso. Então busque fazer o caminho contrário; imagine você após o divórcio e faça isso com grande sinceridade. Pense no que mudaria na sua vida caso a separação acontecesse e pondere os prós e os contras. Depois faça a mesma análise, imaginando o seu futuro mantendo o casamento, com os ajustes necessários, claro.

Certamente, você poderá alimentar essa lista com muitos outros itens que tenham a ver com a sua vivência no casamento. O fundamental é que você tenha calma e discernimento diante de uma decisão de consequências tão intensas para a sua vida.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.